#JOGAJUNTO

LDB

Vaga coletiva

19-07-2024 | 03:54
Por Natalia Mello

Pinheiros tem cinco jogadores com pelo menos 10 pontos para vencer o AEGB-GO e se garantir na Série Ouro; Ponta Grossa se classifica para a Prata e Léo Abreu bate recordes

A sexta-feira (19/07) marcou o quinto dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete. As três primeiras partidas agitaram o Antônio Prado Jr., em São Paulo, com destaques para a classificação do Esporte Clube Pinheiros, o recorde histórico de Léo Abreu e uma atuação dominante do LDPG. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja a tabela de classificação da LDB 2024

Recorde histórico na busca pela Série Ouro

No confronto entre Cruzeiro e Unifacisa, o armador Léo Abreu liderou o time mineiro à vitória com 20 assistências, estabelecendo um novo recorde na competição em um único jogo. O Cabuloso dominou a partida desde o primeiro quarto, ampliando a vantagem ao longo do jogo, que terminou com um triunfo por 114 a 43.

Leo Abreu durante o jogo contra a Unifacisa. Foto: @crzbasquete no X

+ Confira as estatísticas da partida entre Cruzeiro e Unifacisa 

Com o resultado positivo, o Cruzeiro mantém viva a esperança de classificação para a Série Ouro. Léo, a estrela do jogo, encerrou a partida com 20 assistências, oito rebotes e 31 de eficiência. “Amanhã temos um jogo muito importante contra o Brasília, e no domingo contra o Basquete Cearense. Precisamos dessas duas vitórias, vamos aproveitar um pouco o momento, mas a partir da tarde, começaremos a focar no jogo de amanhã. Viemos para ganhar sete jogos, vamos tentar fazer uma grande partida e levar o Cruzeiro para a fase final”.  Além do triunfo na partida, o armador se tornou o maior assistente geral da história da LDB, com 342 assistências em 55 jogos.

+ Leia a matéria sobre o duplo recorde de Léo Abreu na LDB

Já pela Unifacisa, os destaques foram Lucas (oito pontos e oito rebotes) e o ala Davi (nove pontos), que coordenaram o lado ofensivo da equipe nordestina.

De olho na Série Prata

Na sequência, a LDPG superou o Basquete Cearense por 107 a 57. O resultado refletiu um excelente jogo coletivo do time paranaense, que contou com dois jogadores ultrapassando a marca de 20 pontos: Manaus, com 26 pontos, 15 rebotes e 35 de eficiência; e Lucas, com 20 pontos, seis rebotes e 24 de eficiência.

LDPG vibra a vitória, importante para a classificação para a Série Prata. Foto: LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre LDPG e Basquete Cearense

Com um duplo-duplo, Manaus comentou sobre a busca do time para a Série Prata: “Hoje precisávamos abrir o placar para lutar pela Liga Prata, então essa vitória foi muito importante. Conversamos sobre isso desde ontem, entramos no jogo com a cabeça focada e máxima intensidade. Hoje tudo deu certo, todos abraçaram a ideia e correram atrás do resultado”.

Pelo lado adversário, Edmilson Neto se destacou ao marcar 20 pontos para o Basquete Cearense.

Garantiu a classificação!

O terceiro jogo do dia, entre Pinheiros e AEGB-GO, foi marcado pela coletividade e rotatividade no time dos Jardins, que levou a melhor da partida por 104 a 44. No resultado positivo, cinco atletas ultrapassaram a marca de 10 pontos, contribuindo para a grande diferença no placar. Foi o décimo triunfo da equipe de Guilherme Giovannoni, o que garantiu a classificação para a Série Ouro da LDB.

Pinheiros soube aproveitar seus jogadores ofensivamente. Foto: Vitor H. Sousa/LNB

+ Confira as estatísticas do jogo entre Pinheiros e AEGB

Entre os pontuadores que alcançaram a marca estão Jojo (13 pontos e quatro rebotes), Lucca (13 pontos,  seis assistências e 23 de eficiência), Matheus Nascimento (10 pontos), Ryan Gustavo (14 pontos e quatro rebotes), e Anthony (15 pontos e seis rebotes).

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Pinheiros

Lucca, um dos destaques do Pinheiros, comentou a classificação. “Viemos muito focados no campeonato, nos preparamos muito bem e amanhã temos um jogo difícil contra o Minas. Estamos sempre tentando melhorar e se preparar para o próximo jogo”, afirmou. Enzo Oliveira (nove pontos e cinco rebotes) e Davi Maia (11 pontos) comandaram o time goiano.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.