HOJE
Anotem os nomes!
Por Liga Nacional de Basquete
Léo Cravero, do Caxias do Sul, Tiago Marques e David Chaves, do São Paulo, Tico e Kauan Raymundo, do Corinthians, e Kauê, do Thalia, se destacaram na sede de Pato Branco
O último dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete em Pato Branco, nesta quinta-feira (27/06), foi em grande estilo. Liderados por Tico e Kauan Raymundo, o Corinthians bateu o recorde de pontuação desta edição na vitória sobre o anfitrião por 115 a 47 e fechou esta etapa invicto. O São Paulo contou mais uma vez com o bom desempenho da dupla Tiago Marques e David Chaves para superar o Campo Mourão. Já Léo Cravero, do Caxias do Sul, anotou mais um duplo-duplo e levou a melhor no duelo contra Kauê e o Thalia/SMEIJ. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Léo Cravero se impõe em vitória do Caxias
Para abrir o dia de jogos, o Caxias do Sul conseguiu belo triunfo diante do Thalia/SMEIJ por 84 a 64. Apesar das campanhas equilibradas, o encaixe do estilo de jogo das equipes foi mais favorável aos gaúchos, que usaram a maior estatura a seu favor para dominar a briga dos rebotes (59 a 29) e para não dar espaço aos arremessos de três pontos dos paranaenses, que terminaram a partida com 5/10 (50%) no aproveitamento do perímetro.

Léo Cravero sobe para converter mais uma bandeja. Foto: Weslley Tremba/LNB
E mesmo que Thalia tenha vencido o primeiro quarto por 21 a 18, o aproveitamento de 60% (6/10) na bola de três pontos no segundo quarto permitiu que Caxias abrisse vantagem e controlasse o ritmo do jogo nos quartos restantes. A equipe paranaense não conseguiu ter resposta ao domínio de Caxias e viu o jogo se encerrar com vantagem de 20 pontos.
O grande destaque da partida foi Léo Cravero, que anotou 19 pontos, 16 rebotes, três bolas de três convertidas e 23 de eficiência. Brayan, também ficou perto do duplo-duplo, com 18 pontos e nove rebotes. Pelo Thalia/SMEIJ, Kauê, com 16 pontos, Danilo, com 15, e Vazquez, com 14, se dividiram na pontuação.
Tiago Marques e David Chaves brilham mais uma vez
Em seguida, foi a vez do São Paulo fechar a primeira etapa da LDB com chave de ouro, batendo Campo Mourão por 92 a 61. Apesar da boa vitória na tarde de quarta-feira (26/06) contra o ADRM/Maringá, os paranaenses não conseguiram responder à fisicalidade do Tricolor durante todo o confronto.
Foi possível ver alguns indícios dessa dominância no primeiro quarto, apesar de o placar não ter terminado com diferença tão grande (20 a 14). O São Paulo passou desde o começo dominando nos rebotes (18 a 11 no período) e conseguindo pontuar muito mais da linha do lance livre (9 a 0). Ainda vimos Tiago Marques, com 15 pontos antes do intervalo, e David Chaves, com 12, liderarem o ataque do São Paulo a um triunfo sem dificuldades.

Tiago Marques fez mais um grande jogo pelo São Paulo. Foto: Weslley Tremba/LNB
A vantagem de 15 pontos criada no intervalo se manteve no terceiro quarto, o que permitiu que o São Paulo rodasse um pouco mais seu elenco no período final. A dupla são-paulina que brilhou no primeiro tempo foi quem mais se destacou na partida, com Tiago Marques terminando com 24 pontos, 10 rebotes e três bolas de três convertidas, enquanto David Chaves fechou com 19 pontos, nove rebotes e quatro bolas do perímetro. Rogério Bittar, com 21 pontos e sete rebotes, foi o cestinha de Campo Mourão mais uma vez.
Corinthians bate maior pontuação da LDB 2024
O último jogo da sede de Pato Branco na temporada foi em grande estilo. O Corinthians quebrou a marca de maior pontuação em um único jogo da LDB 2024 ao vencer o Pato Basquete por 115 a 52. O Timão já dava indícios de que aplicaria um placar mais elástico ao começar a partida muito quente do perímetro, com 4/7 (57.1%). Isso possibilitou ao Alvinegro abrir boa vantagem: 32 a 15 ao final do primeiro quarto.
No segundo quarto, a vantagem se ampliou ainda mais. Com um ataque ainda mais letal na bola de três (5/6 nas tentativas de arremesso), o Corinthians impôs sua fisicalidade na defesa e, além de dominar a batalha dos rebotes no quarto (16 a 8), limitou o Pato a apenas uma cesta convertida durante todo o período. Fez 34 a 5 na parcial.

Corinthians registrou a maior pontuação de uma equipe na atual edição da LDB. Foto: Weslley Tremba/LNB
No terceiro quarto, o Corinthians continuou dominando os rebotes (11 a 4) e limitando o aproveitamento de arremessos de longa distância de Pato, que sem resposta ao domínio Alvinegro, viu sofrer mais um placar elástico na parcial do terceiro quarto: 28 a 11. E com o placar definido, deu até para o Corinthians rodar seu elenco já pensando na próxima etapa da LDB. Tico Faria, por exemplo, que foi o grande destaque da equipe na competição até aqui, só jogou seis minutos durante todo o segundo tempo.
Os grandes destaques do Corinthians foram Kauan Raymundo, com 23 pontos, oito rebotes, quatro tocos e 33 de eficiência, e Cardoso, com 23 pontos, oito rebotes, três bolas de três convertidas e 31 de eficiência. No Pato Basquete, LH Ferrugem foi o cestinha da equipe com 13 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca