HOJE
Dia de gringo
Por Juvenal Dias
Paraguaio Fabrizzio Rojas leva o Caxias à segunda vitória na Série Prata e garante o time da casa às semifinais; assim como o venezuelano Anthony Reyes, que assegura o São Paulo nos playoffs
A Liga de Desenvolvimento de Basquete teve seu segundo dia de disputas nas séries Prata e Bronze. Agora, as equipes estão divididas de acordo com suas classificações para as séries Ouro, Prata ou Bronze e, em um mini-campeonato dentro da competição, já começa a surgir definições nos grupos. Neste domingo (25/08) quatro jogos movimentaram a Série Prata no Sesi, em Caxias do Sul, enquanto outros quatro mexeram a tabela da Série Bronze no Ginásio do Sesi, em Pato Branco. O Botafogo venceu e o São Paulo foi o primeiro a garantir vaga nas semifinais da Prata, que ainda teve a classificação do Caxias do Sul Basquete e a vitória da Soc. Thalia. Já União Corinthians foi o primeiro a classificar-se às semifinais da Bronze, que ainda teve vitórias do Vasco/Tijuca, Cerrado Basquete e Pato Basquete. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Em cada Série, dois grupos com quatro equipes em cada. Esses times jogam entre si em turno único, com os dois melhores avançando para às semifinais que decidem o título da Série. Os dois piores vão para semifinal B, para decidir de 5º a 8º da Série. Sempre o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro, assim como o terceiro enfrenta o quarto em suas respectivas semifinais. Os vencedores das semifinais A fazem a final, os perdedores disputam 3º e 4º lugares. Os vencedores das semifinais B decidem 5º e 6º, enquanto os perdedores definem 7º e 8º. Ou seja, são poucos jogos e não há tempo para vacilar e recuperar pontos, toda partida se torna decisiva.
Série Prata – América Latina faz diferença
No jogo que abriu os trabalhos na Série, valeu a máxima de que detalhes definem uma classificação ou uma eliminação. O encontro entre o BRB/Brasília/AACB e Botafogo teve ares dramáticos no final, com desfecho favorável ao Alvinegro carioca por 77 a 75. Faltava 12 segundos para o final, com o time da Capital Federal vencendo por 75 a 72. A posse era do Fogão, mas o ala Magno, do Brasília, faz sua segunda falta no jogo, essa antidesportiva. O ala do Bota, Lucas converte os dois arremessos. O armador Klebinho ainda dá uma assistência para o ala/armador Vinícius Flores acertar uma bola de três e virar o marcador com seis segundos no relógio. Após tempo técnico, o BRB/Brasília/AACB estoura os cinco segundos de saída e devolve a posse ao rival. Falta na saída, que Lucas não converte os lances, o adversário recolhe a bola com três segundos. Mas uma perda de posse define a partida e que o BRB/Brasília/AACB fica para a quarta colocação no Grupo E e o Botafogo se mantém com chances de seguir para a semifinal A.
+ Confira as estatísticas
Isso porque o São Paulo, com show de Anthony Reyes e mais uma boa atuação de Igor, venceu o Mogi Basquete por 79 a 74 e garantiu a primeira colocação do Grupo E com antecedência e vai à semifinal A. Botafogo e Mogi Basquete terão um confronto direto pela segunda vaga na última rodada. Vindo de Carabobo, na Venezuela, e estreando na segunda janela da primeira fase da LDB, o armador Reyes mudou o patamar do Tricolor paulista. Junto com o restante do time, teve dificuldades contra o time do interior no primeiro quarto. Mas, elevou seu nível de jogo e anotou 24 pontos para ser o cestinha da partida. O ala Igor teve seu segundo jogo com destaque, atingindo 16 pontos. O Mogi ainda encurtou a distância em um ponto nos minutos finais antes de deixar escapar a reação por entre os dedos. Seu pivô, Vitão, teve um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes.
+ Confira as estatísticas
Se falar que detalhes podem definir uma partida nos segundos finais, o que dirá um time que vencia por dois pontos e ficou quase quatro minutos sem pontuar no quarto decisivo? O castigo para o LD Ponta Grossa foi a derrota para o Caxias do Sul Basquete por 73 a 69. Faltando esses minutos no relógio o time paranaense vencia por 66 a 64, com 21 pontos do ala cestinha Diogo e com o duplo-duplo de outro ala, Gabriel (19 pontos e 10 rebotes). No entanto, um apagão ofensivo promoveu um crescimento da equipe da casa com oito pontos em sequência. O armador paraguaio Fabrizzio Rojas foi um dos que assumiram o protagonismo nesse período e terminou como cestinha do time com 14 pontos. A equipe gaúcha ainda precisou esperar pelo último jogo do dia para comemorar a classificação antecipada no Grupo F.
