#JOGAJUNTO

LDB

Duelo dos invictos

19-07-2024 | 12:19
Por Juvenal Dias

Jamelão ajuda o Corinthians, Luan faz sua parte para o Flamengo e agora os dois se enfrentam pela liderança do Grupo B; Botafogo sonha com Série Ouro

Três jogos completaram a rodada de quinta-feira (18/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Botafogo levou a melhor diante do ADRM/Maringá, enquanto o Flamengo manteve a invencibilidade contra o Pato Basquete. Por fim, o Corinthians superou o Sesi Franca para permanecer com o aproveitamento total. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Na sexta-feira (19/07), será a última rodada do Grupo B na primeira fase. O São José Basketball abre o dia de competições contra a Soc. Thalia/SMEIJ, às 8h30. O Botafogo enfrenta o Campo Mourão, às 10h45. Já o União Corinthians faz um duelo contra o São Paulo, às 13h. O Sesi Franca encara o ADRM/Maringá, às 15h15. O Flamengo decidirá primeiro lugar do grupo contra o Corinthians, às 17h30. Para encerrar, encontro do Vasco/Tijuca frente a frente com o Caxias do Sul Basquete, às 19h45. Todos os jogos têm transmissão do NBB BasquetPass com sinal aberto gratuito.

Fogão vivo na disputa

Com as definições do Grupo B se aproximando da rodada decisiva, cada vitória significa um passo mais perto do objetivo e cada tropeço pode representar o fim. Por exemplo, o Botafogo derrotou o ADRM/Maringá por 74 a 64, dominando o placar durante 99% dom tempo. Para o time carioca, foi a sétima vitória na competição, igualando São José Basketball e Caxias do Sul Basquete. São os três times que ainda sonham com a última vaga disponível na Série Ouro, os outros dois se juntam à São Paulo e Thalia/SMEIJ na Prata. Para o time paranaense, é o fim das possibilidades de buscar a Série Bronze, que terá Campo Mourão e União Corinthians se juntando a Vasco/Tijuca e Pato Basquete.

Fellipe puxou o time do Botafogo para a vitória que ainda lhe permite sonhar com Liga Ouro. Foto: Yasmin Freitas/LNB

+ Confira as estatísticas da partida

Fellipe, ala do Botafogo, foi o cestinha do time na importante vitória, com 18 pontos e oito rebotes. “Todos os jogos disputamos para buscar a chave ouro e esse não foi diferente. Um jogo em que estávamos muito cansados fisicamente, um jogo que era para ser um pouco mais fácil, mas se tornou apertado. Conseguimos sair bem, conseguimos ganhar. Quando encaixamos a transição, conseguimos abrir no placar e ter o controle um pouco do jogo”.

Já Michel, ala/pivô do ADRM/Maringá, foi o segundo maior pontuador do time (16), mas teve a maior eficiência (18). “Trabalhamos muito para estar aqui. Erramos muito nessa etapa, infelizmente não conseguimos nos classificar. Vamos continuar trabalhando para melhorar nas próximas, queremos lutar para classificar, se conseguiremos uma posição melhor.

Mengo chega invicto para decisão…

A expectativa prévia entre Flamengo e Pato Basquete era pelo favoritismo do Rubro-Negro ser confirmado, devido a posição na tabela das duas equipes. E, de fato, se concretizou com o placar de 89 a 67, mas com o time paranaense dificultando em muitos momentos no decorrer do embate. Para o Mengão, significou a manutenção de sua invencibilidade na LDB, com sua 11ª vitória. Na rodada final, encara o Corinthians para o duelo que define a liderança do grupo. Já o Pato Basquete cumpriu os 12 jogos da primeira fase e aguarda para saber seu adversário na Série Bronze.

Luan tem estilo na fita para prender as tranças e joga muito basquete no Flamengo. Foto: Yasmin Freitas/ LNB

+ Confira as estatísticas da partida

Emanuel foi o principal destaque do Flamengo mais uma vez com duplo-duplo. O ala/pivô, que anotou 21 pontos e 14 rebotes, comentou que não comenta porque não pensa no que ocorre durante a partida, apenas joga.

