#JOGAJUNTO

LDB

Na eficiência de Atauri

19-07-2024 | 09:21
Por Marcius Azevedo

Paulistano supera o Cerrado Basquete, vence nono jogo e garante vaga na Série Ouro; Minas Tênis Clube conquista vitória importante e Brasília bate o IVV/Cetaf

A sexta-feira (19/07) marcou o quinto dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Nas últimas três partidas do dia no Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Paulistano, que superou o Cerrado Basquete e se garantiu na Série Ouro. O Minas Tênis Clube também conquistou uma importante vitória sobre o Mogi Basquete. Já o BRB/Brasília/AACB fez um primeiro quarto perfeito para vencer o Instituto Viva Vida/Cetaf pela competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Confira a classificação da LDB 2024

A penúltima rodada acontece neste sábado (20/07). Bauru Basket e Ponta Grossa abrem o dia, às 8h30. Na sequência, às 10h45, BRB/Brasília/AACB e Cruzeiro Basquete entram em quadra. Basquete Cearense e IVV/Cetaf se enfrentam às 13h. Já Minas Tênis Clube e Pinheiros jogam às 15h15, enquanto Unifacisa e Mogi Basquete duelam às 17h30. Por fim, às 19h45, AEGB-GO e Paulistano encerram o dia.

Primeiro tempo perfeito garante vitória do Brasília

No confronto direto por uma vaga na Série Prata, BRB/Brasília/AACB superou o Instituto Vila Velha/Cetaf por 74 a 56, conquistou o quinto triunfo na competição e agora soma uma campanha de 50% (5-5). A vitória foi construída a partir de uma atuação irretocável no primeiro quarto, quando fez 33 a 13 na parcial, com 8/15 (53,3%) nos arremessos de 3 pontos. A equipe do Espírito Santo melhorou nos outros três períodos, mas não conseguiu virar o placar. Agora são quatro vitórias e seis derrotas, em oitavo, mesmo desempenho do Bauru Basket, o nono colocado.

Crysthian foi um dos destaques da vitória do Brasília. Foto: Vitor H. Souza

+ Confira as estatísticas da partida entre IVV/Cetaf e Brasília

Crysthian foi o jogador mais eficiente do Brasília ao terminar o jogo com oito pontos, 10 rebotes, sendo quatro ofensivos, e cinco assistências para 19 de eficiência. “Viemos focados em ganhar porque era briga direta na tabela. Conseguimos nos impor desde o começo do jogo. O nosso primeiro quarto foi muito forte, conseguimos fechar com 33 pontos. Fico feliz pela vitória, foi um resultado excelente. É continuar trabalhando. Estamos quase garantidos na Série Prata”, afirmou o pivô. Allan foi o cestinha da equipe com 19 pontos. Vilarinho também se destacou com 14 pontos, cinco assistências e quatro rebotes.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Brasília

Pelo lado do IVV/Cetaf, Elvis foi o principal jogador, com 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências para 22 de eficiência. “Hoje foi um jogo atípico. Não conseguimos encaixar uma boa defesa desde o primeiro quarto, quando eles tiveram um ótimo aproveitamento. É difícil começar com 10 passos atrás. Conseguimos recuperar bem no segundo quarto, fazendo um jogo bem melhor, mas eles são uma equipe com muita qualidade. Complica buscar um resultado com os 20 pontos que abriram no primeiro quarto”, afirmou. “Agora é ter cabeça boa, porque estamos na briga pela (Série) Prata, queremos essa última vaga. Hoje era um confronto direto, infelizmente não conseguimos vencer, mas não tem nada perdido. Vamos fazer um jogo melhor amanhã e no domingo brigar com o Bauru pela última vaga.”

Minas se recupera na força de Wini Braga

Após perder o clássico para o Cruzeiro Basquete, o Minas Tênis Clube entrou em quadra para provar que não se abateu com o primeiro revés na LDB e venceu o Mogi Basquete por 90 a 73, em um importante resultado na briga pela vaga na Série Ouro. A equipe mineira acertou na estratégia de fechar o garrafão na defesa. A equipe mogiana registou um aproveitamento ruim do perímetro, convertendo apenas quatro de 30 tentativas (13,3%). Os mineiros trabalharam bem o ataque, principalmente na zona pintada, e alcançaram o nono triunfo na competição.

Wini Braga foi o destaque da vitória do Minas sobre o Mogi. Foto: Yuri Reuters

Wini Braga teve ótimo desempenho, registrando mais um duplo-duplo, com 21 pontos e 13 rebotes, para terminar com 28 de eficiência. “A diferença era importante porque tivemos um jogo atípico contra o Cruzeiro, acabamos perdendo e hoje precisávamos vir para ganhar de mais de 13 pontos. O nosso time tem um grupo muito forte, muito unido, que tem um poder de reação muito bom. Uma coisa que o nosso treinador, o João, falou é que time grande, pós-derrota, dá um aviso imediato, e viemos para para dar esse aviso imediato. Entramos todo mundo bem, todo mundo ligado, todo mundo confiante, cada um sabendo sua função, e conseguimos sair com uma vitória muito importante”, afirmou o pivô. Além dele, Yuri e Rodriguez também tiveram boas atuações.

+ Confira as estatísticas da partida entre Mogi e Minas Tênis Clube

Pelo lado do Mogi, o pivô Lukas Josuel foi o destaque, flertando com um duplo-duplo, ao anotar 20 pontos e pegar nove rebotes para 23 de eficiência. “Tínhamos combinado de ter uma defesa forte, o objetivo era ficar sempre abaixo dos 15 pontos por quarto, ser a melhor defesa do campeonato, mas tomamos 22 no primeiro quarto, depois cinco de diferença no outro e mais sete no outro e não conseguimos recuperar. Agora é ficar dependendo de resultado, não era o que queríamos, mas aconteceu”, disse.

Atauri garante classificação do Paulistano

A vitória significava carimbar o passaporte para a disputa da Série Ouro, e o Paulistano provou que não iria dar chance para qualquer surpresa desde o primeiro quarto. Com intensidade na defesa e boa movimentação ofensiva, o time alvirrubro foi para o intervalo com uma vantagem de 17 pontos: 42 a 25. A equipe do técnico Renan Custódio ampliou o placar no terceiro período e pôde controlá-lo na parcial derradeira, já com uma rotação maior da equipe, para vencer por 84 a 59.

Atauri foi o destaque da vitória do Paulistano. Foto: Yuri Reuters

+ Veja as estatísticas da partida entre Paulistano e Cerrado Basquete

Atauri foi o destaque da vitória do Paulistano. O armador terminou o jogo com 22 pontos, sete assistências, seis rebotes e três bolas recuperadas para 22 de eficiência. “Essa segunda etapa foi muito importante para nós melhorarmos o que precisávamos para estarmos preparados para a fase final. O que faltava era essa fluidez de jogo, esse dinamismo que conseguimos apresentar. Conseguirmos alcançar essa meta nessa etapa”, afirmou o armador.

Pelo lado do Cerrado, Gomes se destacou, com 22 pontos, cinco roubos de bola e quatro rebotes para 17 de eficiência. “Foi um jogo muito difícil. Eles são muito bons, têm jogadores muito físicos”, afirmou o ala-pivô. “O meu desempenho individual é pela minha equipe. Confiam em mim bastante para eu continuar fazendo meu trabalho”, completou.

+ Confira a tabela de jogos da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.