HOJE
De tirar o fôlego
Por Liga Nacional de Basquete
Dia de jogos no Paraná tem recorde histórico de pontos, terceira vitória seguida do Thalia/SMEIJ e um jogo com duas prorrogações entre Pato Basquete e Caxias do Sul
Após um dia sem partidas na segunda-feira (24/06), as equipes da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 da sede de Pato Branco voltaram à quadra nesta terça (25/06) em grande estilo, com a vitória do São Paulo liderada pela atuação histórica do ala-armador Tiago Marques, a terceira vitória seguida do Thalia/SMEIJ e um jogo com duas prorrogações entre Pato Basquete e Caxias do Sul. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A bola já volta a subir para essas equipes nesta quarta-feira (26/06), com o Corinthians buscando a quinta vitória em cinco jogos diante do Thalia/SMEIJ, às 15h, Campo Mourão e ADRM/Maringá tentando reverter a sequência negativa de resultados às 17h15, e com São Paulo e Pato Basquete fechando o dia de jogos, às 19h30.
Recorde histórico
O confronto entre São Paulo e ADRM/Maringá nesta terça-feira (25/06), no ginásio do Sesi, em Pato Branco, foi histórico. O ala-armador Tiago Marques anotou 54 pontos e quebrou o recorde de maior pontuação em uma partida da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A partida terminou com triunfo do Tricolor por 104 a 65.
O ala-armador superou o recorde de Lucas Dias, que anotou 51 pontos pelo Pinheiros, no dia 26 de agosto de 2015, na vitória sobre o Grêmio Náutico União por 123 a 61. Vale lembrar que essa quebra de recorde aconteceu justamente na primeira edição em que o atual jogador do Sesi Franca, tricampeão do NBB CAIXA, se tornou o novo logo da LDB.

Tiago Marques anotou 54 pontos, maior pontuação da história da LDB. Foto: Charrinho Fotografia
Apesar do placar elástico, o jogo não foi desequilibrado o tempo todo. Ao mesmo tempo que o São Paulo esteve à frente do placar durante quase toda a partida, Maringá usava sua defesa para pressionar o jogador adversário que tinha a posse da bola e conseguiu forçar muitos erros dos paulistas (foram 20 durante todo o jogo), fazendo com que as equipes chegassem ao intervalo com uma diferença de apenas seis pontos: 40 a 34.
No entanto, o segundo tempo foi todo de Tiago Marques. O ala-armador, que tinha 10 pontos marcados na primeira metade do jogo, se tornou imparável no terceiro quarto: com 21 pontos no período, incluindo 4/4 nas tentativas de três convertidas, Tiago liderou o São Paulo para abrir uma vantagem praticamente irreversível: 77 a 53.
E mesmo com a vantagem confortável, Tiago Marques ainda teve oportunidade para fazer história na LDB. O ala-armador continuou quente nos arremessos e contribuiu com mais 23 pontos no período final, chegando a 54 pontos e sacramentando a maior marca da história do NBB. Tiago ainda terminou a partida com 11 rebotes, oito bolas de três pontos convertidas e 52 de eficiência.
Ainda, David Chaves, com 12 pontos, cinco rebotes e 15 de eficiência, também teve destaque pelo São Paulo. João Pedro, com 21 pontos e quatro bolas de três pontos convertidas, foi o melhor jogador do ADRM/Maringá.
Kauê e Vazquez brilham para o Thalia/SMEIJ
No segundo confronto do dia, o Thalia/SMEIJ chegou a sua terceira vitória consecutiva na competição ao bater Campo Mourão por 82 a 65. Mesmo com Campo Mourão conseguindo equilibrar o primeiro quarto, que acabou em vantagem por 21 a 20, Kauê, com nove pontos no período, e Vazquez, com sete, garantiram a vitória de 26 a 19 na segunda parcial e a virada no placar no intervalo: 46 a 40 para Thalia.

Thalia/SMEIJ conquista terceira vitória seguida. Foto: Reprodução/YouTube
O Thalia/SMEIJ contou com um terceiro quarto quente do perímetro, com 5/10 nas tentativas de 3 pontos (50%) no período que permitiram ao time paranaense abrir uma vantagem de 19 ao final do terceiro período (72 a 53), que se tornou irreversível para Campo Mourão na derradeira parcial. No fim, triunfo por 82 a 65.
A dupla Kauê, com 29 pontos, quatro rebotes, cinco roubos de bola, seis bolas de três e 23 de eficiência, e Vazquez, com 19 pontos e cinco rebotes, lideraram o triunfo do Thaliia/SMEIJ. Augusto, com 15 pontos e seis rebotes, e Nycolas, com 15 pontos e cinco rebotes, foram os destaques de Campo Mourão.
Caxias vence após duas prorrogações
Para fechar o grande dia de jogos, o Caxias do Sul derrotou o Pato Basquete por 93 a 92 em jogo emocionante. O Caxias do Sul se aproveitou do baixo aproveitamento do perímetro de Pato (4/23 para três pontos) para liderar a maior parte do jogo, mas a dominância dos donos da casa na batalha de rebotes (55 contra 39) e os 13 erros de lance livres durante todo o jogo não permitiram com que os gaúchos abrissem uma vantagem confortável o suficiente. Mesmo assim, Caxias chegou aos últimos dois minutos do quarto período liderando a partida por sete pontos.
No entanto, a defesa de Pato forçou muitos erros de seu adversário e arrancou em uma corrida de 10 a 3, levando o jogo à primeira prorrogação. A partir daí, o equilíbrio se manteve de forma que nenhuma das duas equipes conseguia se sobressair, e com muitos erros dos dois lados, que já apontavam sinais de cansaço físico, o jogo chegou aos últimos 14 segundos de prorrogação empatado. Caldas teve mais uma oportunidade para vencer a partida na última bola, mas errou o arremesso para três pontos e forçou uma segunda prorrogação.

Pato Basquete e Caxias do Sul fizeram o último jogo do dia. Foto: Reprodução/YouTube
Na segunda prorrogação, o cenário se manteve: Pato continuava com dificuldade para pontuar do perímetro e Caxias, com dificuldades para acertar seus lances livres. O equilíbrio no placar se mantinha. Até que faltando três segundos, Pato cometeu falta em Caldas, e como o limite já tinha sido estourado, Caxias ganhou dois lances livres. Ele acertou o primeiro, errou o segundo propositalmente para não restar mais tempo para Pato arremessar.
Léo Cravero, com 22 pontos, 14 rebotes, cinco assistências, três roubos de bola e 28 de eficiência, Arthur, com 24 pontos, cinco rebotes e quatro roubos de bola, e Brayan, com 19 pontos, quatro rebotes e dois tocos, lideraram o Caxias do Sul. Isaac, com 23 pontos e sete rebotes, e LH Ferrugem, com 21 pontos, 12 rebotes, sete assistências e 29 de eficiência, foram os destaques do Pato Basquete.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca