#JOGAJUNTO

LDB

Homens do garrafão

21-06-2024 | 10:06
Por Liga Nacional de Basquete

Na reedição da final do NBB CAIXA, Flamengo supera o Sesi Franca com destaque outra vez para N’Tio Diarra; Botafogo e São José vencem também com boa atuação de pivôs

Mais um dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete movimentou o Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (21/06). Foram realizados três jogos pelo Grupo B da competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No ginásio do Tijuca Tênis Clube, vitória do Flamengo sobre o Sesi Franca na reedição da final do NBB CAIXA 2023/24. O pivô N’Tio Diarra foi o destaque. Botafogo e São José Basketball venceram União Corinthians e Vasco/Tijuca, respectivamente, também com o bom desempenho dos jogadores do garrafão.

Neste sábado (22/06), outros três jogos serão realizados no Tijuca Tênis Clube: União Corinthians x São José Basketball (15h), Vasco/Tijuca x Sesi Franca (17h15) e Flamengo x Botafogo,  clássico carioca fechando o dia de interessantes confrontos pelo Grupo B da LDB 2024.

Gustavão dominante

O Botafogo começou melhor o jogo, abrindo dois dígitos de diferença. O União Corinthians tentou uma reação, mas foi impedido pelo bom jogo ofensivo botafoguense, que abriu 16 pontos no intervalo e manteve a liderança até fechar a vitória por 82 a 66.

Gustavão foi o cestinha do Botafogo com 22 pontos, com aproveitamento de 95,7% dos pontos tentados: 8/8 nos arremessos de 2 pontos e 6/7 no lance livre. Ele pegou ainda quatro rebotes e deu três assistência para fechar com 30 de eficiência. “Estamos tratando todo jogo como uma final. Nosso técnico (Luis André) sempre nos incentiva e pede sempre para jogar no garrafão”, afirmou.

Pelo União Corinthians, Henrique se destacou com 11 pontos, seis rebotes e 18 de eficiência. “Estamos começando bem os jogos, mas, ao decorrer da partida, o time perde rendimento. O elenco todo treinou junto por uma semana, mas, ao longo da competição, vamos evoluir”, disse.

Gustavão foi o destaque da vitória do Botafogo. Foto: @Foto_WallaceLima / BFR

 

Duplo-duplo do Afonso

No encontro entre dois times que perderam na estreia, o São José começou melhor do que o Vasco/Tijuca. Com uma defesa física, incomodou o ataque vascaíno, que não conseguiu explorar a velocidade da equipe. No ataque, o time joseense sempre achava as melhores opções de arremessos, indo para o intervalo vencendo por 40 a 23.

O São José se manteve forte no terceiro período. Alternando muito bem com ataques no garrafão e do perímetro, o time joseense conseguiu aumentar ainda mais a vantagem que construiu no primeiro tempo. Os últimos minutos foram protocolares: 83 a 45.

Afonso foi o destaque do São José contra o Vasco/Tijuca. Foto: Daniel Ávila

O pivô Afonso, do São José, foi o destaque. Ele registrou um duplo-duplo, com 16 pontos e 12 rebotes, além de 23 de eficiência em quase 23 minutos em quadra. “Entramos focados para não repetir o apagão do primeiro jogo, conseguimos abrir o placar no início para conseguir a vitória”, afirmou o jogador.

Pelo lado do Vasco/Tijuca, Juan anotou 10 pontos. “Estamos sentindo a falta de entrosamento, falta tentar infiltrar mais pra conseguir mais faltas e encaixar nossa defesa”, falou o ala-armador, cestinha da equipe ao lado de Brasil.

Diarra lidera o Flamengo

A reedição da final do NBB CAIXA 2023/2024 fechou o segundo dia de jogos da LDB. O confronto começou com o Flamengo superior, usando a força do garrafão com N’Tio Diarra e Emanuel, e a velocidade do Túlio. O Sesi Franca se recuperou com boas partidas do Zu Jr. e João Paulo, conseguiu equilibrar o duelo, mas nunca ficando na frente da contagem. As duas equipes foram para o intervalo 35 a 30 no placar.

O segundo quarto começou com o Sesi Franca impondo um jogo mais físico nos dois lados da quadra. No ataque, infiltrando mais vezes, forçando faltas e indo para a linha de lance livre. Na defesa, incomodou o Flamengo, que cometeu erros e saiu da zona de conforto, perdendo a liderança do placar. Após pedido de tempo do técnico do rubro-negro, Christiano Medeiros, o time se recuperou no quarto, escolheu melhor seus ataques e defendeu bem, vencendo a parcial e indo para os últimos 10 minutos com seis pontos de folga: 53 a 47.

Finalistas do NBB CAIXA, Flamengo e Sesi Franca se enfrentaram pela LDB. Foto: Daniel Ávila

O equilíbrio foi a chave do último quarto. O Sesi Franca foi diminuindo aos poucos a diferença, o Flamengo era valente e não deixava o adversário tomar a frente. Faltando 10 segundos para o fim do jogo, o Rubro-Negro teve a oportunidade de abrir três pontos de diferença, mas Yan errou os dois lances livres. A equipe francana teve a chance da bola vencedora, mas Zu Jr., muito bem marcado, não conseguiu a cesta: 67 a 66.

O pivô Diarra, repetindo a primeira partida, foi o destaque do Flamengo, com 18 pontos e 20 de eficiência. O ala Luan, com sete pontos no último quarto, foi fundamental para o triunfo. “A defesa foi o ponto determinante da vitória. Não deixamos a garra e a energia da equipe cair em nenhum momento”, disse. No lado do Sesi Franca, Zu Jr. fez boa partida e chegou perto do triplo-duplo com 15 pontos, nove rebotes e nove assistências.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.