HOJE
Vaga coletiva
Por Natalia Mello
Pinheiros tem cinco jogadores com pelo menos 10 pontos para vencer o AEGB-GO e se garantir na Série Ouro; Ponta Grossa se classifica para a Prata e Léo Abreu bate recordes
A sexta-feira (19/07) marcou o quinto dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. As três primeiras partidas agitaram o Antônio Prado Jr., em São Paulo, com destaques para a classificação do Esporte Clube Pinheiros, o recorde histórico de Léo Abreu e uma atuação dominante do LDPG. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja a tabela de classificação da LDB 2024
Recorde histórico na busca pela Série Ouro
No confronto entre Cruzeiro e Unifacisa, o armador Léo Abreu liderou o time mineiro à vitória com 20 assistências, estabelecendo um novo recorde na competição em um único jogo. O Cabuloso dominou a partida desde o primeiro quarto, ampliando a vantagem ao longo do jogo, que terminou com um triunfo por 114 a 43.

Leo Abreu durante o jogo contra a Unifacisa. Foto: @crzbasquete no X
+ Confira as estatísticas da partida entre Cruzeiro e Unifacisa
Com o resultado positivo, o Cruzeiro mantém viva a esperança de classificação para a Série Ouro. Léo, a estrela do jogo, encerrou a partida com 20 assistências, oito rebotes e 31 de eficiência. “Amanhã temos um jogo muito importante contra o Brasília, e no domingo contra o Basquete Cearense. Precisamos dessas duas vitórias, vamos aproveitar um pouco o momento, mas a partir da tarde, começaremos a focar no jogo de amanhã. Viemos para ganhar sete jogos, vamos tentar fazer uma grande partida e levar o Cruzeiro para a fase final”. Além do triunfo na partida, o armador se tornou o maior assistente geral da história da LDB, com 342 assistências em 55 jogos.
+ Leia a matéria sobre o duplo recorde de Léo Abreu na LDB
Já pela Unifacisa, os destaques foram Lucas (oito pontos e oito rebotes) e o ala Davi (nove pontos), que coordenaram o lado ofensivo da equipe nordestina.
De olho na Série Prata
Na sequência, a LDPG superou o Basquete Cearense por 107 a 57. O resultado refletiu um excelente jogo coletivo do time paranaense, que contou com dois jogadores ultrapassando a marca de 20 pontos: Manaus, com 26 pontos, 15 rebotes e 35 de eficiência; e Lucas, com 20 pontos, seis rebotes e 24 de eficiência.

LDPG vibra a vitória, importante para a classificação para a Série Prata. Foto: LNB
+ Confira as estatísticas do jogo entre LDPG e Basquete Cearense
Com um duplo-duplo, Manaus comentou sobre a busca do time para a Série Prata: “Hoje precisávamos abrir o placar para lutar pela Liga Prata, então essa vitória foi muito importante. Conversamos sobre isso desde ontem, entramos no jogo com a cabeça focada e máxima intensidade. Hoje tudo deu certo, todos abraçaram a ideia e correram atrás do resultado”.
Pelo lado adversário, Edmilson Neto se destacou ao marcar 20 pontos para o Basquete Cearense.
Garantiu a classificação!
O terceiro jogo do dia, entre Pinheiros e AEGB-GO, foi marcado pela coletividade e rotatividade no time dos Jardins, que levou a melhor da partida por 104 a 44. No resultado positivo, cinco atletas ultrapassaram a marca de 10 pontos, contribuindo para a grande diferença no placar. Foi o décimo triunfo da equipe de Guilherme Giovannoni, o que garantiu a classificação para a Série Ouro da LDB.

Pinheiros soube aproveitar seus jogadores ofensivamente. Foto: Vitor H. Sousa/LNB
+ Confira as estatísticas do jogo entre Pinheiros e AEGB
Entre os pontuadores que alcançaram a marca estão Jojo (13 pontos e quatro rebotes), Lucca (13 pontos, seis assistências e 23 de eficiência), Matheus Nascimento (10 pontos), Ryan Gustavo (14 pontos e quatro rebotes), e Anthony (15 pontos e seis rebotes).
+ Veja o álbum de fotos da vitória do Pinheiros
Lucca, um dos destaques do Pinheiros, comentou a classificação. “Viemos muito focados no campeonato, nos preparamos muito bem e amanhã temos um jogo difícil contra o Minas. Estamos sempre tentando melhorar e se preparar para o próximo jogo”, afirmou. Enzo Oliveira (nove pontos e cinco rebotes) e Davi Maia (11 pontos) comandaram o time goiano.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca