#JOGAJUNTO

LDB

No calor de Manaus!

16-07-2024 | 04:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com a segunda atuação mais eficiente da atual LDB, ala-pivô conduz Ponta Grossa à vitória sobre a Unifacisa; Mogi e Pinheiros mantem invencibilidade na segunda etapa

Nesta terça-feira (16/07), a sede do Rio de Janeiro da Liga de Desenvolvimento 2024 descansou, mas São Paulo continuou a todo vapor. Nos primeiros três jogos do dia, no ginásio Antonio Prado Jr., Mogi Basquete e Pinheiros venceram seus compromissos e mantiveram o 100% de aproveitamento na segunda etapa da LDB, enquanto Ponta Grossa alcançou sua segunda vitória na competição após atuação de gala de Manaus, que anotou a segunda maior eficiência desta edição da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Coletivo é o destaque na vitória mogiana

Em duelo acirrado desde os primeiros minutos de jogo, Mogi vence Cerrado por 83 a 64, alcança a sexta vitória na LDB 2024 e se aproxima da classificação para a Série Ouro da competição. A equipe mogiana contou com uma presença forte no garrafão para garantir 48 rebotes (23 ofensivos), anotar muitos pontos de segunda chance e garantir a liderança nos minutos decisivos do confronto. Foi a partir do quarto período que o Mogi conseguiu uma corrida de 10 pontos, abriu uma pequena diferença sobre a equipe do distrito federal e garantiu o seu triunfo.

Destaque no último NBB, Dani Moreira fechou a vitória com nove rebotes e 11 rebotes Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas da partida entre Mogi e Cerrado

A equipe vencedora contou com um bom desempenho coletivo durante o duelo, quatro jogadores terminaram com dígitos duplos na pontuação e cinco com dígitos duplos em eficiência. Lukas Josuel flertou com um triplo-duplo e conseguiu 10 pontos, nove rebotes e cinco assistências, mas o cestinha foi Renan Allen, que terminou com 17 pontos e quatro bolas de três pontos. “O jogo foi truncado, cheio de trocas de ‘runs’, mas no final do jogo conseguimos controlar bem. A profundidade do elenco ajudou muito, todos que entraram ajudaram, conseguiram se sair bem. O foco é terminar a etapa invicto e conseguir a classificação no domingo”, comentou o armador Vitinho, que terminou com 14 pontos.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Mogi Basquete

Apesar da derrota, o Cerrado se destacou ao longo da partida pelo jogo físico e a defesa forte durante os três primeiros quartos. O ala-pivô Gomes foi o grande nome da equipe e terminou com 20 pontos, 11 rebotes e 30 de eficiência. “Começamos bem, trabalhamos bem o físico, mas o problema foi quando eles conseguiram abrir o jogo. Tudo começou a cair, o Mogi tem uma bola de três muito forte, então depois que eles começaram a acertar, não conseguimos mais segurar”, disse o ala/pivô do Cerrado.

Manaus é gigante!

Em confronto direto na tabela de classificação da LDB 2024, o Ponto Grossa conquistou uma grande vitória sobre a Unifacisa por 107 a 60 e elevou a moral da equipe para o decorrer da competição. A equipe paranaense contou com 57 ao longo do confronto para garantir o enorme volume de pontos e a maior pontuação do time nessa temporada na maior competição de base do País. Com o triunfo, a LDPG subiu na tabela de classificação e continua em busca de melhores posições para as fases finais.

Com 14,5 pontos por jogo, Manaus é o segundo principal cestinha do Ponta Grossa. Foto: João Pires/LNB

+ Confira as estatísticas da partida entre Ponta Grossa e Unifacisa

O brilho da partida ficou nas mãos do ala-pivô Manaus, que finalizou a partida com 26 pontos, 15 rebotes, cinco assistências e 46 de eficiência, a segunda maior marca desta edição. Além disso, o jovem prospecto conseguiu esse feito com um aproveitamento de 81% nos arremessos de quadra. “A equipe toda jogou muito bem, o que só influenciou positivamente o meu desempenho individual. Me ajudaram muito com o rebotes e confiaram para que eu sempre pudesse chutar, então foi natural. Estou surpreso com essa marca, mas muito contente ao mesmo tempo. Gosto de ser o cara que sempre traz energia para a equipe”, afirmou.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Ponta Grossa

Pelo lado da equipe campinense, o ala Guilherme foi o grande pontuador, com 22 pontos. O jovem ainda terminou com sete rebotes e três assistências. “Infelizmente tivemos pouco tempo para treinar juntos, nossa equipe foi formado em menos de um mês, então não tivemos tanto tempo para acertar o nosso entrosamento. Nosso foco é melhorar para cada vez para conseguir chegar bem na fase final”, disse.

Invencibilidade intacta

O maior campeão da LDB continua com uma campanha irretocável. A oitava vitória da equipe pinheirense chegou nesta terça-feira (16/07), contra o Bauru Basket, por 78 a 43. A equipe dos Jardins fez um jogo consistente do inicio ao fim, com um grande desempenho do coletivo, que antes mesmo de finalizar o primeiro quarto já havia colocado uma vantagem de 18 pontos. Com a vitória, o time azul e preto continua entre os primeiros colocados da tabela de classificação.

Lucca Boracina, de apenas 16 anos, finalizou a partida com oito pontos e três rebotes (João Pires/LNB)

+ Confira as estatísticas da partida entre Pinheiros e Bauru Basket

O Pinheiros contou com uma grande atuação do coletivo, mas foram das mãos de Meili que saíram os principais pontos da arrancada. “Nosso time é muito forte, todo mundo que entra consegue desempenhar muito bem, mas além de tudo tive a sorte de conseguir matar as bolas que sobraram pra mim. Nosso objetivo nesse campeonato é ir até a final e ser campeão, vamos lutar ao máximo para que isso se realize”, disse o ala-armador, que terminou com 24 pontos e cinco rebotes.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Pinheiros

Pelo lado do Bauru Basket, quem mais puxou a responsabilidade durante os 40 minutos foi o ala-pivô Leandro, que anotou 12 pontos e sete rebotes. “Nosso time é chutador, trabalhos espaçados, mas quando a bola não cai fica muito difícil de conseguir entrar no jogo. O Pinheiros é uma equipe superior, mas nós somos um time que pode crescer e estamos buscando chegar cada vez mais longe”, afirmou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.