+ Confira as estatísticas
A possibilidade de adiar o ingresso à próxima fase estava ligada com uma eventual vitória do IVV/Cetaf/Vila Velha contra a Soc. Thalia, que não veio. Mas essa refuta só veio no último segundo do duelo. A Soc. Thalia saiu atrás no marcador, arrancou dez pontos seguidos e virou o marcador, ainda no começo do segundo quarto e sempre comandada pelo armador porto-riquenho Christopher Vazquéz. Com seus chutes de três em conjunto com momentos que batia para dentro, o jogador latino-americano anotou 26 pontos e foi o cestinha da partida. O Cetaf ainda empatou no terceiro quarto, contando com atuações como a do ala Pedro, que teve um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes). E voltou a encostar nos minutos derradeiros, mas a Soc. Thalia sustentou a pressão e o placar em 63 a 62. Agora, a Soc. Thalia faz confronto direto contra o LD Ponta Grossa para decidir a vaga restante do Grupo F.
+ Confira as estatísticas
Na segunda-feira, as partidas decisivas da Série Prata continuam com São Paulo x BRB/Brasília/AACB, às 13h; Mogi Basquete x Botafogo, às 15h15; LD Ponta Grossa x Soc. Thalia, às 17h30; e Caxias do Sul Basquete x IVV/Cetaf/Vila Velha, às 19h45. Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.
Série Bronze – atuações em conjunto na busca da classificação
Na primeira partida do dia, um duelo emocionante com uma reviravolta no final entre União Corinthians e Bauru Basket. O Dragão mantinha-se à frente do marcador por mais tempo e ensaiou algumas arrancadas. O time do interior paulista foi liderado pelos alas Leandro, cestinha da partida com 25 pontos, e Gustavo, que anotou duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes. No entanto, o UNICO mostrou sua força no Sul do país e arrancou nos cinco minutos finais para não deixar a vitória escapar. Com o placar de 81 a 71, a equipe gaúcha garantiu o primeiro lugar do Grupo H e a vaga na semifinal da Série. Um tridente poderoso encabeçou o grupo a mais uma conquista: o ala Coelho, que foi o maior pontuador do time (19), o armador Thaylor, que quase teve um game winner no sábado e fez mais 18 pontos agora, e o ala/pivô Arthur, que anotou duplo-duplo, com 16 pontos e 11 rebotes.
+ Confira as estatísticas
Assim, o embate contra a Unifacisa tornou-se fundamental para as pretensões do Vasco/Tijuca ainda lutar pela segunda vaga do grupo. Tão logo a bola subiu, o Cruzmaltino tratou de abrir 18 a 0 antes do único momento de recuperação do Jack na partida. Depois de uma reaproximação no começo do segundo quarto, o armador Euler (12 pontos) puxou a fila dos onze atletas que pontuaram para a equipe carioca. O técnico Daniel Bello pôde dar minutagem aos doze jogadores do elenco e construiu uma vitória coletiva por 73 a 44. Dessa forma, na última rodada do Grupo H, Vasco/Tijuca faz um confronto direto contra Bauru Basket para decidir a segunda vaga, já que ambos perderam para o União Corinthians e derrotaram a Unifacisa, que vai para a semifinal B como quarta colocada.
+ Confira as estatísticas
Com grande atuação da dupla Ramires e Gomes, o Cerrado Basquete conquistou sua segunda vitória no Grupo G. Poderia ter sido mais tranquila, com a equipe calanga tendo aberto mais de 20 pontos de vantagem diante do Campo Mourão Basquete. Contudo, uma escalada de 22 a 8 nos últimos cinco minutos de partida mostraram que a equipe paranaense tem muita força e capacidade de recuperação, que quase complicou a vida do Cerrado. No fim, o time sustentou a pressão para vencer por 79 a 78. O ala Julio Ramires anotou 31 pontos (maior pontuação das séries Prata e Bronze desde o início da janela) e o ala Nathan Gomes novamente mereceu destaque com duplo-duplo (15 pontos e 15 rebotes para 27 de eficiência).
+ Confira as estatísticas
Todavia, o Cerrado Basquete ainda não está classificado como o União Corinthians, porque Risso, Patrick e Ferrugem comandaram a vitória do Pato Basquete sobre o Basquete Cearense/Cuca por 59 a 39. Isso deixa a possibilidade de um tríplice empate em aberto entre Cerrado, Campo Mourão e Pato, já que Cerrado e Pato se enfrentam na última rodada. Falando da partida, tanto o Pato Basquete como o Basquete Cearense tiveram alta aplicação defensiva, o que implicou em baixa pontuação no decorrer do duelo. A equipe paranaense vencia, em certo momento do segundo quarto, por 14 a 2 e sofreu o empate, na volta do intervalo, com o placar em 18 a 18. O ala/pivô Raul Risso e o ala/armador Ferrugem anotaram 11 pontos cada, enquanto o pivô Patrick coletou 13 rebotes, sendo dez defensivos, para garantirem essa vitória nas trincheiras e deixarem vivo o Pato na disputa.
+ Confira as estatísticas
Na segunda-feira, as partidas decisivas da Série Bronze continuam com Unifacisa x União Corinthians, às 8h30; Vasco/Tijuca x Bauru Basket, às 10h45; Campo Mourão Basquete x Basquete Cearense/Cuca, às 13h; e Cerrado Basquete x Pato Basquete, às 15h15. Todas as partidas de todas as séries têm transmissão do NBB BasquetPass.
+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.