HOJE
No pódio
Por Marcius Azevedo
Pinheiros derrota o Flamengo e fica na terceira colocação da Série Ouro da LDB; Minas é quinto e o Sesi Franca termina na sétima posição
A Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 – viveu um dia de decisões neste sábado (31/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. No primeiro jogo, o Sesi Franca superou o Cruzeiro Basquete por 75 a 74 para terminar na sétima posição. Na sequência, o Minas Tênis Clube teve uma grande atuação para derrotar o São José Basketball por 96 a 68. Pouco depois, em partida acirrada, o Pinheiros venceu o Flamengo por 77 a 67 para terminar na terceira colocação da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)
Agapy é dominante e garante Pinheiros no pódio
Flamengo e Pinheiros protagonizaram um primeiro quarto pegado e com diversos highlights. Diarra deu linda enterrada mesmo marcado por Agapy, que respondeu com duas enterradas, uma delas com passe de efeito de Adyel. As bolas de 3 pontos também caíram dos dois lados para uma vitória do time paulista por 23 a 20 na parcial. O segundo período foi muito mais transpiração do que inspiração. As duas equipes cometeram muitos erros, mas o Rubro-negro dominou os rebotes ofensivos, fez 21 a 13 no quarto e foi para o intervalo com cinco pontos de vantagem: 41 a 36.
O Pinheiros voltou com tudo para o terceiro período e, com uma corrida de 10 a 2, virou o placar. A equipe paulista continuou mais efetiva no ataque, enquanto o Flamengo encontrava dificuldade para pontuar e só conseguiu equilibrar na parte final da parcial. Com 21 a 14, o Pinheiros foi para o quarto derradeiro com dois pontos de vantagem: 57 a 55. O roteiro se repetiu na última parcial, com o time paulista começando melhor. O Rubro-negro buscou uma reação, mas o Pinheiros soube controlar o jogo para vencer por 77 a 67.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Flamengo e Pinheiros
Agapy foi o destaque do Pinheiros ao registrar um duplo-duplo, com 13 pontos e 12 rebotes para 23 de eficiência. “Conversamos no vestiário que, independentemente do campeonato, em que não conseguimos chegar no primeiro lugar, iríamos brigar pelo terceiro. E foi isso o que aconteceu. A gente deixou tudo em quadra e conseguimos conquistar o terceiro lugar”, afirmou o pivô. Além dele, Cauã Pacheco também se destacou ao terminar o jogo com 12 pontos, quatro assistências e três rebotes.
+ Veja fotos da vitória do Pinheiros sobre o Flamengo
Pelo Flamengo, Luan teve boa atuação, terminando o jogo com 19 pontos e excelente aproveitamento de 45,5% nos arremessos de 3 pontos, convertendo cinco de 11 tentativas. “A nossa equipe estava desfalcada, mas, independentemente disso, conseguimos sobressair muito bem. Ficamos 14 jogos sem perder e não faltou vontade. Demonstramos bastante garra do começo ao fim hoje, mas infelizmente o Pinheiros conseguiu se sobressair”, afirmou o armador.
Wini Braga conduz o Minas ao quinto lugar
O Minas Tênis Clube entrou em quadra com uma intensidade muita alta, demonstrando que não iria deixar escapar o quinto lugar. O São José Basketball resistiu até o segundo quarto, quando o time mineiro fez 31 a 16 na parcial com bom desempenho de Fernando César nos arremessos do perímetro, e foi para o intervalo com 19 pontos de vantagem: 54 a 35. O terceiro período foi novamente equilibrado, mas, no derradeiro quarto, o Minas, comandado por Wini Braga, foi dominante para vencer por 96 a 68.
+ Confira estatísticas do jogo entre Minas Tênis Clube x São José Basketball
Wini Braga teve outra grande atuação, terminando o jogo com 26 pontos, 13 rebotes e três assistências para 36 de eficiência. “Estamos saindo felizes, mas não satisfeitos. Queríamos brigar por medalha, queríamos estar no pódio, estar na semifinal, jogar uma final hoje e não o quinto lugar. Não deu. O nosso time é jovem, muitos estão na primeira LDB. Ano que vem tenho certeza que esse grupo vai vir e brigar por coisas grandes”, afirmou o pivô. Além dele, Yuri Neptune também se destacou ao registrar um duplo-duplo, com 10 pontos e 14 rebotes para 24 de eficiência.
+ Veja fotos da vitória do Minas Tênis Clube sobre o São José Basketball
Pelo São José Basketball, Gabriel Pedrosa foi o destaque, ao terminar o jogo com 19 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. “Não foi o que esperávamos. O nosso objetivo era ficar nas primeiras quatro posições, mas não jogamos muito bem na hora que precisava e, no final, o sexto lugar foi bom. O time jogou muito bem na maioria dos jogos, não faltou intensidade nem coletividade ao time”, analisou o armador. Além dele, Kaick também teve boa atuação ao registrar um duplo-duplo, com 15 pontos e 10 rebotes.
Piá garante o sétimo lugar ao Sesi Franca
Não faltou emoção na decisão de sétimo lugar da Série Ouro. O equilíbrio prevaleceu em todos os períodos, com Cruzeiro Basquete e Sesi Franca se revezando na dianteira do placar. No primeiro quarto, vitória do time francano por 20 a 18. A equipe mineira devolveu na parcial seguinte para vencer por 22 a 16 e ir para o intervalo com quatro de vantagem: 40 a 36. O Sesi Franca voltou com tudo para o terceiro período, virou, mas Guilherme Silva, com uma bola de 3 pontos, deixou os mineiros em vantagem para o quarto derradeiro. Nos instantes finais, Vitor Hugo deu dois tocos seguidos em Nicolas e, no contra-ataque, Piá colocou o time francano em vantagem por um ponto (75 a 74) com uma bandeja. Andrew ainda teve o último arremesso, mas não conseguiu converter.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Cruzeiro e Sesi Franca
Piá foi o destaque do Sesi Franca ao terminar o jogo com 20 pontos, quatro assistências e dois rebotes para 20 de eficiência. “Viemos com o objetivo principal de chegar na final ou pelo menos classificar para o Interligas do ano que vem. Não conseguimos, mas tentamos fazer o nosso melhor possível. Ontem (sexta-feira) não fizemos um bom jogo, mas hoje conseguimos jogar mais como um time, mesmo sem os pilares principais, o Nathan (Mariano) e o Zu Jr.. Jogamos muito mais felizes, fizemos um jogo muito mais coletivo. Tivemos erros, mas, como um time, conseguimos resolver em quadra. Nossa defesa foi muito importante. Os pivôs jogaram demais, deram muitos tocos, e sobrou aquela bolinha para mim. São esses momentos em que temos de aparecer, mostrar nossa qualidade e personalidade”, afirmou o ala.
+ Veja fotos da vitória do Sesi Franca sobre o Cruzeiro Basquete
Pelo Cruzeiro Basquete, Guilherme Silva teve mais uma boa atuação, com 26 pontos e 42,9% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (3/7), além de três assistências para 20 de eficiência. “Chegamos muito longe. Tínhamos como objetivo chegar na Série Ouro. Só tenho de agradecer ao grupo que fez parte deste processo, evoluímos bastante, apesar do tempo curto de preparação, e isso foi essencial para o nosso time. Ficamos em oitavo, o que não é ruim por se tratar da primeira participação do Cruzeiro na LDB”, afirmou o ala.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.