HOJE
Máquina de 3 pontos
Por Liga Nacional de Basquete
Juan Fortunato acerta oito arremessos do perímetro para alcançar 37 pontos, maior pontuação da atual edição, e dar primeira vitória ao Vasco/Tijuca; Sesi Franca e Flamengo também vencem
O penúltimo dia de jogos da primeira janela da Liga de Desenvolvimento de Basquete na sede do Tijuca Tênis Clube foi marcado pela quebra do recorde de pontuação da atual edição. Juan Fortunato anotou 37 pontos na vitória do Vasco/Tijuca sobre o União Corinthians e superou os 31 de Kauê, do Thalia/SMEIJ, e N’Tio Diarra, do Flamengo. A rodada ainda teve o triunfo do Sesi Franca sobre o Botafogo e o Flamengo superando o São José Basketball no estouro do cronômetro. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Na terça-feira (25/06), mais três jogos serão disputados no encerramento da primeira janela no Rio de Janeiro: Sesi Franca x União Corinthians (15h), o Clássico dos Milhões, entre Vasco/Tijuca x Flamengo (17h15) e São José Basketball x Botafogo (19h30).
Trio conduz Sesi Franca ao triunfo
O Sesi Franca começou forçando o jogo no garrafão, enquanto o Botafogo se empenhou nos rebotes, mas sem aproveitar as segundas chances. Com lances livres, a equipe francana venceu o primeiro quarto por 16 a 11. No segundo período, o time do técnico Pablo Costa impôs uma pressão meia quadra que, apesar de dificultar as ações botafoguenses, não resultou em uma larga vantagem no placar. Apenas após pedido de tempo que o Sesi Franca tomou as rédeas das principais ações e foi para o intervalo com sua maior diferença no placar: 34 a 26.
No segundo tempo, o Sesi Franca deu espaço para o ataque do adversário trabalhar. Com o trio Joãozinho, Mateus e Gustavão, o Botafogo encostou no placar e foi para o último quarto perdendo por apenas cinco pontos. O Fogão chegou a empatar, contudo foi o trio do Sesi Franca, João Machini, Nathan e Zu Jr., que fez a diferença para controlar a bola nos momentos decisivos e vencer a partida por 80 a 73.
Nathan Mariano foi o cestinha da partida com 21 pontos, além de nove rebotes e 25 de eficiência. João Machini se destacou com 13 pontos, seis assistências e quatro roubos de bola. “O Botafogo é uma equipe de muita energia, precisávamos jogar igual. Eu, Zu e João conversamos e puxamos os outros atletas para o jogo. Eles entraram bem e ajudaram na nossa vitória”, analisou o pivô.
Pelo lado do Botafogo, Lucas foi o principal jogador da equipe com 19 pontos, sendo 14 no último quarto, com 4/5 de aproveitamento no perímetro (80%). “Faltou foco na defesa. Somos um time novo, diferentemente do Franca que joga junto há anos, não temos uma sintonia como a deles”, afirmou o ala botafoguense.
Recorde de Juan Fortunato
No duelo de duas equipes que ainda não tinham vencido na competição, o início teve uma troca direta de cestas, principalmente com Arthur, do União Corinthians, e Juan Fortunato, do Vasco/Tijuca, que anotaram nove e 14 pontos no quarto, respectivamente. No segundo período, a equipe vascaína impôs uma defesa forte e abriu 15 pontos de diferença. O União Corinthians até reagiu, mas foi para o intervalo perdendo por 39 a 28.
No segundo tempo, a equipe gaúcha teve mais dificuldades de parar o ataque do Vasco/Tijuca, principalmente a dupla Euler e Juan, que dominaram o ataque vascaíno e sufocaram o adversário em uma combinação letal de assistências do armador e pontos do ala. O primeiro triunfo da equipe cruzmaltina se desenhou: 76 a 54.
Juan fez uma partida fenomenal. Com 37 pontos, fez a maior pontuação da LDB 2024 até o momento, com 8/11 (72,2%) nos arremessos do perímetro, além de sete rebotes e 38 de eficiência. Ele superou os 31 pontos de Kauê, do Thalia/SMEIJ, e N’Tio Diarra, do Flamengo. “Muito feliz pela atuação e a primeira vitória do time. Trabalhamos muito bem em equipe, o conjunto todo foi bem”, afirmou Juan Fortunato. Cauã Euler, que na última partida ficou perto do triplo-duplo, também ficou perto de outro recorde. Com suas 16 assistências, ele ficou a apenas duas do recorde do Tico Faria, feito no ano passado. Pelo União Corinthians, Renan foi o cestinha com 15 pontos.
Flamengo vence no estouro do cronômetro
A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes agredindo o garrafão, brigando por todos os rebotes com muitas alternâncias na liderança do placar. Uma bola de três do armador Gabriel Pedrosa fez o São José ganhar o primeiro quarto por 19 a 17. O Flamengo tentava explorar sua velocidade, mas sem sucesso. Enquanto isso, Vitor comandou o ataque, com 14 pontos dos 30 que sua equipe fez no quarto, e o time joseense foi para o intervalo com vantagem: 49 a 35.
O Flamengo começou o segundo tempo com dificuldades no ataque e na defesa. O São José aproveitou e abriu 20 pontos de diferença. O Rubro-negro reagiu e conseguiu cortar a vantagem do quarto, perdendo por apenas dois pontos. Na derradeira parcial, o Flamengo começou muito bem, abrindo 16 a 0 em cinco minutos e igualou o placar. O confronto foi apertada até o fim. Faltando 2,5 segundos, Diarra errou o arremesso, mas Emanuel anotou de tapinha no estouro do cronômetro para garantir o quarto triunfo do Flamengo em quatro jogos: 80 a 79.
Luan foi o cestinha do Flamengo com 14 pontos. Túlio e Felipe Motta se destacaram com 11 pontos cada. Emanuel, o herói rubro-negro, fechou com 10 pontos, oito rebotes e 19 de eficiência. “Começamos meio desanimados, mas durante a partida pegamos o embalo e, com raça, conseguimos a virada e a vitória”, afirmou Luan.
Pelo lado de São José, Vitor foi o cestinha da equipe e da partida com 23 pontos, além de seis rebotes e 23 de eficiência. “Perdemos um pouco a mão quando eles pegaram o ritmo, deixamos eles gostarem do jogo e perdemos o controle quando encostaram e isso nos prejudicou”, analisou ala-pivô.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.