#JOGAJUNTO

LDB

Anotem os nomes!

27-06-2024 | 09:19
Por Liga Nacional de Basquete

Léo Cravero, do Caxias do Sul, Tiago Marques e David Chaves, do São Paulo, Tico e Kauan Raymundo, do Corinthians, e Kauê, do Thalia, se destacaram na sede de Pato Branco

O último dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete em Pato Branco, nesta quinta-feira (27/06), foi em grande estilo. Liderados por Tico e Kauan Raymundo, o Corinthians bateu o recorde de pontuação desta edição na vitória sobre o anfitrião por 115 a 47 e fechou esta etapa invicto. O São Paulo contou mais uma vez com o bom desempenho da dupla Tiago Marques e David Chaves para superar o Campo Mourão. Já Léo Cravero, do Caxias do Sul, anotou mais um duplo-duplo e levou a melhor no duelo contra Kauê e o Thalia/SMEIJ. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Léo Cravero se impõe em vitória do Caxias

Para abrir o dia de jogos, o Caxias do Sul conseguiu belo triunfo diante do Thalia/SMEIJ por 84 a 64. Apesar das campanhas equilibradas, o encaixe do estilo de jogo das equipes foi mais favorável aos gaúchos, que usaram a maior estatura a seu favor para dominar a briga dos rebotes (59 a 29) e para não dar espaço aos arremessos de três pontos dos paranaenses, que terminaram a partida com 5/10 (50%) no aproveitamento do perímetro. 

Léo Cravero sobe para converter mais uma bandeja. Foto: Weslley Tremba/LNB

E mesmo que Thalia tenha vencido o primeiro quarto por 21 a 18, o aproveitamento de 60% (6/10) na bola de três pontos no segundo quarto permitiu que Caxias abrisse vantagem e controlasse o ritmo do jogo nos quartos restantes. A equipe paranaense não conseguiu ter resposta ao domínio de Caxias e viu o jogo se encerrar com vantagem de 20 pontos.

O grande destaque da partida foi Léo Cravero, que anotou 19 pontos, 16 rebotes, três bolas de três convertidas e 23 de eficiência. Brayan, também ficou perto do duplo-duplo, com 18 pontos e nove rebotes. Pelo Thalia/SMEIJ, Kauê, com 16 pontos, Danilo, com 15, e Vazquez, com 14, se dividiram na pontuação.

Tiago Marques e David Chaves brilham mais uma vez

Em seguida, foi a vez do São Paulo fechar a primeira etapa da LDB com chave de ouro, batendo Campo Mourão por 92 a 61. Apesar da boa vitória na tarde de quarta-feira (26/06) contra o ADRM/Maringá, os paranaenses não conseguiram responder à fisicalidade do Tricolor durante todo o confronto.

Foi possível ver alguns indícios dessa dominância no primeiro quarto, apesar de o placar não ter terminado com diferença tão grande (20 a 14). O São Paulo passou desde o começo dominando nos rebotes (18 a 11 no período) e conseguindo pontuar muito mais da linha do lance livre (9 a 0). Ainda vimos Tiago Marques, com 15 pontos antes do intervalo, e David Chaves, com 12, liderarem o ataque do São Paulo a um triunfo sem dificuldades.

Tiago Marques fez mais um grande jogo pelo São Paulo. Foto: Weslley Tremba/LNB

A vantagem de 15 pontos criada no intervalo se manteve no terceiro quarto, o que permitiu que o São Paulo rodasse um pouco mais seu elenco no período final. A dupla são-paulina que brilhou no primeiro tempo foi quem mais se destacou na partida, com Tiago Marques terminando com 24 pontos, 10 rebotes e três bolas de três convertidas, enquanto David Chaves fechou com 19 pontos, nove rebotes e quatro bolas do perímetro. Rogério Bittar, com 21 pontos e sete rebotes, foi o cestinha de Campo Mourão mais uma vez.

Corinthians bate maior pontuação da LDB 2024

O último jogo da sede de Pato Branco na temporada foi em grande estilo. O Corinthians quebrou a marca de maior pontuação em um único jogo da LDB 2024 ao vencer o Pato Basquete por 115 a 52. O Timão já dava indícios de que aplicaria um placar mais elástico ao começar a partida muito quente do perímetro, com 4/7 (57.1%). Isso possibilitou ao Alvinegro abrir boa vantagem: 32 a 15 ao final do primeiro quarto.

No segundo quarto, a vantagem se ampliou ainda mais. Com um ataque ainda mais letal na bola de três (5/6 nas tentativas de arremesso), o Corinthians impôs sua fisicalidade na defesa e, além de dominar a batalha dos rebotes no quarto (16 a 8), limitou o Pato a apenas uma cesta convertida durante todo o período. Fez 34 a 5 na parcial.

Corinthians registrou a maior pontuação de uma equipe na atual edição da LDB. Foto: Weslley Tremba/LNB

No terceiro quarto, o Corinthians continuou dominando os rebotes (11 a 4) e limitando o aproveitamento de arremessos de longa distância de Pato, que sem resposta ao domínio Alvinegro, viu sofrer mais um placar elástico na parcial do terceiro quarto: 28 a 11. E com o placar definido, deu até para o Corinthians rodar seu elenco já pensando na próxima etapa da LDB. Tico Faria, por exemplo, que foi o grande destaque da equipe na competição até aqui, só jogou seis minutos durante todo o segundo tempo.

Os grandes destaques do Corinthians foram Kauan Raymundo, com 23 pontos, oito rebotes, quatro tocos e 33 de eficiência, e Cardoso, com 23 pontos, oito rebotes, três bolas de três convertidas e 31 de eficiência. No Pato Basquete, LH Ferrugem foi o cestinha da equipe com 13 pontos.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.