#JOGAJUNTO

LDB

Na conta do Vitinho

26-08-2024 | 08:00
Por Marcius Azevedo

Armador comanda o Paulistano na vitória sobre o Cruzeiro Basquete; Flamengo tem boa atuação de Emanuel para bater o São José na LDB

O Grupo D da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024, começou nesta segunda-feira (26/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, com os triunfos do Flamengo sobre o São José Basketball e do Paulistano diante do Cruzeiro Basquete. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Confira tabela completa da LDB 2024

Emanuel se destaca em vitória do Flamengo

Flamengo e São José protagonizaram um grande jogo na abertura do Grupo D da Série Ouro. O equilíbrio prevaleceu no primeiro quarto, com vantagem de apenas dois pontos para o time carioca com uma enterrada de Diarra: 20 a 18. A equipe rubro-negra se sobressaiu na segunda parcial e foi para o intervalo com sete de frente: 37 a 30. A equipe joseense cresceu no terceiro período após um pedido de tempo do técnico Cristiano Ahmed e teve chance de virar o placar, mas Vitor desperdiçou dois lances livres consecutivos. No último quarto, o Rubro-Negro conseguiu se manter na dianteira mesmo com o bom desempenho de Caldeira, venceu por 82 a 76 e se manteve invicto na LDB.

Emanuel teve bom desempenho pelo Flamengo. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre Flamengo e São José

Emanuel foi o destaque do Flamengo ao registrar um duplo-duplo, com 14 pontos e 14 rebotes para 25 de eficiência. “Conseguimos sair com uma vitória pelo bom desempenho da equipe, estamos trabalhando juntos e saímos na frente. Agora é determinação, foco, força e fé”, afirmou o ala. A equipe rubro-negra teve ainda cinco jogadores com mais de 10 pontos na partida: Luan (16), Túlio, Gueiros e Diarra (12) e Felipe Motta (10).

+ Veja fotos da vitória do Flamengo sobre o São José

Pelo São José, Kaick se destacou com 11 pontos e quatro rebotes para 14 de eficiência. “Estamos na briga. Vamos jogar para ganhar do Paulistano amanhã (terça) e depois do Cruzeiro para classificar. Esse jogo (com derrota) já passou”, afirmou o ala. Além dele, o time joseense contou com um duplo-duplo de Vitor, que terminou o jogo com 13 pontos e 11 rebotes.

Vitinho comanda triunfo do Paulistano

O Paulistano começou com muita intensidade, marca registrada da equipe nesta edição da LDB e, com bom desempenho de Murilo, fez 19 a 8 na parcial. O Cruzeiro melhorou no segundo período liderado por Vitor Ibiapina, equilibrou o jogo, mas, apesar de vencer por 21 a 19, foi para o intervalo perdendo por nove pontos: 38 a 29. No terceiro quarto, Vitinho impediu uma reação da equipe mineira, liderando o time paulista com 11 pontos, convertendo duas de três tentativas para 3 pontos (66,7%), para abrir 15 pontos. No último período, o time do técnico Renan Custódio soube controlar o placar para vencer por 84 a 58.

Vitinho comandou o triunfo do Paulistano contra o Cruzeiro. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre Paulistano e Cruzeiro

Vitinho foi o destaque do Paulistano, terminando o jogo com 16 pontos, três rebotes e duas assistências para 13 de eficiência. “Estávamos ansiosos para esse confronto, para essa última semana de LDB. Estamos focados. Nos preparamos muito mentalmente para esses momentos e apenas temos de colocar em prática o que sabemos. Hoje o time jogou bem, eu também pude ter uma boa atuação para ajudar mais o time. Agora é descansar e seguir firme que amanhã temos mais um confronto”, afirmou o armador. Atauri foi o cestinha da partida com 21 pontos.

+ Veja foto da vitória do Paulistano sobre o Cruzeiro Basquete

Pelo Cruzeiro, Guilherme Silva foi o destaque, com 14 pontos e quatro rebotes. “Esse primeiro jogo não foi como o esperado. Viemos desfalcados, sem o Léo (Abreu) e isso foi um grande impacto para nós. Mesmo assim, tenho certeza que o nosso time tem capacidade de classificar para as semifinais. Vamos lutar forte nesses dois próximos jogos e tentar classificar”, afirmou o ala.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.