Mas o ala Luan, que anotou 14 pontos e foi o terceiro cestinha do time, atrás também de Diarra, falou. “Temos que entrar mais concentrados. Nós entramos um pouco desligados, tivemos que recuperar no meio do jogo. Muitas das vezes dá certo, mas pode ser que um dia não dê. E a equipe do Pato é uma equipe excelente também. Nós poderíamos perder para eles também, claro, com toda certeza. Deu certo a estratégia de defesa forte, rebotes defensivos para contra ataques, nossa equipe é muito rápida e versátil”. Ele também falou que gosta de ver jogadores como Ja Morant, Darren Booker, Jordan Poole e Paul George como referências da NBA.

O pivô Patrick, do Pato Basquete, foi o segundo maior pontuador do time, com 10 pontos e dos melhores reboteiros, com sete. “O jogo de hoje foi complicado para nós. Tentamos aplicar tudo aquilo que o nosso técnico abordou dentro do vestiário durante a semana. Sabíamos que seria um jogo difícil, um jogo bem físico e tentamos aplicar o que foi dito. Infelizmente, não deu certo. Tivemos alguns bons lances que deram certo ali na quadra. Tanto que conseguimos encostar no placar. Remamos e buscamos o empate e, quem sabe, a virada, mas não foi possível.”

… Timão também chega 100%

Em um duelo que é carregado de rivalidade e que vai se tornando um clássico estadual, Corinthians e Sesi Franca mediram forças. Para o time da capital paulista valia manter a invencibilidade e a liderança do Grupo B, já para o time do interior vencer traria mais moral e buscar um segundo lugar contando com um resultado adverso do Timão na última rodada. Com basquete de alto nível apresentado, as equipes alternaram quartos com uma alta produção ofensiva com outros de alta eficiência defensiva. No fim, o Corinthians levou a melhor por 77 a 75. Foi o 11º triunfo do Alvinegro, que vai tentar ratificar o primeiro posto contra a equipe da casa na última rodada.

Jamelão mostrou a qualidade do grande jogador em um jogo grande. Foto: Yasmin Freitas/ LNB

+ Confira as estatísticas da partida

Como em jogo grande os principais craques chamam a responsabilidade, Jamelão e Tico assumiram o protagonismo pelo Corinthians, com 21 e 19 pontos, respectivamente. Jamelão acertou 5/9 bolas de três. “Nossa confiança está muito alta porque estamos vindo de jogos difíceis, jogos duros, jogos físicos e estamos bem, ganhando. Dá confiança para ter responsabilidade na hora de decidir, seja eu ou o Tico, para qualquer um. Vamos amanhã contra o Flamengo para ganhar o jogo, sair em primeiro e invicto daqui, mais confiante.”

O jovem de 17 anos, ao ser questionado sobre gostar de assumir o protagonismo em jogo grande, respondeu: “Eu amo, sendo bem sincero. Posso fazer m****, posso errar, mas eu vou tentar. Vou tentar acertar ou errar, isso é consequência do jogo. Tem dia que você vai errar, tem dia que você vai acertar, mas eu sempre vou tentar.”

O ‘quarteto fantástico’ do Sesi Franca (Piá, Vitor Hugo, Vinícius e Nathan) também não se omitiram e todos tiveram dois dígitos na pontuação, com Nathan sendo o maior destaque. O ala/pivô anotou 22 pontos e oito rebotes. “De fato, já virou um clássico. Sempre que tiver Franca e Corinthians vai ser um jogo bem apertado, um jogo bem físico para os dois lados. Fez falta os desfalques, porque o (João) Mini é um dos cabeças do time que arma o jogo, sabe controlar o ritmo do jogo. O Zu Jr. também faz falta, porque é o cara que corre, é um pontuador nato, mas estou bem orgulhoso da rapaziada, hoje foi um jogo sem os dois, que jogamos bem intensamente.”

+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.