#JOGAJUNTO

LDB

Inspiração em Antetokounmpo

12-08-2024 | 01:26
Por Marcius Azevedo

Nicolas vive situação inédita na carreira ao morar distante da família pelo sonho de jogar o NBB CAIXA e tem se destacado pelo Cruzeiro Basquete na LDB 2024

Aos 20 anos, Nicolas Cavero vive uma situação inédita. Natural de São Paulo, o pivô está distante da família pela primeira vez na carreira. Ele aceitou uma proposta para defender o Cruzeiro na Liga de Desenvolvimento de Basquete com o objetivo de conseguir um contrato para disputar o NBB CAIXA 2024/25. A equipe mineira treina diariamente em Belo Horizonte, mas disputa os jogos em Itatiaiuçu, cidade localizada a 70km da capital.

“Está sendo um período difícil”, admitiu o jogador, que já defendeu Paulistano, Corinthians e Osasco Basquete e está se sentindo um pouco mais sozinho morando em Belo Horizonte. “Tento encontrar o meu conforto no basquete, treinando mais, chegando mais cedo ao ginásio, porque vim para cá com o propósito de evoluir”, completou.

Nicolas em ação pelo Cruzeiro Basquete na primeira fase da LDB. Foto: João Pires/LNB

A inspiração é Giannis Antetokounmpo, identificação que carrega na camisa ao usar o mesmo 34 do jogador do Milwaukee Bucks. O astro tem uma história de superação, que começa na Nigéria, passa por um período como refugiado na Grécia e tem o ato principal nos Estados Unidos. Como revelado no documentário, A Incrível Jornada, do Amazon Prime, antes de ser campeão da NBA, o grego quase desistiu de tudo por estar longe da família. Foi necessária até uma intervenção do então senador John Kerry para que pais dele pudessem entrar em território americano. “Sou muito fã do Giannis. Gosto muito da mentalidade e superação dele na vida. Me identifico bastante com a história dele”, afirmou Nicolas.

+ Murilo segue os passos do pai Alírio, tricampeão do NBB CAIXA, no Paulistano

O desempenho na LDB comprova que o sacrifício, por enquanto, está dando resultado. Na primeira fase, quando o Cruzeiro Basquete avançou como terceiro colocado no Grupo A, com nove vitórias e três derrotas, atrás apenas de Pinheiros e Paulistano, Nicolas foi um dos destaques ao lado do armador Léo Abreu.

O pivô registrou médias de 10,9 pontos e 8,9 rebotes e 15,8 de eficiência. Para além dos números, Nicolas se destacou pelo trabalho de pés no garrafão e pela briga intensa nos rebotes, principalmente ofensivos. Não à toa, ele teve média de 4,4 sobras no ataque.

“Vim para o Cruzeiro com o objetivo de jogar no NBB CAIXA, mas infelizmente ainda não será neste ano. Estou trabalhando para ver se consigo um contrato no adulto. É meu sonho. Quero jogar o NBB”, afirmou Nicolas, citando o fato da equipe mineira não ter demonstrado interesse de participar do NBB CAIXA 2024/25. A temporada vai contar com 18 equipes e começa no dia 12 de outubro.

+ Confira agenda de transmissões das Séries Ouro, Prata e Bronze da LDB

O pai Emerson foi quem apresentou o basquete para Nicolas, mas o jogador do Cruzeiro tem outras referências em quadra. “No NBB CAIXA, gosto do Lucas Dias e do Hettsheimeir. Desde pequeno vi muito o Lucas Dias jogar quando estava no Paulistano, e o Hett eu conheci no Corinthians, eu estava lá na época e aprendi muito com ele.”

Para alcançar o objetivo de conseguir uma equipe no NBB CAIXA, Nicolas mira uma mistura no estilo de Lucas Dias e Hettsheimeir e trabalha arduamente para evoluir. “Eu preciso desenvolver minha defesa, principalmente no 1 contra 1 ao encontrar um cara mais baixo e continuar brigando nos rebotes e melhorar meu arremesso, que é algo que eu preciso para me tornar melhor no nível adulto”, enumerou.

A Série Ouro, que começa no dia 26 de agosto, é mais uma chance para Nicolas se apresentar aos times do NBB CAIXA que estão procurando um pivô ágil de 2,05m. O Cruzeiro não entra como favorito, mas, segundo o jogador, pode surpreender, assim como fez na primeira fase da LDB.

“O nosso time é o famoso underrated (subestimado). Estamos comendo pelas beiradas, vamos buscar e, se moscar, vamos estar na semifinal”, avisou. “Vamos estar brigando, dando a vida em cada jogo, cada posse vai ser importante. O nosso objetivo é chegar na semifinal e, tenho certeza, que isso vai acontecer.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.