HOJE
Homens do garrafão
Por Liga Nacional de Basquete
Na reedição da final do NBB CAIXA, Flamengo supera o Sesi Franca com destaque outra vez para N’Tio Diarra; Botafogo e São José vencem também com boa atuação de pivôs
Mais um dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete movimentou o Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (21/06). Foram realizados três jogos pelo Grupo B da competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No ginásio do Tijuca Tênis Clube, vitória do Flamengo sobre o Sesi Franca na reedição da final do NBB CAIXA 2023/24. O pivô N’Tio Diarra foi o destaque. Botafogo e São José Basketball venceram União Corinthians e Vasco/Tijuca, respectivamente, também com o bom desempenho dos jogadores do garrafão.
Neste sábado (22/06), outros três jogos serão realizados no Tijuca Tênis Clube: União Corinthians x São José Basketball (15h), Vasco/Tijuca x Sesi Franca (17h15) e Flamengo x Botafogo, clássico carioca fechando o dia de interessantes confrontos pelo Grupo B da LDB 2024.
Gustavão dominante
O Botafogo começou melhor o jogo, abrindo dois dígitos de diferença. O União Corinthians tentou uma reação, mas foi impedido pelo bom jogo ofensivo botafoguense, que abriu 16 pontos no intervalo e manteve a liderança até fechar a vitória por 82 a 66.
Gustavão foi o cestinha do Botafogo com 22 pontos, com aproveitamento de 95,7% dos pontos tentados: 8/8 nos arremessos de 2 pontos e 6/7 no lance livre. Ele pegou ainda quatro rebotes e deu três assistência para fechar com 30 de eficiência. “Estamos tratando todo jogo como uma final. Nosso técnico (Luis André) sempre nos incentiva e pede sempre para jogar no garrafão”, afirmou.
Pelo União Corinthians, Henrique se destacou com 11 pontos, seis rebotes e 18 de eficiência. “Estamos começando bem os jogos, mas, ao decorrer da partida, o time perde rendimento. O elenco todo treinou junto por uma semana, mas, ao longo da competição, vamos evoluir”, disse.

Gustavão foi o destaque da vitória do Botafogo. Foto: @Foto_WallaceLima / BFR
Duplo-duplo do Afonso
No encontro entre dois times que perderam na estreia, o São José começou melhor do que o Vasco/Tijuca. Com uma defesa física, incomodou o ataque vascaíno, que não conseguiu explorar a velocidade da equipe. No ataque, o time joseense sempre achava as melhores opções de arremessos, indo para o intervalo vencendo por 40 a 23.
O São José se manteve forte no terceiro período. Alternando muito bem com ataques no garrafão e do perímetro, o time joseense conseguiu aumentar ainda mais a vantagem que construiu no primeiro tempo. Os últimos minutos foram protocolares: 83 a 45.

Afonso foi o destaque do São José contra o Vasco/Tijuca. Foto: Daniel Ávila
O pivô Afonso, do São José, foi o destaque. Ele registrou um duplo-duplo, com 16 pontos e 12 rebotes, além de 23 de eficiência em quase 23 minutos em quadra. “Entramos focados para não repetir o apagão do primeiro jogo, conseguimos abrir o placar no início para conseguir a vitória”, afirmou o jogador.
Pelo lado do Vasco/Tijuca, Juan anotou 10 pontos. “Estamos sentindo a falta de entrosamento, falta tentar infiltrar mais pra conseguir mais faltas e encaixar nossa defesa”, falou o ala-armador, cestinha da equipe ao lado de Brasil.
Diarra lidera o Flamengo
A reedição da final do NBB CAIXA 2023/2024 fechou o segundo dia de jogos da LDB. O confronto começou com o Flamengo superior, usando a força do garrafão com N’Tio Diarra e Emanuel, e a velocidade do Túlio. O Sesi Franca se recuperou com boas partidas do Zu Jr. e João Paulo, conseguiu equilibrar o duelo, mas nunca ficando na frente da contagem. As duas equipes foram para o intervalo 35 a 30 no placar.
O segundo quarto começou com o Sesi Franca impondo um jogo mais físico nos dois lados da quadra. No ataque, infiltrando mais vezes, forçando faltas e indo para a linha de lance livre. Na defesa, incomodou o Flamengo, que cometeu erros e saiu da zona de conforto, perdendo a liderança do placar. Após pedido de tempo do técnico do rubro-negro, Christiano Medeiros, o time se recuperou no quarto, escolheu melhor seus ataques e defendeu bem, vencendo a parcial e indo para os últimos 10 minutos com seis pontos de folga: 53 a 47.

Finalistas do NBB CAIXA, Flamengo e Sesi Franca se enfrentaram pela LDB. Foto: Daniel Ávila
O equilíbrio foi a chave do último quarto. O Sesi Franca foi diminuindo aos poucos a diferença, o Flamengo era valente e não deixava o adversário tomar a frente. Faltando 10 segundos para o fim do jogo, o Rubro-Negro teve a oportunidade de abrir três pontos de diferença, mas Yan errou os dois lances livres. A equipe francana teve a chance da bola vencedora, mas Zu Jr., muito bem marcado, não conseguiu a cesta: 67 a 66.
O pivô Diarra, repetindo a primeira partida, foi o destaque do Flamengo, com 18 pontos e 20 de eficiência. O ala Luan, com sete pontos no último quarto, foi fundamental para o triunfo. “A defesa foi o ponto determinante da vitória. Não deixamos a garra e a energia da equipe cair em nenhum momento”, disse. No lado do Sesi Franca, Zu Jr. fez boa partida e chegou perto do triplo-duplo com 15 pontos, nove rebotes e nove assistências.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca