#JOGAJUNTO

LDB

De olho na vitória

12-07-2024 | 04:24
Por Juvenal Dias

Sem uma lente de contato, Lucas anota 29 e conduz o Botafogo a uma virada no último quarto contra o Thalia; São Paulo tem estreante cestinha e Sesi Franca vence apertado

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 começou nesta sexta-feira (12/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o São Paulo começou com vitória diante do Vasco/Tijuca, o Botafogo virou para cima do Thalia/SMEIJ e o Sesi Franca superou o Campo Mourão pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Estreia de venezuelano na vitória do São Paulo

Anthony Reyes foi o grande destaque do quinto triunfo tricolor na LDB 2024. O armador venezuelano estreou pelo São Paulo contra o Vasco/Tijuca e anotou 19 pontos, com dois rebotes e quatro assistências na vitória por 71 a 51. O Tricolor começou na frente e terminou assim, com um equilíbrio no confronto até os cinco primeiros minutos. Depois, o time paulista deu duas arrancadas no placar, quando ainda vencia por 11 a 10 e subiu até 23 e no seguindo quarto, quando vencia por 31 a 20 e ampliou em mais nove para determinar o ritmo do restante da partida.

Anthony Reyes recebeu o devido batismo ao chegar no São Paulo e estreou como cestinha do time contra o Vasco/Tijuca na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

O camisa 58 do São Paulo agradeceu à recepção e a dedicação dos novos companheiros de time: “Bem, eu tenho que agradecer ao time que me ajudou. Estive junto com eles, treinado junto com eles. Me dão confiança e eu acho que isso (ser o cestinha) foi graças a eles. Agradeço mais a eles. Agradeço a Deus por fazer isso possível. E, bem, continuamos trabalhando. Há jogos para jogar e sei que vamos classificar.”

+ Veja fotos do duelo

O ala do Vasco, Brasil, lamentou a derrota: “Nós começamos meio para baixo o jogo, mas foi um jogo pegado até o final. Depois que entramos no ritmo, nós ensaiamos uma reação, mas como o time do São Paulo já abriu a vantagem no começo do primeiro quarto, foi difícil voltar.”

Virada sem uma lente de contato

Quem tem miopia ou qualquer outro problema de nitidez na visão e pratica esportes já passou por isso. O problema é ficar em a lente de contato em um jogo de campeonato como a LDB. Superando esse contratempo e a força do Thalia, que se manteve à frente do marcador em boa parte do segundo jogo, Lucas, ala do Botafogo, conduziu o Alvinegro a uma virada por 76 a 67. O primeiro quarto o Thalia venceu por nove pontos e nos outros dois, a equipe carioca reduziu. Foi uma arrancada no último período de 28 a 15 que determinou a virada e quarta vitória do Glorioso. Lucas perdeu a lente de contato ainda antes do intervalo e, mesmo assim, anotou 29 pontos, com três rebotes e deu duas assistências.

Lucas, ala do Botafogo, jogou sem uma das lentes de contato na vitória sobre o Thalia na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Lucas comemorou a vitória e já avisou que tem um estojo reserva para continuar jogando, mesmo com miopia de 1,5 graus: “Nós acordamos ao longo do jogo, conseguimos uma grande vitória que era necessária, que está no planejamento da caminhada para conseguir classificar. Graças a Deus, eu consegui ser um destaque da partida, com 29 pontos. Claro que o meu time me ajudou nessa caminhada, mas eu estou muito grato no que eles estão fazendo. Ainda bem que a lente não fez falta, mas amanhã já volto com uma nova.”

+ Veja fotos do duelo

Sabino anotou um duplo-duplo para o Thalia, com 11 pontos e 13 rebotes e analisou assim o embate: “Nós começamos com o nosso jogo, Thalia joga dessa forma, em transição. A equipe de Botafogo também é muito boa, nós não soubemos fechar esse jogo, tanto que no último quarto foi uma diferença grande de pontos, mas é ajustar isso e usar de aprendizado para o próximo jogo”.

Sofrimento, mas com vitória no fim

O Sesi Franca até esperava uma batalha contra o Campo Mourão, mas com o trabalho que teve para vencer por 57 a 51, com sofrimento até os últimos minutos finais, talvez não estivesse no script. Com uma pontuação baixa desde o princípio, o Sesi Franca teve uma ligeira vantagem de 11 a 9 no primeiro quarto e viu o time paranaense empatar na ida para o intervalo. Não só teve o empate como também uma virada de Campo Mourão, que terminou a terceira parcial com dois pontos de vantagem. Contudo, sua baixa rotação do elenco, fez o time se desgastar e não ter forças para se manter até o final. Sesi aproveitou o melhor condicionamento físico para faturar a quinta vitória. João Paulo foi o destaque do time francano com um duplo-duplo, com 14 pontos e 11 rebotes.

João Paulo foi o cestinha pelo Sesi Franca contra o Campo Mourão na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira estatísticas da partida

João Paulo fez questão de ressaltar o jogo coletivo do time do interior paulista: “A nossa equipe tenta jogar sempre coletivamente, sempre a individualidade vai sair naturalmente. Hoje eu fui abençoado de sair como o cestinha da partida, mas em outros jogos outros jogadores podem ser. Mas a gente quer fazer um trabalho bem feito, o que o técnico pede, colocamos em prática na quadra e saímos com a vitória. Vamos atrás do melhor resultado sempre.”

+ Veja fotos do duelo

Pelo lado do Campo Mourão, Nycolas teve a maior pontuação da partida, com 17 pontos anotados. O ala lamentou pelo time não ter mantido a intensidade inicial. “Nós mantivemos a intensidade o máximo que pudemos, mas sentimos com rotação limitada, perdemos a força nos momentos decisivos. Mas eu agradeço a todos os meus companheiros de equipe por lutarem até o fim, mérito de Franca, que fez uma boa partida.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.