HOJE
De tirar o fôlego
Por Liga Nacional de Basquete
Dia de jogos no Paraná tem recorde histórico de pontos, terceira vitória seguida do Thalia/SMEIJ e um jogo com duas prorrogações entre Pato Basquete e Caxias do Sul
Após um dia sem partidas na segunda-feira (24/06), as equipes da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 da sede de Pato Branco voltaram à quadra nesta terça (25/06) em grande estilo, com a vitória do São Paulo liderada pela atuação histórica do ala-armador Tiago Marques, a terceira vitória seguida do Thalia/SMEIJ e um jogo com duas prorrogações entre Pato Basquete e Caxias do Sul. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A bola já volta a subir para essas equipes nesta quarta-feira (26/06), com o Corinthians buscando a quinta vitória em cinco jogos diante do Thalia/SMEIJ, às 15h, Campo Mourão e ADRM/Maringá tentando reverter a sequência negativa de resultados às 17h15, e com São Paulo e Pato Basquete fechando o dia de jogos, às 19h30.
Recorde histórico
O confronto entre São Paulo e ADRM/Maringá nesta terça-feira (25/06), no ginásio do Sesi, em Pato Branco, foi histórico. O ala-armador Tiago Marques anotou 54 pontos e quebrou o recorde de maior pontuação em uma partida da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A partida terminou com triunfo do Tricolor por 104 a 65.
O ala-armador superou o recorde de Lucas Dias, que anotou 51 pontos pelo Pinheiros, no dia 26 de agosto de 2015, na vitória sobre o Grêmio Náutico União por 123 a 61. Vale lembrar que essa quebra de recorde aconteceu justamente na primeira edição em que o atual jogador do Sesi Franca, tricampeão do NBB CAIXA, se tornou o novo logo da LDB.
Apesar do placar elástico, o jogo não foi desequilibrado o tempo todo. Ao mesmo tempo que o São Paulo esteve à frente do placar durante quase toda a partida, Maringá usava sua defesa para pressionar o jogador adversário que tinha a posse da bola e conseguiu forçar muitos erros dos paulistas (foram 20 durante todo o jogo), fazendo com que as equipes chegassem ao intervalo com uma diferença de apenas seis pontos: 40 a 34.
No entanto, o segundo tempo foi todo de Tiago Marques. O ala-armador, que tinha 10 pontos marcados na primeira metade do jogo, se tornou imparável no terceiro quarto: com 21 pontos no período, incluindo 4/4 nas tentativas de três convertidas, Tiago liderou o São Paulo para abrir uma vantagem praticamente irreversível: 77 a 53.
E mesmo com a vantagem confortável, Tiago Marques ainda teve oportunidade para fazer história na LDB. O ala-armador continuou quente nos arremessos e contribuiu com mais 23 pontos no período final, chegando a 54 pontos e sacramentando a maior marca da história do NBB. Tiago ainda terminou a partida com 11 rebotes, oito bolas de três pontos convertidas e 52 de eficiência.
Ainda, David Chaves, com 12 pontos, cinco rebotes e 15 de eficiência, também teve destaque pelo São Paulo. João Pedro, com 21 pontos e quatro bolas de três pontos convertidas, foi o melhor jogador do ADRM/Maringá.
Kauê e Vazquez brilham para o Thalia/SMEIJ
No segundo confronto do dia, o Thalia/SMEIJ chegou a sua terceira vitória consecutiva na competição ao bater Campo Mourão por 82 a 65. Mesmo com Campo Mourão conseguindo equilibrar o primeiro quarto, que acabou em vantagem por 21 a 20, Kauê, com nove pontos no período, e Vazquez, com sete, garantiram a vitória de 26 a 19 na segunda parcial e a virada no placar no intervalo: 46 a 40 para Thalia.
O Thalia/SMEIJ contou com um terceiro quarto quente do perímetro, com 5/10 nas tentativas de 3 pontos (50%) no período que permitiram ao time paranaense abrir uma vantagem de 19 ao final do terceiro período (72 a 53), que se tornou irreversível para Campo Mourão na derradeira parcial. No fim, triunfo por 82 a 65.
A dupla Kauê, com 29 pontos, quatro rebotes, cinco roubos de bola, seis bolas de três e 23 de eficiência, e Vazquez, com 19 pontos e cinco rebotes, lideraram o triunfo do Thaliia/SMEIJ. Augusto, com 15 pontos e seis rebotes, e Nycolas, com 15 pontos e cinco rebotes, foram os destaques de Campo Mourão.
Caxias vence após duas prorrogações
Para fechar o grande dia de jogos, o Caxias do Sul derrotou o Pato Basquete por 93 a 92 em jogo emocionante. O Caxias do Sul se aproveitou do baixo aproveitamento do perímetro de Pato (4/23 para três pontos) para liderar a maior parte do jogo, mas a dominância dos donos da casa na batalha de rebotes (55 contra 39) e os 13 erros de lance livres durante todo o jogo não permitiram com que os gaúchos abrissem uma vantagem confortável o suficiente. Mesmo assim, Caxias chegou aos últimos dois minutos do quarto período liderando a partida por sete pontos.
No entanto, a defesa de Pato forçou muitos erros de seu adversário e arrancou em uma corrida de 10 a 3, levando o jogo à primeira prorrogação. A partir daí, o equilíbrio se manteve de forma que nenhuma das duas equipes conseguia se sobressair, e com muitos erros dos dois lados, que já apontavam sinais de cansaço físico, o jogo chegou aos últimos 14 segundos de prorrogação empatado. Caldas teve mais uma oportunidade para vencer a partida na última bola, mas errou o arremesso para três pontos e forçou uma segunda prorrogação.
Na segunda prorrogação, o cenário se manteve: Pato continuava com dificuldade para pontuar do perímetro e Caxias, com dificuldades para acertar seus lances livres. O equilíbrio no placar se mantinha. Até que faltando três segundos, Pato cometeu falta em Caldas, e como o limite já tinha sido estourado, Caxias ganhou dois lances livres. Ele acertou o primeiro, errou o segundo propositalmente para não restar mais tempo para Pato arremessar.
Léo Cravero, com 22 pontos, 14 rebotes, cinco assistências, três roubos de bola e 28 de eficiência, Arthur, com 24 pontos, cinco rebotes e quatro roubos de bola, e Brayan, com 19 pontos, quatro rebotes e dois tocos, lideraram o Caxias do Sul. Isaac, com 23 pontos e sete rebotes, e LH Ferrugem, com 21 pontos, 12 rebotes, sete assistências e 29 de eficiência, foram os destaques do Pato Basquete.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.