HOJE
8 jogos, 8 vitórias
Por Juvenal Dias
Jamelão anota 20 pontos e mantém o Corinthians invicto e líder do Grupo B da LDB; Diarra vence 'duelo internacional' pelo Flamengo e União Corinthians se recupera
Três jogos completaram a rodada de domingo (14/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Corinthians levou a melhor diante do Vasco/Tijuca, enquanto o Flamengo bateu o Thalia/SMEIJ para manter a invencibilidade. Por fim, o União Corinthians venceu o ADRM/Maringá. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Na segunda-feira (15/07), o São Paulo mede forças com o Sesi Franca, às 8h30, em um clássico estadual. O Pato Basquete enfrenta o Botafogo, às 10h45. Já o Corinthians faz um duelo contra o São José Basketball, às 13h, em mais um duelo de paulistas. O Campo Mourão encara o União Corinthians, às 15h15. O Caxias do Sul Basquete terá o time do Flamengo como adversário, às 17h30. Para encerrar, encontro do ADRM/Maringá frente a frente com o Vasco/Tijuca, às 19h45. Todos os jogos têm transmissão do NBB BasquetPass com sinal aberto gratuito.
Jamelão sem ‘nhaca’ para manter invencibilidade
Se o Corinthians começou a segunda janela da LDB no Rio de Janeiro um pouco moroso, por ser o último a estrear e vindo de um Interligas intenso, o jogo de sábado (13/07) serviu para ajustar as pontas, calibrar a mão e entrar em ritmo novamente. Assim, quem sofreu com esse aumento de intensidade na sua partida contra o líder do Grupo B foi o Vasco/Tijuca, que resistiu por menos de cinco minutos à frente do marcador. O Timão venceu todos os quartos diante do Cruzmaltino, aplicando um 32 a 10 no período derradeiro, mostrando que a condição física da equipe está afiadíssima. No fim, a oitava vitória do Corinthians teve o placar de 89 a 47.
+ Confira as estatísticas da partida
Um que tirou qualquer ‘nhaca’ de viagem ou falta de ritmo foi Jamelão. O armador de 17 anos foi o cestinha da partida com 20 pontos. “Nós estávamos confiantes para o jogo de hoje, era um clássico. Antes, tivemos o jogo um pouco menos intenso ontem contra o União Corinthians e viemos confiantes, tirou a ‘nhaca’. Hoje tinha que jogar físico, jogar duro, os caras têm um time bom. Fizemos tudo o que tinha por fazer e abrimos o jogo do terceiro quarto para o final. Até o intervalo estava difícil, no terceiro começamos devagar, baixou a diferença para 5. Mas depois, aceleramos e não paramos mais”.
Juan foi um dos melhores do Vasco/Tijuca na partida, com dez pontos e quatro rebotes. “Em uma derrota é bem difícil de analisar em termos individuais, olhamos mais no ponto coletivo. Desligamos em certos momentos do jogo, chegamos bem perto de empatar em outros. Estávamos no jogo, chegamos bem perto de encostar, uma hora encaixamos a defesa, mas em outro momento, desencaixou o ataque.”
Diarra vence o duelo Mali x Porto Rico
O campeonato é a LDB, mas podia ser campeonato mundial Sub-23. No Flamengo, um dos principais jogadores do time é o ala/pivo N’tio Diarra. O atleta de Mali tem sido um dos grandes destaques do time na competição toda. Neste domingo seu time enfrentou a Soc. Thalia/SMEIJ, time do Paraná, que tem como armador Christopher Vazquéz, que é natural de Porto Rico, mas tem família brasileira. Foi um duelo internacional com a intensidade elevada pelos dois clubes. O Thalia apresentou um basquete bem jogado e dificultou a vida do Flamengo, vencendo o terceiro quarto a diferença que foi para o intervalo em 12 pontos. Não permitiu que o Rubro-Negro baixasse a guarda e obrigou o time carioca a manter a intensidade na produção ofensiva até o final, com Diarra fechando com uma ponte aérea de muita força, para fechar o placar em 91 a 75. O Flamengo mantem a invencibilidade com oito triunfos.
+ Confira as estatísticas da partida
Diarra fechou com um duplo-duplo, com 18 pontos e 11 rebotes. “Sempre me sinto muito motivado, eu amo muito basquete. Cada jogo é muito importante para mim. Hoje foi um jogo muito difícil, o Thalia jogou muito bem, com muita pressão e jogo rápido. O Flamengo é um grande time e gosto muito de jogar aqui, estamos bem no campeonato e espero que possamos manter essa invencibilidade.”
Kauê anotou nada menos que 37 pontos para o Thalia. Vazquéz foi o segundo maior pontuador do time paranaense, com 22. “Foi um bom trabalho no time, nós nos mantivemos junto com todo o tempo. Estou muito orgulhoso do nosso time. Temos que seguir com muita energia e seguir movendo a bola, defender com o coração.
Arthur anota duplo-duplo em segunda vitória do UNICO
O União Corinthians tem mostrado evolução em seu basquete nessa segunda janela de competição. Antes tinha cinco derrotas nas cinco primeiras partidas, mas alcançou sua segunda vitória em três jogos na Gávea. Tratou logo de abrir 24 a 13 no primeiro quarto para desempenhar melhor suas estratégias contra o ADRM/Maringá, que fez um segundo quarto mais ajustado. Mas a volta do intervalo, com 26 a 8 para os gaúchos tornou a escalada difícil para os paranaenses. Descontaram ainda no período final, mas não o suficiente para conquistar seu primeiro triunfo na competição.
+ Confira as estatísticas da partida
O ala/pivô Arthur alcançou um duplo-duplo que ajudou na vitória do UNICO, com 16 pontos e 15 rebotes, sendo dez deles ofensivos, mostrando como foi imponente no garrafão adversário. “O jogo hoje foi fruto do trabalho que a comissão técnica e os jogadores vem trabalhando desde lá do Rio Grande do Sul até aqui hoje. Na primeira fase do campeonato, nós não conseguimos desempenhar melhor o nosso trabalho por causa de falta de tempo. Agora, hoje, um pouco mais treinado, a equipe conseguiu mostrar o que sabe fazer dentro de quadra. Sempre damos o máximo de potência dentro de quadra, com os companheiros de equipe que são sensacionais, eu gosto muito dessa rapaziada”.
Pelo lado do ADRM/Maringá, o ala Ivo Henrique Chiaretto foi um dos três atleta que atingiram dois dígitos na pontuação, chegando a 11 pontos, cinco rebotes e três assistências. “Tem bastante coisa que dá para tirar de lição de todos os jogos. Mas, especificamente desse de hoje, no início, apesar de entrarmos com muita vontade, não tivemos a inteligência que a gente deveria ter para jogar. Eles também são um time bom, mas não eram um time tão acima assim para ganhar de 30, 40 pontos de nós. Então, acabamos deixando passar um pouco nessa parte da intensidade de jogo. Se tivesse dado um pouquinho mais de nós com inteligência também, teríamos feito um jogo melhor”.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.