#JOGAJUNTO

LDB

No confronto direto

21-07-2024 | 03:43
Por Natália Bergonso

IVV/Cetaf e Ponta Grossa vencem Bauru Basket e Cerrado Basquete, respectivamente, e garantem vaga na Série Prata, que também vai contar com o BRB/ Brasília/AACB

Neste domingo (21/07), o Ginásio Antônio Prado Jr. recebeu o último dia de jogos da segunda etapa da primeira fase do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).  As três primeiras partidas do maior campeonato de base do Brasil foram destacadas pelas vitórias do Instituto Viva Vida/Cetaf, LDPG e Mogi Basquete, que garantiram vaga na Série Prata.

+ Confira a Tabela de Classificação

Na sede pela Série Prata

A última manhã de jogos da maior competição de base do país começou  intensa. Os times IVV/Cetaf e Bauru protagonizaram uma partida emocionante, decidida nos instantes finais. O time capixaba iniciou com a vantagem, indo para o intervalo com um placar de dois dígitos de diferença: 35 a 25. Mas a equipe de Bauru voltou com força no terceiro quarto, conseguindo virar o placar. O último período foi equilibrado e decidido no minuto final, quando o time do Espírito Santo abriu quatro pontos, garantindo a vitória e a classificação para a Série Prata.

Elvis, destaque do IVV/Cetaf, durante lance livre. Foto: João Pires/LNB

Pelo IVV/Cetaf, Elvis foi destaque, quase alcançando um duplo-duplo, com 14 pontos, nove rebotes e 19 de eficiência, junto com Pedro, que marcou 13 pontos, pegou nove rebotes e teve 17 de eficiência. “O jogo de basquete é feito de altos e baixos. Conseguimos manter um alto na maior parte do jogo, mas no terceiro quarto o time de Bauru veio muito forte e não soubemos identificar as melhores jogadas e fazer boas escolhas na defesa. No entanto, unidos, conseguimos reverter a situação, voltar à frente no placar e manter até o final do jogo”, afirmou Elvis.

Pelo time bauruense, Gustavo e Jean foram os destaques com sete pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, e 11 pontos, oito rebotes e 15 de eficiência, respectivamente.

+ Confira as estatísticas do jogo entre IVV/Cetaf e Bauru

A defesa conta para a classificação

O duelo entre LDPG e Cerrado também não deixou faltar emoção. O time paranaense abriu vantagem logo no primeiro quarto, com o placar de 20 a 11, folga  que permaneceu até o intervalo da partida. Mas o time da candango voltou com muita vontade e, no terceiro quarto, chegou a empatar a partida. Mas o time de Ponta Grossa ajustou a defesa e finalizou o jogo com a vitória por dois dígitos de diferença (78 a 65) e conquistou a vaga para a Série Prata.

Time LDPG após a vitória. Foto: Yuri Reuters/LNB

Manaus e Lucas Brandão foram os destaques da LDPG, com 26 pontos e seis rebotes, e 14 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência, nessa ordem. Para Lucas, a virada de chave para o time buscar a vitória foi o trabalho em equipe. “A gente acalmou, conversou e teve uma leitura de jogo boa para conseguir e não deixar eles continuarem com essa vantagem que eles estavam no ataque. Foi trabalho em equipe e defesa que fez a gente ganhar esse jogo hoje.”

No Cerrado, dois jogadores se destacaram com duplo-duplo, Nathan Gomes (12 pontos, 15 rebotes e 19 de eficiência) e Gustavo Ribeiro (16 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência).

+ Estatísticas do jogo entre LDPG e Cerrado

Mogi na Série Prata

O duelo entre Mogi e BRB/Brasília/AACB foi disputado desde o início. A equipe mogiana abriu a vantagem logo no início do jogo e assim manteve até o final da partida, com o placar de 84 a 76. As duas equipes vão participar da Série Prata.

Time do Mogi comemorando. Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete

+ Confira as estatísticas do jogo entre Mogi x BRB/Brasília/AACB

Do lado vitorioso, Felipe Gregate foi o destaque com 18 pontos, sete assistências e 23 de eficiência. O ala comentou sobre o saldo positivo da competição. “Tivemos uma evolução. A LDB vai servir como uma base para começar o Paulista adulto. Os dois jogos perdemos, contra o Pinheiros e o Paulistano, não foram tão decisivos quanto com o Minas, que perdemos, mas foi importante para o nosso aprendizado e, como eu falei, vai ser uma base muito grande”, afirmou o jogador. Além dele, Dani Moreira se destacou com um duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes, para 18 de eficiência.

Pelo Brasília, Gustavo se destacou com 16 pontos e sete assistências, juntamente com Felipe (11 pontos e sete assistências). O último contou com a torcida de seus amigos e familiares, que saíram de Santos para ver o jogo com máscaras e muita vibração.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)


+ Confira a Tabela de Classificação da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.