#JOGAJUNTO

LDB

Prometeu e cravou

13-07-2024 | 04:32
Por Juvenal Dias

Léo Cravero prometeu que o Caxias do Sul Basquete voltaria a vencer neste sábado e cravou 27 pontos para ajudar no objetivo; Vasco/Tijuca e São José também saíram vitoriosos

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve sua segunda rodada de partidas neste sábado (13/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o Caxias do Sul Basquete se recuperou diante do Botafogo, o Vasco/Tijuca virou para cima do Pato Basquete e o São José Basketball venceu o clássico estadual contra o São Paulo pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Cravada da vitória do Caxias pelo Léo

Na primeira partida do dia, Léo Cravero veio disposto a provar que a palavra dele é cumprida à risca. No dia anterior, o ala foi destaque do Caxias do Sul Basquete, mesmo na derrota do time gaúcho para o São José Basketball. Assim, hoje anotou 27 pontos, pegou oito rebotes e deu quatro assistências para contribuir com a vitória de 90 a 83 da equipe diante do Botafogo. Com isso, o time gaúcho chegou a sua quinta vitória em oito partidas em um duelo direto na tabela. Outro jogador do Caxias do Sul que teve grande destaque foi o armador Raul Caldas, que deu nada menos do que 16 assistências, igualando a segunda melhor marca da história da LDB.

Léo Cravero, do Caxias do Sul Basquete, cravou 27 pontos na vitória sobre o Botafogo. Foto: Yasmin Freitas/LNB

+ Confira as estatísticas da partida

Na sexta-feira, Léo terminou a entrevista garantindo que o Caxias do Sul viria mais aguerrido e buscaria uma vitória para se recuperar. Sem desmerecer o adversário, o Botafogo fez uma partida disputada e se empenhou igualmente, mas Léo cumpriu a profecia. “Eu não falei que venceríamos? Primeiro, gostaria de agradecer à equipe, que colaborou bastante para essa vitória. Foi uma vitória muito importante para nós, para a continuação do campeonato, e amanhã outro jogo e outra vitória, se Deus quiser.” O ala também falou de como, já tendo atuado pelo NBB CAIXA, ajuda e transmite confiança para os mais novos. “A responsabilidade é muito grande, muito grande mesmo. O Bruno (treinador) confia em mim e eu estou aqui para isso, para ajudar a molecada e cada vez mais nós subirmos até o topo.”

+ Veja as fotos do duelo

“Os jogos são decididos em detalhe, aqui estão as melhores equipes do Brasil, então estamos lutando. As melhores equipes do Brasil são atentas aos detalhes, hoje faltou um pouquinho de detalhe no final do jogo e nós poderíamos ter saído com a vitória. Agora é consertar nos próximos jogos porque estamos na busca da classificação para a Série Ouro”, declarou Mateus, ala do Botafogo, que fez um duplo-duplo, com 16 pontos e dez rebotes, além de cinco assistências, um fundamento que o atleta mostrou grande preocupação com os números, mostrando uma consciência coletiva.

Desligado no começo, mas ventania assoprou forte

O Vasco/Tijuca demorou cinco minutos até inaugurar seu marcador. Enquanto isso, o Pato Basquete mostrou que não venderia o embate facilmente e tratou de abrir uma vantagem. Mas que não durou um quarto inteiro, com o time carioca virando o duelo. Aos olhos atentos do ídolo do time principal Marquinhos e do pós-atleta comentarista Marcelinho Machado que estiveram nas arquibancadas da Gávea, o Vasco/Tijuca tomou a ponta para não largar mais. O Pato Basquete lutou e deixou tudo que podia em três quartos apertados, porém o 18 a 11 no segundo período foi determinante para o placar final de 64 a 52.

Euler, do Vasco/Tijuca, trouxe a velocidade para ajudar na vitória sobre o Pato Basquete na LDB. Foto: Yasmin Freitas/LNB

+ Confira as estatísticas da partida

Euler, que não é o ‘filho do vento’, mas fez uma ventania em quadra, anotando 16 pontos para ser o cestinha da partida para o Vasco/Tijuca. “O time entrou um pouco desligado e faltou mais atenção, tivemos mais atenção durante a partida. No jogo de hoje, procuramos entrar com mais garra, mais firmeza, mais concentrados e isso resultou na vitória e nós buscamos cada vez mais, mais vitórias e entrar sempre mais concentrado no jogo.”

+ Veja as fotos do duelo

Patrick e Ferrugem anotaram um duplo-duplo cada pelo lado do Pato Basquete. Curiosamente tiveram os mesmo 11 pontos e dez rebotes e 18 de eficiência, mas o time permaneceu com três vitórias na LDB 2024. Já o Cruzmaltino, conquistou seu segundo triunfo.

Segundo duplo-duplo, segunda vitória seguida

Afonso, pivô do São José Basketball, avisou que o time veio para ganhar todas as partidas na segunda janela do Grupo B. Até o momento, está cumprindo com maestria esse objetivo, com a segunda vitória no Rio de Janeiro, desta vez sobre o São Paulo por 92 a 77. Não só isso, o pivô emplacou o segundo duplo-duplo seguido, com 23 pontos e 11 rebotes, com uma eficiência de 35. Uma grande atuação contra o Tricolor, que manteve o placar apertado e com alguns minutos de liderança. O Sanja se fez prevalecer em todos os quartos.

Afonso comemorando a atuação com o São José Basketball. Foto: Yasmin Freitas/ LNB

+ Confira as estatísticas da partida

“A parte individual fica meio de lado, se não fosse os meus companheiros eu não conseguiria fazer o que eu fiz. Como eu falei ontem, viemos aqui com a mentalidade de ganhar todos os jogos. Então, eu acho que mais um jogo, mais um dia que foi objetivo cumprido, agora é focar em amanhã, entrar forte e tentar mais uma vitória”, ressaltou Afonso.

+ Veja as fotos do confronto

“O São Paulo é um time muito forte, nós jogamos contra eles já esse ano no Paulista Sub-20, foi bom agora jogar de novo. É um time com qualidade, time organizado, mas conseguimos entrar focados, entrar bem e fechar bem o jogo”, comentou o pivô, exaltando a dificuldade que encontraram. Tiago Marques (atual recordista de pontos em uma partida da LDB) é prova dessa qualidade, ficando um ponto atrás do cestinha (22). Além dele, Scherrer (13), Igor (13) e David Chaves (10) alcançaram dois dígitos na pontuação. Foi a quarta vitória do Sanja na atual edição.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.