HOJE
Mengão 100%
Por Liga Nacional de Basquete
Equipe rubro-negra derrota o Vasco/Tijuca no clássico e fecha primeira janela com cinco vitórias; Sesi Franca e Botafogo também vencem no último dia de jogos nesta etapa no Rio
O último dia de jogos da primeira janela no Rio de Janeiro da Liga de Desenvolvimento de Basquete, na sede do Tijuca Tênis Clube, foi excelente. Nesta terça-feira (25/06), o Sesi Franca contou com 27 pontos de Nathan Mariano para vencer o União Corinthians por 59 a 50. No Clássico dos Milhões, o Flamengo manteve sua invencibilidade na primeira fase vencendo o Vasco/Tijuca por 71 a 65. Já o Botafogo derrotou o São José Basketball, com emoção até o fim, por 72 a 70. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Dia de Nathan no Sesi Franca
A partida começou com o Sesi Franca apostando no jogo no garrafão, seja com infiltrações ou jogando no poste baixo com as forças dos seus pivôs. O União Corinthians se comportou bem na defesa, o que fez o placar ser baixo na primeira parcial: 11 a 9. No segundo quarto, a equipe francana contou com um Nathan Mariano inspirado. Com 14 pontos do pivô no período, o Sesi Franca foi pro intervalo vencendo por 30 a 21.
No segundo tempo, o União Corinthians forçou o ataque do adversário a cometer erros, roubando mais bolas e pontuando no garrafão. O time gaúcho foi diminuindo a vantagem. O fraco aproveitamento dos arremessos do perímetro foi melhor para o Sesi Franca, que manteve o controle do duelo e venceu a partida por 59 a 50.
Nathan Mariano foi o grande cestinha do Sesi Franca e da partida com 27 pontos, além de nove rebotes. “Senti que precisava ajudar mais meu time, o Zu e o João sentiram dores, então como um dos mais velhos tentei liderar a equipe”, afirmou o pivô. Pelo lado do União Corinthians, Arthur foi o destaque com 18 pontos, 13 rebotes e 26 de eficiência. “Ainda estamos pegando entrosamento, treinamos por uma semana. Estamos evoluindo ao longo do campeonato”, disse.
Flamengo fecha etapa com 100%
Vasco/Tijuca e Flamengo disputaram seu último jogo da primeira janela do Rio de Janeiro. A partida começou disputada, Euler tomava o controle das ações vascaínas. No lado do Flamengo, Emanuel, herói da partida contra o São José, liderava o Rubro-negro em pontos. Com a companhia de Yan e Gueiros, o Flamengo venceu o primeiro quarto por 18 a 13.
No segundo período, o Flamengo foi dominante nos dois lados da quadra. No ataque, os rebotes de Diarra davam mais oportunidades para pontuar. Na defesa, a pressão incomodava o Vasco/Tijuca, que pouco conseguia construir. O placar apontava 42 a 28 para o Rubro-negro no intervalo.
O Vasco/Tijuca mudou de intensidade no terceiro quarto. Mais agressivo na defesa, não deixou o Flamengo se aproveitar nos rebotes. No ataque, Cauã Euler liderava. O Flamengo apostou nas bolas de três de Luan, que junto com Renato, conseguiu não deixar o Vasco/Tijuca diminuir a diferença, vencendo por apenas um ponto (18 a 17) e indo pro último quarto com o placar de 59 a 46. Nos últimos 10 minutos, o Vasco/Tijuca começou a dobrar nos pivôs rubro-negros, dificultando a movimentação do ataque. Com isso, chegou perto no placar, mas não foi o suficiente para conseguir a vitória. Triunfo do Flamengo por 71 a 65 e 100% de aproveitamento na janela.
Gueiros foi o principal pontuador do Flamengo com 15 pontos, junto com o pivô Diarra, que conseguiu um duplo-duplo, com 11 rebotes. O ala Luan contribuiu com 11 pontos. “No primeiro tempo conseguimos tirar o Euler da partida em faltas, o nosso jogo fluiu muito mais fácil. No segundo tempo, ele voltou bem, mas tivemos a calma para vencer”, afirmou Gueiros.
No Vasco/Tijuca, Cauã Euler foi o cestinha da partida e da equipe com 25 pontos. Victor Hugo e Samuel contribuíram com 10 pontos cada. “Nosso primeiro tempo precisa ser mais consistente, temos bons momentos mas não conseguimos manter. A consistência é algo que temos que trabalhar na segunda fase”, disse Euler.
Emoção até o fim
São José Basketball e Botafogo se enfrentaram no último jogo da primeira fase no Rio de Janeiro. O duelo começou com o Botafogo tomando a iniciativa ofensiva, São José equilibrou a partida, chegando a empatar por três vezes, mas uma bola de 3 do Vinicius Flores fez o Botafogo vencer o quarto por 18 a 15. O segundo período foi de São José, que reagiu com João Nickel e Caio, que completou uma linda ponte aérea, e venceu na parcial, indo para o intervalo com o placar empatado: 35 a 35.
João Nickel continuou decidindo para o São José. Com Vitor e Afonso bem marcados, foi o armador de 19 anos que liderou a equipe joseense, que virou a partida e foi pro último quarto vencendo por três pontos. No período derradeiro, o São José chegou a abrir mais de 10 pontos, mas o Botafogo impôs defesa quadra toda que funcionou e a vantagem ficou em apenas um ponto. Faltando 17 segundos, Mateus acertou uma linda bola de 3 para virar o jogo. O São José ainda teve a oportunidade de vencer no arremesso de três do Vitor, que não entrou. Triunfo botafoguense por 72 a 70.
Felipe foi o cestinha do Botafogo com 17 pontos. O armador Joãozinho se destacou com 15 pontos, cinco roubos de bola e 23 de eficiência. Herói do alvinegro, Mateus Gomes terminou a partida com 10 pontos. “A equipe foi guerreira em buscar o resultado. Viemos de duas derrotas seguidas que faltou detalhe”, afirmou Mateus Gomes.
No São José, João Nickel foi o cestinha da equipe e da partida ao anotar 20 pontos, com 3/4 (75%) nas bolas de 3 pontos e 4/5 nos arremessos de 2 (80%). “Já vem de outros jogos a nossa dificuldade de fechar os confrontos. Sempre queremos acalmar e esquecemos de ser agressivos”, analisou o amador, que fechou com 18 de eficiência.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.