#JOGAJUNTO

LDB

ótimo aproveitamento

26-06-2024 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Adriel comanda segunda vitória do BRB/Brasília/AACB ao converter 70% (17/24) dos pontos tentados; Minas Tênis Clube e Bauru Basket também vencem no segundo dia de jogos no DF

Minas Tênis Clube, Bauru Basket e BRB/Brasília/AACB derrotaram Unifacisa, Basquete Cearense e AEGB/GO, respectivamente, e mantiveram 100% de aproveitamento no segundo dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete, nesta quarta-feira (26/06), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. As partidas foram válidas pelo Grupo A da competição com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Para o terceiro dia da LDB em Brasília, o confronto de abertura será entre Cerrado Basquete e Unifacisa, às 11h30. Na sequência, às 13h45, o Minas Tênis Clube enfrenta o Basquete Cearense e para encerrar o Bauru Basket joga diante da AEGB/GO, às 16h. 

Minas Tênis Clube continua 100%

O confronto entre Unifacisa e Minas Tênis Clube iniciou equilibrado, com os paraibanos tentando controlar as investidas do adversário. Porém, esse ímpeto durou pouco tempo. Logo o Alviceleste emendou uma corrida de 9 a 0 e abriu larga vantagem frente a Unifacisa. Com aproximadamente 55% de precisão nos arremessos e 39 de eficiência, o Minas terminou o primeiro quarto vencendo por 28 a 12. Mesmo na tentativa de se recuperar ofensivamente, a Unifacisa tinha dificuldade em defender as chegadas do Minas no perímetro. Rapidamente o placar ia se esticando tendo Wini Silva como um dos destaques do primeiro tempo. O atleta alcançou um duplo-duplo com 11 pontos e 11 rebotes antes do intervalo, deixando o Minas Tênis Clube em vantagem: 49 a 28. 

Atrás do marcador, a Unifacisa voltou para o segundo tempo querendo mais. Porém, do outro lado, o Minas Tênis Clube mantinha sua boa imposição física e tática, se defendendo bem e atacando de forma doutrinadora. A atuação do Alviceleste em quadra passava principalmente pelo armador uruguaio Rodriguez, que com oito pontos e três assistências, manteve a superioridade da equipe no período, vencido por 70 a 37. No último quarto, o técnico do Minas aproveitou para rodar a equipe e dar mais minutagem aos jogadores do banco, administrando o resultado e se mantendo 100% na LDB 2024: 90 a 48.

Minas Tênis Clube vence segunda na LDB. Foto: Matheus Maranhão

Wini Silva, destaque do Minas Tênis Clube, com 13 pontos, 12 rebotes e duas assistências, falou da invencibilidade. “É muito importante para gente. Somos um time novo, muitos estão participando pela primeira vez da LDB e vamos seguir trabalhando para terminar a primeira etapa invictos”, afirmou. Dono também de um duplo-duplo no primeiro tempo, o pivô afirmou que o que importava era a vitória. “É sempre bom. O time está fechado e unido para irmos o mais longe possível.”

Cestinha da partida com 17 pontos, o ala-armador Gabriel, da Unifacisa, ainda anotou seis rebotes e três assistências. “Tivemos pouco tempo de preparação, mas não abaixamos a cabeça para isso. A competição é longa e vamos seguir trabalhando para buscar resultados melhores”, disse. 

Invencibilidade mantida

A partida começou com curto domínio do Bauru Basket, que logo abriu 6 a 0. O Basquete Cearense demorou para se encontrar e só pontuou pela primeira vez depois de quatro minutos e o time emendou uma boa corrida de 7 a 0, voltando para a partida. O jogo se manteve equilibrado até o fim do primeiro período e nenhuma das duas equipes conseguiu descolar uma vantagem na reta final, que terminou em 12 a 10 para os paulistas. Até a metade do segundo quarto, o Basquete Cearense esteve constante, não deixando o Bauru esticar a vantagem. Porém, na reta final, os paulistas fizeram 16 pontos em sequência e terminaram o primeiro tempo na frente por 38 a 20, com destaque para Jean, com oito pontos e 100% de acerto nos lances livres.

O terceiro quarto ficou marcado pela baixa pontuação das duas equipes. As defesas estavam bem postadas e, mesmo com a rotatividade dos atletas em quadra, tanto o Basquete Cearense quanto o Bauru tinham dificuldades de acertar a cesta. A parcial do período terminou favorável ao Dragão: 50 a 24. No último quarto e com o dobro de pontos do adversário, o Bauru controlou a partida até o fim para vencer a segunda na LDB 2024 por 62 a 34.

Bauru Basket já acumula duas vitórias na LDB. Foto: Matheus Maranhão

Pelo Bauru, o nome do jogo foi o armador Jean, anotando 13 pontos, oito rebotes e duas assistências. “A maior qualidade da nossa equipe é o nosso jogo em grupo. Todos contribuem com rebotes, assistências e mantém a consistência defensiva. Com certeza isso vai trazer grandes resultados pra gente”, afirmou o atleta do Bauru. Do Basquete Cearense, o destaque ficou para o pivô Cauã, com 50% de aproveitamento nos pontos, além de seis rebotes e uma assistência.

Adriel comanda o BRB/Brasília/AACB 

O BRB/Brasília/AACB começou o jogo dominando o garrafão e abrindo seis pontos à frente da AEGB. Nos primeiros minutos de jogo, os candangos mandavam no placar, forçando o pedido de tempo do treinador Breno Pinheiro para ajustar as falhas defensivas. A partida se equilibrou, mas nada que impedisse o BRB/Brasília/AACB de terminar o primeiro quarto vencendo por 21 a 12. No segundo quarto, a equipe do Distrito Federal continuou com forte intensidade em quadra. Com Vilarinho comandando na pontuação (nove), além de Chrysthian anotando sete rebotes, o BRB/Brasília/AACB terminou o primeiro tempo com quase o dobro de pontos do adversário: 41 a 22.

Apesar do equilíbrio no início do terceiro quarto, com a AEGB/GO tentando se recuperar, os candangos aproveitaram as corridas ofensivas de contra-ataque para manter o resultado com, pelo menos, 30 pontos de vantagem. Com Adriel tendo 64% de aproveitamento nos arremessos no quarto (nove pontos de 14 tentados), o BRB/Brasília/AACB terminou o período vencendo por 71 a 35. No último quarto, a partida se manteve favorável aos candangos, apesar da AEGB/GO forçar mais o ataque. A vitória por 84 a 45.

BRB/Brasília/AACB vence o AEGB/GO no segundo jogo pela LDB. Foto: Matheus Maranhão

O ala-pivô Adriel foi o destaque do BRB/Brasília/AACB no jogo, com 17 pontos e um bom aproveitamento de 70%, além de seis rebotes. “A galera está entrosada e animada, na pegada. Vamos seguir firmes, que é só o começo. Queremos mais nesse campeonato e a expectativa está muito boa”, disse. Pelo lado da AEGB/GO, os destaques ficaram com o ala-armador Maia, com 12 pontos e duas assistências, e também o ala Hemerson, que pegou seis rebotes. O treinador da equipe goiana, Breno Pinheiro, fez um resumo do que foi a estreia na LDB. “Não conseguimos ser o time que estamos sendo nos treinamentos. É a primeira vez de muitos atletas em uma competição nacional. Era natural que sentissem a pressão”, analisou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.