#JOGAJUNTO

LDB

"Posterizou"

15-07-2024 | 03:01
Por Marcius Azevedo

Felipe Gregate se destaca na vitória do Mogi Basquete sobre o Bauru Basket com linda enterrada; Léo Abreu faz oitavo triplo-duplo da história da LDB com o Cruzeiro

A segunda rodada da segunda janela da primeira fase do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 rolou nesta segunda-feira (15/07), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Nos três primeiros jogos do dia, destaque para Felipe Gregate, que liberou o Mogi Basquete na vitória sobre o Bauru Basket e ainda “posterizou” Gustavo em uma linda enterrada. Na vitória do Cruzeiro sobre o Cerrado, Léo Abreu ainda registrou o oitavo triplo-duplo da história da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Já o Pinheiros venceu o Basquete Cearense no primeiro jogo do dia.

Pinheiros continua invicto

O técnico Guilherme Giovannoni colocou em quadra uma equipe mais jovem para enfrentar o Basquete Cearense e não se decepcionou. Os jogadores que entraram corresponderam, construíram uma vitória por 99 a 47 e mantiveram o Pinheiros invicto na competição. A partida foi equilibrada até o intervalo. Depois disso, o time paulista impôs 35 a 8 na terceira parcial, o que facilitou o caminho para o triunfo.

Luiggi foi o destaque da vitória do Pinheiros sobre o Basquete Cearense. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas da partida entre Basquete Cearense x Pinheiros

Luiggi foi o principal destaque do Pinheiros, com 16 pontos e quatro rebotes, além de três roubos de bola para 18 de eficiência. “Começamos um pouco desligados, mas conseguimos nos manter no jogo. No terceiro quarto, nós começamos ligados, uma situação que estávamos com dificuldade nos últimos jogos. Isso foi positivo. Fizemos 35 pontos no terceiro período. Agora é continuar focados. A LDB não é um campeonato fácil. Nós fizemos uma primeira fase com cinco jogos e cinco vitórias, mas isso não quer dizer nada. Temos sempre de estar preparados para os próximos jogos”, afirmou o jogador. “O time hoje foi bem mais novo, foi muito bom. O pessoal conseguiu aproveitar a oportunidade e isso é sempre bom”, completou.

+ Confira o álbum de fotos da vitória do Pinheiros

Além de Luiggi, o Pinheiros contou com bom desempenho de Cauã Pacheco, que registrou 16 pontos, três assistências e três roubos de bola para 18 de eficiência. O ala Pedro Pastre, que chegou recentemente ao clube após uma experiência na Itália, também mostrou que pode contribuir bastante para o time, com 11 ponto e quatro rebotes. Pelo lado do Basquete Cearense, Neto foi o cestinha com 19 pontos.

Gregate “posteriza” em vitória do Mogi

Em confronto direto por uma vaga na fase final da Série Ouro, Bauru Basket e Mogi Basquete colocaram em quadra muita energia. A equipe mogiana se impôs fisicamente e, após abrir uma vantagem no primeiro período (23 a 12), controlou o time bauruense nos dois períodos seguintes. Na última parcial fez 26 a 17 e conquistou o quinto triunfo na competição por 77 a 58.

Felipe Gregate se destacou na vitória do Mogi sobre o Bauru Basket. Foto: João Pires/LNB

Destaque para Felipe Gregate, que exemplificou bem essa questão física que foi decisiva para o Mogi Basquete ao dar uma linda enterrada. “Pegou?”, questionou o jogador sobre o vídeo do lance, pouco depois de “posterizar” Gustavo, do Bauru Basket. “É tudo por causa dos meus companheiros, que me deixam em posição de conseguir fazer o que eu faço. E graças a Deus, tive o dom de ser atlético. Todas que eu tiver a oportunidade, eu vou botar para baixo, vou enterrar mesmo”, afirmou. “Vou sair no perfil do NBB CAIXA hoje e isso é muito legal”, completou.

+ Confira as estatísticas da partida entre Bauru e Mogi

Gregate terminou o jogo com 11 pontos, sete rebotes, seis assistências, além de quatro roubos de bola para 26 de eficiência. “Bauru é um time complicado. Eles estão fazendo um ótimo trabalho, são bem chatos de enfrentar, porque vão até o final, jogam duro. Mas se jogarmos junto, passando a bola, sem individualizar muito, como estamos trabalhando, vai dar tudo certo e vamos vencer todas nesta etapa.”

+ Confira o álbum de fotos da vitória do Mogi sobre o Bauru

Pelo lado do Bauru Basket, Gustavo foi o principal destaque, com um duplo-duplo (15 pontos e 10 rebotes), além de três assistências e três roubos de bola. “Tivemos um começo lento. Eles abriram a diferença no primeiro quarto e ela se manteve durante o jogo. Não estou insatisfeito com o desempenho do meu time, lógico que é amargo uma derrota, sabendo que tínhamos plena condição de chegar. Os meninos estão trabalhando bastante”, afirmou. “Agora temos dois jogos duríssimos contra Pinheiros e Paulistano. É campeonato de tiro curta. O jogo mais importante é sempre o próximo. Ganhando, não dá para comemorar. Perdendo, não dá para lamentar. Temos de continuar firmes”, completou.

Cruzeiro vence com triplo-duplo de Léo Abreu e Guilherme Silva cestinha

O Cruzeiro não deu chance ao Cerrado. Jogando com muita intensidade na defesa e escolhendo os melhores arremessos no ataque, o time mineiro registrou um ótimo aproveitamento nos bolas de 3 pontos: 6/10 (60%) nos dois primeiros períodos para abrir enorme vantagem: 49 a 17. Na volta do intervalo, o Cruzeiro não diminuiu o ritmo e venceu por 91 a 48, conquistando sua quarta vitória na competição.

Guilherme foi o cestinha da vitória do Cruzeiro sobre o Cerrado. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas da partida entre Cerrado e Cruzeiro

Guilherme Silva foi o cestinha do Cruzeiro ao anotar 20 pontos, com 3/6 (50%) nos arremessos de 3 pontos. O ala ainda pegou quatro rebotes para terminar com 17 de eficiência. “A gente esteve meio apático no último jogo e tinha de ser diferente hoje. Entramos com a energia lá no alto, o grupo todo fortaleceu nisso, todo mundo ficou bem confiante e deu tudo certo”, afirmou.

+ Confira o álbum de fotos da vitória do Cruzeiro sobre o Cerrado

O Cruzeiro contou com uma atuação histórica de Léo Abreu, que registrou apenas o oitavo triplo-duplo da história de 13 edições da LDB. O armador terminou o jogo com 10 pontos, 15 rebotes e 11 assistências para 29 de eficiência. Destaque também para Andrew, que foi bastante eficiente nos arremessos do perímetro e terminou com 17 pontos.

Pelo lado do Cerrado, Gomes alcançou um duplo-duplo (14 pontos e 12 rebotes) e registrou 19 de eficiência. “A gente errou muito na marcação. No ataque, não conseguiu trabalhar muita bola, mas o que foi fundamental para não termos bom desempenho foi a nossa marcação, levamos muita cesta boba. Eles acabaram abrindo no primeiro quarto. Agora é ter cabeça erguida, já passou, tem de servir de aprendizado e  amanhã já vamos tentar fazer um jogo bom”, lamentou Victor Silva, que foi o responsável pelo sétimo triplo-duplo da história da LDB e agora viu Léo Abreu alcançar o oitavo.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.