#JOGAJUNTO

LDB

Luan lidera o Mengão

12-07-2024 | 11:16
Por Juvenal Dias

Ala anota 21 pontos para manter o Flamengo invicto e na liderança do Grupo B da LDB; União Corinthians fatura o primeira triunfo e São José também vence

Com disputas acirradas e alta rivalidade, três jogos completaram a rodada de sexta-feira (12/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O São José Basketball levou a melhor diante do Caxias do Sul Basquete, enquanto o União Corinthians derrotou o Pato Basquete. Por fim, o Flamengo manteve a invencibilidade ao superar o ADRM/Maringá. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

No sábado (13/07), Caxias do Sul Basquete mede forças com o Botafogo, às 8h30. O Pato Basquete enfrenta o Vasco/Tijuca, às 10h45. Já o São Paulo faz clássico estadual contra o São José, às 13h. Thalia/SMEIJ encara o Sesi Franca, às 15h15. Campo Mourão terá o time sede do Grupo (Flamengo) como adversário, às 17h30. Para encerrar, encontro de times de mesmo nome, com o Corinthians frente a frente com o União Corinthians, às 19h45.

Sanja vence ‘duelo de nervos’

Em uma partida que foi marcada pelo nervosismo dos técnicos e irritação dos atletas, o São José Basketball levou a melhor diante do Caxias do Sul Basquete por 80 a 71. Em nenhum momento, a equipe gaúcha deu respiro para o Sanja abrir grande vantagem nos dois primeiros quartos e alternou a liderança com o rival paulista. Contudo, o terceiro quarto com 29 a 17 para o São José foi determinante para a diferença final do placar. O Caxias do Sul lutou e descontou parte da diferença vencendo o quarto quarto, mas não foi o suficiente. O São José Basquete melhora seu aproveitamento com a terceira vitória em seis partidas.

Afonso não foi o principal cestinha do São José Basketball contra o Caxias, mas anotou duplo-duplo. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Afonso Pacheco, pivô do São José Basketball, foi um dos principais destaques da equipe no embate, com um duplo-duplo (16 pontos e 11 rebotes). O atleta exaltou a determinação do conjunto. “Sabíamos que seria um jogo difícil. O time encaixou em um entrosamento muito bom. Viemos aqui para o Rio com o objetivo de ganhar todos os jogos s conseguirmos essa classificação. Então, nós entramos focados e fortes para não abrir brecha para nenhuma derrota. E cumprimos o objetivo.”

+ Veja fotos do duelo

Pelo lado do Caxias do Sul Basquete, Léo Craveiro foi o cestinha da partida com 19 pontos. O ponto crítico da partida que o ala identificou foi justamente a volta do intervalo. “Eu acho que faltou a defesa no terceiro quarto, quando tomamos, se não me engano, 27 pontos. Agora é descansar o corpo e a cabeça também para chegar aqui amanhã e sair com uma vitória contra o Botafogo.”

Primeira vitória para o União Corinthians

No duelo de dois time da região Sul do país, o União Corinthians desencantou e conquistou a primeira vitória na LDB 2024 contra o Pato Basquete, com o placar de 75 a 72 na partida mais equilibrada do dia. Foi um duelo imprevisível até os últimos segundos. A equipe paranaense começou em vantagem, mas foi para o intervalo com seis pontos de margem. Todavia, os gaúchos iniciaram uma reação no terceiro quarto e não deixaram de acreditar fazendo oito pontos a mais que os adversários para garantir seu primeiro triunfo e entrar na zona de classificação da Série Bronze.

Thaylor Gabriel comandou a vitória do União Corinthians sobre o Pato Basquete. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Thaylor Gabriel foi o cestinha da partida. O ala-armador anotou 23 pontos para o Único, além de pegar seis rebotes e dar três assistências. “A partida de hoje foi totalmente diferente da primeira etapa da LDB. Somos uma equipe que foi montada às pressas, pouco tempo de treino, nós viemos da primeira etapa com pouco entrosamento. Mas agora, quando voltamos para uma semana de treinamento, melhoramos com treinos firmes, fizemos mais jogadas, a equipe entrosou, fez tudo o que tinha de ser feito e voltamos para segunda etapa mais fortes”, comemorou o camisa 10 da equipe gaúcha.

+ Veja as fotos do duelo

O ala-pivô Raul Risso foi o maior pontuador pelo lado do Pato Basquete, com 20 pontos e nove rebotes. O camisa 11 acredita que, entre os aspectos que a equipe paranaense pode melhorar, um foi fundamental nessa derrota. “Pecamos, cometemos muitos erros, muito em rebote ofensivo, o nosso time vem pecando nisso ao longo do tempo, só temos que corrigir isso para ganhar o jogo. Estaremos atrás da vitória amanhã contra o Vasco e buscando fazer saldo, dar o nosso melhor sempre dentro de quadra, entregar tudo que a gente tem para conseguir umas vitórias importantes e, quem sabe, conseguir classificar bem para a Série Prata.”

Mengão continua no embalo das vitórias

Demorou oito minutos até o Flamengo entrar em ritmo para impor sua superioridade física perante o ADRM/Maringá e vencer por 86 a 56. Mesmo com o time visitante tentando igualar as ações no primeiro quarto, a parcial terminou 17 a 10 para o time da casa. O Rubro-negro foi para o intervalo com a vantagem em 18 pontos e continuou com a correria capitaneada por Luan, João Lucas Souza e Diarra, atleta de Mali que já tinha duplo-duplo na metade da partida. Os quartos seguintes tiveram o time carioca comandando as principais ações e ampliando ainda mais sua margem de pontos. O duelo dos rebotes mostrou como foi a predominância física dos cariocas, coletando 67 contra 40 bolas de segunda chance do rival.

Luan anotou 19 dos 21 pontos para o Flamengo nos segundo e quarto quartos. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

O ala Luan foi o cestinha da partida com 21 pontos, além de quatro rebotes. O atleta garante que esse ritmo forte vai ser a toada dessa janela para o Flamengo. “A equipe já vem bastante treinada, estamos invictos da última fase que jogamos e vamos por mais. Estamos querendo sair invictos dessa também. A equipe está bem unida, bem firme. Nós, como mandantes de casa, temos que impor o nosso ritmo. É obrigação nossa ganhar todos os jogos, estamos em casa e creio que vamos vencer.”

+ Veja as fotos do duelo

Já o armador Gabriel Silva, do ADMR/Maringá lamentou a disparidade na luta pelos rebotes no garrafão. “Nós chegamos aqui sabendo que seria um jogo bem difícil, até por eles serem o time da casa. Nós nos preparamos desde a primeira fase. Infelizmente, o jogo hoje não nos favoreceu, nós não pegamos tantos rebotes, acho que eles pegaram uns 20 rebotes a mais que nós.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.