HOJE
No confronto direto
Por Natália Bergonso
IVV/Cetaf e Ponta Grossa vencem Bauru Basket e Cerrado Basquete, respectivamente, e garantem vaga na Série Prata, que também vai contar com o BRB/ Brasília/AACB
Neste domingo (21/07), o Ginásio Antônio Prado Jr. recebeu o último dia de jogos da segunda etapa da primeira fase do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). As três primeiras partidas do maior campeonato de base do Brasil foram destacadas pelas vitórias do Instituto Viva Vida/Cetaf, LDPG e Mogi Basquete, que garantiram vaga na Série Prata.
+ Confira a Tabela de Classificação
Na sede pela Série Prata
A última manhã de jogos da maior competição de base do país começou intensa. Os times IVV/Cetaf e Bauru protagonizaram uma partida emocionante, decidida nos instantes finais. O time capixaba iniciou com a vantagem, indo para o intervalo com um placar de dois dígitos de diferença: 35 a 25. Mas a equipe de Bauru voltou com força no terceiro quarto, conseguindo virar o placar. O último período foi equilibrado e decidido no minuto final, quando o time do Espírito Santo abriu quatro pontos, garantindo a vitória e a classificação para a Série Prata.

Elvis, destaque do IVV/Cetaf, durante lance livre. Foto: João Pires/LNB
Pelo IVV/Cetaf, Elvis foi destaque, quase alcançando um duplo-duplo, com 14 pontos, nove rebotes e 19 de eficiência, junto com Pedro, que marcou 13 pontos, pegou nove rebotes e teve 17 de eficiência. “O jogo de basquete é feito de altos e baixos. Conseguimos manter um alto na maior parte do jogo, mas no terceiro quarto o time de Bauru veio muito forte e não soubemos identificar as melhores jogadas e fazer boas escolhas na defesa. No entanto, unidos, conseguimos reverter a situação, voltar à frente no placar e manter até o final do jogo”, afirmou Elvis.
Pelo time bauruense, Gustavo e Jean foram os destaques com sete pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, e 11 pontos, oito rebotes e 15 de eficiência, respectivamente.
+ Confira as estatísticas do jogo entre IVV/Cetaf e Bauru
A defesa conta para a classificação
O duelo entre LDPG e Cerrado também não deixou faltar emoção. O time paranaense abriu vantagem logo no primeiro quarto, com o placar de 20 a 11, folga que permaneceu até o intervalo da partida. Mas o time da candango voltou com muita vontade e, no terceiro quarto, chegou a empatar a partida. Mas o time de Ponta Grossa ajustou a defesa e finalizou o jogo com a vitória por dois dígitos de diferença (78 a 65) e conquistou a vaga para a Série Prata.

Time LDPG após a vitória. Foto: Yuri Reuters/LNB
Manaus e Lucas Brandão foram os destaques da LDPG, com 26 pontos e seis rebotes, e 14 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência, nessa ordem. Para Lucas, a virada de chave para o time buscar a vitória foi o trabalho em equipe. “A gente acalmou, conversou e teve uma leitura de jogo boa para conseguir e não deixar eles continuarem com essa vantagem que eles estavam no ataque. Foi trabalho em equipe e defesa que fez a gente ganhar esse jogo hoje.”
No Cerrado, dois jogadores se destacaram com duplo-duplo, Nathan Gomes (12 pontos, 15 rebotes e 19 de eficiência) e Gustavo Ribeiro (16 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência).
+ Estatísticas do jogo entre LDPG e Cerrado
Mogi na Série Prata
O duelo entre Mogi e BRB/Brasília/AACB foi disputado desde o início. A equipe mogiana abriu a vantagem logo no início do jogo e assim manteve até o final da partida, com o placar de 84 a 76. As duas equipes vão participar da Série Prata.

Time do Mogi comemorando. Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete
+ Confira as estatísticas do jogo entre Mogi x BRB/Brasília/AACB
Do lado vitorioso, Felipe Gregate foi o destaque com 18 pontos, sete assistências e 23 de eficiência. O ala comentou sobre o saldo positivo da competição. “Tivemos uma evolução. A LDB vai servir como uma base para começar o Paulista adulto. Os dois jogos perdemos, contra o Pinheiros e o Paulistano, não foram tão decisivos quanto com o Minas, que perdemos, mas foi importante para o nosso aprendizado e, como eu falei, vai ser uma base muito grande”, afirmou o jogador. Além dele, Dani Moreira se destacou com um duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes, para 18 de eficiência.
Pelo Brasília, Gustavo se destacou com 16 pontos e sete assistências, juntamente com Felipe (11 pontos e sete assistências). O último contou com a torcida de seus amigos e familiares, que saíram de Santos para ver o jogo com máscaras e muita vibração.
Ver essa foto no Instagram
+ Confira a Tabela de Classificação da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca