HOJE
ótimo aproveitamento
Por Liga Nacional de Basquete
Adriel comanda segunda vitória do BRB/Brasília/AACB ao converter 70% (17/24) dos pontos tentados; Minas Tênis Clube e Bauru Basket também vencem no segundo dia de jogos no DF
Minas Tênis Clube, Bauru Basket e BRB/Brasília/AACB derrotaram Unifacisa, Basquete Cearense e AEGB/GO, respectivamente, e mantiveram 100% de aproveitamento no segundo dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete, nesta quarta-feira (26/06), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. As partidas foram válidas pelo Grupo A da competição com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Para o terceiro dia da LDB em Brasília, o confronto de abertura será entre Cerrado Basquete e Unifacisa, às 11h30. Na sequência, às 13h45, o Minas Tênis Clube enfrenta o Basquete Cearense e para encerrar o Bauru Basket joga diante da AEGB/GO, às 16h.
Minas Tênis Clube continua 100%
O confronto entre Unifacisa e Minas Tênis Clube iniciou equilibrado, com os paraibanos tentando controlar as investidas do adversário. Porém, esse ímpeto durou pouco tempo. Logo o Alviceleste emendou uma corrida de 9 a 0 e abriu larga vantagem frente a Unifacisa. Com aproximadamente 55% de precisão nos arremessos e 39 de eficiência, o Minas terminou o primeiro quarto vencendo por 28 a 12. Mesmo na tentativa de se recuperar ofensivamente, a Unifacisa tinha dificuldade em defender as chegadas do Minas no perímetro. Rapidamente o placar ia se esticando tendo Wini Silva como um dos destaques do primeiro tempo. O atleta alcançou um duplo-duplo com 11 pontos e 11 rebotes antes do intervalo, deixando o Minas Tênis Clube em vantagem: 49 a 28.
Atrás do marcador, a Unifacisa voltou para o segundo tempo querendo mais. Porém, do outro lado, o Minas Tênis Clube mantinha sua boa imposição física e tática, se defendendo bem e atacando de forma doutrinadora. A atuação do Alviceleste em quadra passava principalmente pelo armador uruguaio Rodriguez, que com oito pontos e três assistências, manteve a superioridade da equipe no período, vencido por 70 a 37. No último quarto, o técnico do Minas aproveitou para rodar a equipe e dar mais minutagem aos jogadores do banco, administrando o resultado e se mantendo 100% na LDB 2024: 90 a 48.

Minas Tênis Clube vence segunda na LDB. Foto: Matheus Maranhão
Wini Silva, destaque do Minas Tênis Clube, com 13 pontos, 12 rebotes e duas assistências, falou da invencibilidade. “É muito importante para gente. Somos um time novo, muitos estão participando pela primeira vez da LDB e vamos seguir trabalhando para terminar a primeira etapa invictos”, afirmou. Dono também de um duplo-duplo no primeiro tempo, o pivô afirmou que o que importava era a vitória. “É sempre bom. O time está fechado e unido para irmos o mais longe possível.”
Cestinha da partida com 17 pontos, o ala-armador Gabriel, da Unifacisa, ainda anotou seis rebotes e três assistências. “Tivemos pouco tempo de preparação, mas não abaixamos a cabeça para isso. A competição é longa e vamos seguir trabalhando para buscar resultados melhores”, disse.
Invencibilidade mantida
A partida começou com curto domínio do Bauru Basket, que logo abriu 6 a 0. O Basquete Cearense demorou para se encontrar e só pontuou pela primeira vez depois de quatro minutos e o time emendou uma boa corrida de 7 a 0, voltando para a partida. O jogo se manteve equilibrado até o fim do primeiro período e nenhuma das duas equipes conseguiu descolar uma vantagem na reta final, que terminou em 12 a 10 para os paulistas. Até a metade do segundo quarto, o Basquete Cearense esteve constante, não deixando o Bauru esticar a vantagem. Porém, na reta final, os paulistas fizeram 16 pontos em sequência e terminaram o primeiro tempo na frente por 38 a 20, com destaque para Jean, com oito pontos e 100% de acerto nos lances livres.
O terceiro quarto ficou marcado pela baixa pontuação das duas equipes. As defesas estavam bem postadas e, mesmo com a rotatividade dos atletas em quadra, tanto o Basquete Cearense quanto o Bauru tinham dificuldades de acertar a cesta. A parcial do período terminou favorável ao Dragão: 50 a 24. No último quarto e com o dobro de pontos do adversário, o Bauru controlou a partida até o fim para vencer a segunda na LDB 2024 por 62 a 34.

Bauru Basket já acumula duas vitórias na LDB. Foto: Matheus Maranhão
Pelo Bauru, o nome do jogo foi o armador Jean, anotando 13 pontos, oito rebotes e duas assistências. “A maior qualidade da nossa equipe é o nosso jogo em grupo. Todos contribuem com rebotes, assistências e mantém a consistência defensiva. Com certeza isso vai trazer grandes resultados pra gente”, afirmou o atleta do Bauru. Do Basquete Cearense, o destaque ficou para o pivô Cauã, com 50% de aproveitamento nos pontos, além de seis rebotes e uma assistência.
Adriel comanda o BRB/Brasília/AACB
O BRB/Brasília/AACB começou o jogo dominando o garrafão e abrindo seis pontos à frente da AEGB. Nos primeiros minutos de jogo, os candangos mandavam no placar, forçando o pedido de tempo do treinador Breno Pinheiro para ajustar as falhas defensivas. A partida se equilibrou, mas nada que impedisse o BRB/Brasília/AACB de terminar o primeiro quarto vencendo por 21 a 12. No segundo quarto, a equipe do Distrito Federal continuou com forte intensidade em quadra. Com Vilarinho comandando na pontuação (nove), além de Chrysthian anotando sete rebotes, o BRB/Brasília/AACB terminou o primeiro tempo com quase o dobro de pontos do adversário: 41 a 22.
Apesar do equilíbrio no início do terceiro quarto, com a AEGB/GO tentando se recuperar, os candangos aproveitaram as corridas ofensivas de contra-ataque para manter o resultado com, pelo menos, 30 pontos de vantagem. Com Adriel tendo 64% de aproveitamento nos arremessos no quarto (nove pontos de 14 tentados), o BRB/Brasília/AACB terminou o período vencendo por 71 a 35. No último quarto, a partida se manteve favorável aos candangos, apesar da AEGB/GO forçar mais o ataque. A vitória por 84 a 45.

BRB/Brasília/AACB vence o AEGB/GO no segundo jogo pela LDB. Foto: Matheus Maranhão
O ala-pivô Adriel foi o destaque do BRB/Brasília/AACB no jogo, com 17 pontos e um bom aproveitamento de 70%, além de seis rebotes. “A galera está entrosada e animada, na pegada. Vamos seguir firmes, que é só o começo. Queremos mais nesse campeonato e a expectativa está muito boa”, disse. Pelo lado da AEGB/GO, os destaques ficaram com o ala-armador Maia, com 12 pontos e duas assistências, e também o ala Hemerson, que pegou seis rebotes. O treinador da equipe goiana, Breno Pinheiro, fez um resumo do que foi a estreia na LDB. “Não conseguimos ser o time que estamos sendo nos treinamentos. É a primeira vez de muitos atletas em uma competição nacional. Era natural que sentissem a pressão”, analisou.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca