#JOGAJUNTO

LDB

Tudo definido

21-07-2024 | 09:31
Por Marcius Azevedo

Paulistano supera o Minas Tênis Clube em grande jogo no encerramento da primeira fase da LDB; Cruzeiro Basquete garante vaga na Série Ouro e Pinheiros fecha com 100%

O domingo (21/07) marcou o último dia de jogos da segunda etapa da primeira fase do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Nas últimas três partidas do dia no Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o duelo entre Paulistano e Minas Tênis Clube, que definiu o último classificado para a Série Ouro da LDB. O triunfo da equipe paulista classificou o Cruzeiro, que derrotou o Basquete Cearense mais cedo, e colocou o Mogi Basquete na Série Prata. O Pinheiros fechou com 100% de aproveitamento a etapa inicial da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Com os últimos jogos da primeira fase, o Grupo C da Série Ouro vai contar com Pinheiros, Corinthians, Sesi Franca e Minas Tênis Clube. Já o Grupo D terá Flamengo, Paulistano, Cruzeiro Basquete e São José Basketball. A Série Prata ficou definida com: Mogi Basquete, Botafogo, São Paulo e BRB/Brasília/AACB (Grupo E) e Caxias do Sul, Instituto Viva Vida/Cetaf, LDPG e Thalia/Smeij (Grupo F). A Série Bronze, no Grupo G, vai ter Cerrado Basquete, Pato Basquete, Campo Mourão e Basquete Cearense, enquanto o Grupo H, Vasco/Tijuca, Bauru Basket, Unifacisa e União Corinthians.

+ Veja a classificação da LDB 2024

Nicolas garante Cruzeiro 100% nesta etapa

Sem o armador Léo Abreu, o principal nome do time nesta LDB, o Cruzeiro começou o jogo em um ritmo mais lento e foi surpreendido pela intensidade do Basquete Cearense. A equipe mineira só conseguiu deslanchar no segundo quarto, quando fez 32 a 9, e foi para o intervalo com uma diferença de 25 pontos no placar: 50 a 25. O Cruzeiro continuou mais ligado nos dois últimos períodos, forçou 14 erros (30 no total) do adversário, e fechou com um triunfo por 96 a 40.

Nicolas (34) foi o destaque da vitória do Cruzeiro. Foto: Vitor H. Souza

Nicolas foi um dos destaques do Cruzeiro. O pivô registrou um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes para 30 de eficiência. “Não começamos bem o jogo, entramos muito desligados, dormindo. Era para ter sido um jogo mais tranquilo. O (Thiago) Pérez (técnico) conversou conosco no vestiário, voltamos mais firmes e conseguimos abrir no placar”, afirmou. “Jogo sempre para contribuir. Cumprimos o objetivo de conquistar sete vitórias nesta etapa.”

+ Confira as estatísticas da partida entre Cruzeiro e Basquete Cearense

Pelo Basquete Cearense, Antonio Eymard terminou o jogo com sete pontos e aproveitamento de 100% nos arremessos, além de três assistências e dois rebotes. “Sabíamos que seria um jogo difícil. Começamos bem, conseguimos acertar nossa defesa e ataque, mas depois o time deles, que é maior do que o nosso, ajustou e conseguiram atacar. Eles levaram muita vantagem nisso. Vamos continuar com os nossos treinos lá em Fortaleza e se preparar bem para a próxima fase”, afirmou o armador, referindo-se à Série Bronze da LDB.

Cauã Pacheco se destaca diante da família, e Pinheiros fecha fase invicto

A Unifacisa começou em ritmo acelerado e abriu 5 a 0. Depois disso, o Pinheiros se impôs e, com uma corrida de 14 a 0, deu início ao décimo segundo triunfo na LDB. A equipe do técnico Guilherme Giovannoni fez 30 a 12 na segunda parcial e foi para o intervalo com 27 pontos de vantagem: 44 a 17. A equipe de Campina Grande não se entregou e quase saiu vitorioso na terceira parcial, sendo superado por 17 a 16 com um arremesso de 3 pontos convertido por Cardoso no estouro do cronômetro. No derradeiro período, o Pinheiros comandou o placar e fechou o triunfo por 87 a 46.

Cauã Pacheco se destacou em vitória do Pinheiros. Foto: Yasmin Freitas

Cauã Pacheco foi o destaque do Pinheiros, terminando o jogo com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências para 22 de eficiência. O armador comemorou o desempenho porque está voltando às quadras após um ano de uma cirurgia no joelho esquerdo. Para completar, sua família, entre eles o irmão Caio, jogador do Tizona Burgos, da Espanha, estava no ginásio neste domingo (21/07). “Alcançamos o nosso objetivo, conquistamos 12 vitórias. Estou muito feliz de estar voltando, porque fiquei um ano fora, e jogar bem, com eles me assistindo, é ainda melhor.”

+ Confira as estatísticas da partida entre Pinheiros e Unifacisa

Pela Unifacisa, Davi quase registrou um duplo-duplo, com 10 pontos e sete rebotes. “Sabíamos que iríamos enfrentar uma equipe fortíssima, muito qualificada. Agora é seguir adiante, levantar a cabeça e ir para a terceira fase. Vamos usar as derrotas como aprendizado e continuar focados”, afirmou o jogador da equipe de Campina Grande, que vai participar da Série Bronze.

Paulistano supera o Minas e garante o Cruzeiro

Paulistano e Minas Tênis Clube protagonizaram um grande jogo no encerramento da primeira fase da LDB. A briga no garrafão monopolizou o quarto inicial, com destaque para o embate entre Brunão e Wini Braga, que anotaram 10 pontos cada. A disputa pelo espaço na zona pintada continuou no segundo período, desta vez com boa participação de Andrezão, que contribuiu com oito pontos e fez o time paulista ir para o intervalo em vantagem: 35 a 33. No terceiro quarto, Murilo, o outro pivô do Paulistano, se destacou com oito pontos para ajudar na escalada da equipe no placar: 59 a 50. Na derradeira parcial, Lucio foi quase perfeito do perímetro, para definir o triunfo do time alvirrubro por 83 a 64.

Brunão e Wini Braga protagonizaram ótimo duelo no jogo entre Paulistano e Minas. Foto: Yasmin Freitas

+ Confira as estatísticas da partida entre Paulistano e Minas

Brunão foi o destaque do Paulistano, ao terminar o jogo com 16 pontos, seis rebotes e quatro roubos de bola para 20 de eficiência. “Foi muito bom. Essa semana foram jogos com uma diferença muito grande de pontos e, nesse último, foi para provar que mais um time forte, que é o Minas, classificou para a Ouro. Conseguimos ganhar por 19 pontos de vantagem, mas foi um ótimo desafio. Mostramos que não estamos para brincadeira. Vamos com tudo para o tricampeonato. O bi consecutivo”, afirmou o pivô.

Pelo Minas, Wini Braga registrou mais um duplo-duplo na LDB, com 27 pontos e 10 rebotes, para 30 de eficiência. “Foi um jogo muito difícil. O Paulistano é uma equipe de qualidade, que todo ano vem para brigar lá em cima. Hoje viemos com uma proposta diferente. Ontem estava todo mundo mais tímido, mais nervoso. Tem muito moleque novo, na primeira LDB. Só que hoje eu falei no vestiário para eles que nada se faz com ausência de coragem. Veio todo mundo confiante, dava para ver no olho de todo mundo essa vontade de ganhar e isso foi muito importante para o nosso crescimento e para chegar bem melhor na última fase. Vai ser difícil, mas temos tudo para ir bem”, afirmou o pivô.

+ Confira a tabela de jogos da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.