HOJE
Três vezes campeão!
Por Marcius Azevedo
Paulistano supera o Corinthians na decisão da Série Ouro, conquista o segundo título consecutivo da LDB e o terceiro troféu de sua história na competição
O Paulistano é o campeão da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024. Neste sábado (31/08), em um lotado ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, o time alvirrubro foi superior ao Corinthians, venceu por 78 a 70 em um jogo com final emocionante e conquistou o terceiro título da maior competição de base do País, sendo o segundo troféu consecutivo. O torneio conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Jogadores do Paulistano comemoram o título da LDB 2024. Foto: João Pires/LNB
Desde o começo, o Paulistano entrou com muita intensidade, marca registrada da equipe na caminhada nesta LDB. Com ótimo aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (55,6%), convertendo cinco de nove tentativas, o time alvirrubro fez 23 a 14 na parcial. O Corinthians contou com um bom desempenho de Lucas Cardoso, que anotou nove pontos, com 100% do perímetro (2/2), para não se distanciar no placar.
+ Confira as estatísticas da final entre Corinthians e Paulistano
O Corinthians voltou mais ligado no segundo período, buscando jogar em transição e finalizando o ataque com rapidez para evitar que o Paulistano pudesse se ajustar na defesa. Rapidamente, o time alvirrubro se adaptou ao jogo desejado pelo adversário e foi abrindo vantagem. Com Andrezão dominante no garrafão dos dois lados da quadra e um aproveitamento de 60% nos arremessos de 3 pontos da equipe, o Paulistano foi para o intervalo com 22 pontos de frente: 44 a 22.
Ver essa foto no Instagram
A tarefa era difícil, mas o Corinthians voltou do intervalo com muita vontade para reverter o panorama do primeiro tempo. Com uma corrida de 9 a 3, o Alvinegro mostrou ao Paulistano que não iria se entregar tão facilmente. Tiago Faria, o Tico, liderou o ataque corintiano na vitória na parcial (21 a 18) com sete pontos, mas o aproveitamento de 3 pontos (57,1%) da equipe alvirrubra foi determinante para manter uma boa vantagem no placar.
+ Veja fotos da final da Série Ouro entre Corinthians e Paulistano
No derradeiro período, o Corinthians continuou correndo na ladeira, como se costuma dizer no basquete para aquele time que está o tempo todo atrás no placar, mas não desistiu, foi guerreiro. Com dois lances livres convertidos por Kauan Raymundo, o time alvinegro diminuiu sua desvantagem para 12 pontos com seis minutos para o fim do jogo. A dupla Brunão e Andrezão entrou em ação para manter o Paulistano com uma boa margem de segurança. Mas o Corinthians não se entregou, lutou até o último instante e se aproximou no placar. O Paulistano se segurou e, com mérito, conquistou o título da Série Ouro da LDB 2024.

Henrique Seixas sobe para anotar mais dois pontos para o Paulistano contra o Corinthians na final da LDB 2024. Foto: João Pires/LNB
“Estávamos buscando esse título desde o ano passado, quando conquistamos o título da última LDB. O nosso time, durante o ano inteiro, veio buscando, trabalhando, com todo mundo evoluindo, todo mundo se ajudando. Não podemos esquecer também o pessoal que não aparece, da comissão, fisioterapia, o responsável por pegar água. Temos de agradecer todo mundo”, afirmou Henrique Seixas.
Ver essa foto no Instagram
O ala Murilo fez questão de lembrar que foi sua última LDB. “É um título bastante importante. Desde o ano passado, nós trabalhamos para buscar esse título novamente. Era o último ano meu, do Brunão e do Mogi, que não pôde jogar porque estava machucado. É uma vitória bastante importante contra o time guerreiro do Corinthians. Foi um jogo bastante apertado, mas conseguimos ser dominantes nessa partida e fomos campeões”, disse.
+ Veja fotos da premiação da Série Ouro da LDB 2024
Se uns estão se despedindo da LDB, outros ganharam o primeiro título do maior campeonato de base do Brasil e querem mais. “É minha terceira LDB e eu bati na trave nas outras duas, perdi na semifinal. Agora eu sinto como se tivesse com o dever cumprido. Consegui chegar lá, coloquei o meu nome e dos meus companheiros na história. Ainda tenho mais duas edições de LDB para jogar e quero mais dois títulos”, avisou o armador Gabriel Landeira.
Veja todos os campeões da LDB:
2011: Flamengo
2012: Bauru
2013: Flamengo
2014/15: Basquete Cearense
2015 Pinheiros
2016: Série Ouro: Franca. Série Prata: Basquete Curitiba
2017/18: Paulistano
2018: Pinheiros
2019: Pinheiros
2020: Não foi realizada por causa da pandemia de covid-19
2021: Pinheiros
2022: Pinheiros
2023: Paulistano
2024: Série Ouro: Paulistano. Série Prata: São Paulo. Série Bronze: Vasco/Tijuca
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca