HOJE
Três vezes campeão!
Por Marcius Azevedo
Paulistano supera o Corinthians na decisão da Série Ouro, conquista o segundo título consecutivo da LDB e o terceiro troféu de sua história na competição
O Paulistano é o campeão da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024. Neste sábado (31/08), em um lotado ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, o time alvirrubro foi superior ao Corinthians, venceu por 78 a 70 em um jogo com final emocionante e conquistou o terceiro título da maior competição de base do País, sendo o segundo troféu consecutivo. O torneio conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Desde o começo, o Paulistano entrou com muita intensidade, marca registrada da equipe na caminhada nesta LDB. Com ótimo aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (55,6%), convertendo cinco de nove tentativas, o time alvirrubro fez 23 a 14 na parcial. O Corinthians contou com um bom desempenho de Lucas Cardoso, que anotou nove pontos, com 100% do perímetro (2/2), para não se distanciar no placar.
+ Confira as estatísticas da final entre Corinthians e Paulistano
O Corinthians voltou mais ligado no segundo período, buscando jogar em transição e finalizando o ataque com rapidez para evitar que o Paulistano pudesse se ajustar na defesa. Rapidamente, o time alvirrubro se adaptou ao jogo desejado pelo adversário e foi abrindo vantagem. Com Andrezão dominante no garrafão dos dois lados da quadra e um aproveitamento de 60% nos arremessos de 3 pontos da equipe, o Paulistano foi para o intervalo com 22 pontos de frente: 44 a 22.
Ver essa foto no Instagram
A tarefa era difícil, mas o Corinthians voltou do intervalo com muita vontade para reverter o panorama do primeiro tempo. Com uma corrida de 9 a 3, o Alvinegro mostrou ao Paulistano que não iria se entregar tão facilmente. Tiago Faria, o Tico, liderou o ataque corintiano na vitória na parcial (21 a 18) com sete pontos, mas o aproveitamento de 3 pontos (57,1%) da equipe alvirrubra foi determinante para manter uma boa vantagem no placar.
+ Veja fotos da final da Série Ouro entre Corinthians e Paulistano
No derradeiro período, o Corinthians continuou correndo na ladeira, como se costuma dizer no basquete para aquele time que está o tempo todo atrás no placar, mas não desistiu, foi guerreiro. Com dois lances livres convertidos por Kauan Raymundo, o time alvinegro diminuiu sua desvantagem para 12 pontos com seis minutos para o fim do jogo. A dupla Brunão e Andrezão entrou em ação para manter o Paulistano com uma boa margem de segurança. Mas o Corinthians não se entregou, lutou até o último instante e se aproximou no placar. O Paulistano se segurou e, com mérito, conquistou o título da Série Ouro da LDB 2024.
“Estávamos buscando esse título desde o ano passado, quando conquistamos o título da última LDB. O nosso time, durante o ano inteiro, veio buscando, trabalhando, com todo mundo evoluindo, todo mundo se ajudando. Não podemos esquecer também o pessoal que não aparece, da comissão, fisioterapia, o responsável por pegar água. Temos de agradecer todo mundo”, afirmou Henrique Seixas.
Ver essa foto no Instagram
O ala Murilo fez questão de lembrar que foi sua última LDB. “É um título bastante importante. Desde o ano passado, nós trabalhamos para buscar esse título novamente. Era o último ano meu, do Brunão e do Mogi, que não pôde jogar porque estava machucado. É uma vitória bastante importante contra o time guerreiro do Corinthians. Foi um jogo bastante apertado, mas conseguimos ser dominantes nessa partida e fomos campeões”, disse.
+ Veja fotos da premiação da Série Ouro da LDB 2024
Se uns estão se despedindo da LDB, outros ganharam o primeiro título do maior campeonato de base do Brasil e querem mais. “É minha terceira LDB e eu bati na trave nas outras duas, perdi na semifinal. Agora eu sinto como se tivesse com o dever cumprido. Consegui chegar lá, coloquei o meu nome e dos meus companheiros na história. Ainda tenho mais duas edições de LDB para jogar e quero mais dois títulos”, avisou o armador Gabriel Landeira.
Veja todos os campeões da LDB:
2011: Flamengo
2012: Bauru
2013: Flamengo
2014/15: Basquete Cearense
2015 Pinheiros
2016: Série Ouro: Franca. Série Prata: Basquete Curitiba
2017/18: Paulistano
2018: Pinheiros
2019: Pinheiros
2020: Não foi realizada por causa da pandemia de covid-19
2021: Pinheiros
2022: Pinheiros
2023: Paulistano
2024: Série Ouro: Paulistano. Série Prata: São Paulo. Série Bronze: Vasco/Tijuca
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.