#JOGAJUNTO

LDB

Só vale bola de 3

14-07-2024 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Com nome em homenagem ao ex-jogador da NBA Ray Allen, Renan Allen comanda triunfo do Mogi pontuando apenas do perímetro; IVV/Cetaf e Pinheiros também vencem

A segunda janela da primeira fase do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve início neste domingo (14/07), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Nos três primeiros jogos do dia, Renan Allen fez jus ao nome, uma homenagem ao ex-jogador Ray Allen, e comandou o triunfo do Mogi Basquete. Instituto Viva Vida/Cetaf e Pinheiros superaram Cerrado Basquete e BRB/Brasília/AACB, respectivamente. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Bonatti comanda triunfo do IVV/Cetaf 

O Instituto Viva Vida/Cetaf contou com um bom desempenho no terceiro período para derrotar o Cerrado Basquete por 68 a 55 e conquistar sua segunda vitória da LDB 2024. Com 11 pontos de Wanderley Bonatti no quarto, o time do Espírito Santo fez 25 a 13 na parcial para abrir uma vantagem que se mostrou confortável até o final. O time candango, que vinha de cinco vitórias em seis jogos, sofreu o segundo revés na competição.

IVV/Cetaf derrotou o Cerrado Basquete pelo Grupo A. Foto: Gabriel Rocha/LNB

Wanderley Bonatti foi o cestinha do IVV/Cetaf com 20 pontos, registrando 50% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (2/4) e 88,9% nos lances livres (8/9). Ele pegou ainda quatro rebotes para 12 de eficiência. “Foi bastante puxado na primeira fase, conseguimos apenas uma vitória. Voltamos para casa, colocamos a cabeça no lugar, treinamos duro, treinamos bastante para chegar aqui nessa segunda fase e melhorar cada vez mais. Essa vitória é muito importante e vamos em busca de mais”, afirmou o ala.

+ Confira as estatísticas do jogo entre IVV/Cetaf x Cerrado

Além de Wanderley Bonatti, Martins (14 pontos e sete rebotes) e Pedro (12 pontos e sete rebotes) também se destacaram pelo IVV/Cetaf, registrando 17 de eficiência. Pelo lado do Cerrado Basquete, Kadu registrou um duplo-duplo, com 10 pontos e 10 rebotes, e Ramires se destacou com sete roubos de bola, além de nove pontos, seis rebotes e duas assistências.

Renan Allen faz chover bolas de 3 pontos

O Mogi Basquete não deu brecha para qualquer surpresa contra o Basquete Cearense. Com uma corrida de 27 a 0 em um primeiro quarto avassalador (30 a 5 na parcial), o time mogiano abriu uma confortável vantagem no placar, o que possibilitou ao técnico Alexandre Rios ampliar sua rotação, fornecendo mais tempo em quadra para os jogadores que começam no banco. Sem diminuir o ritmo após o intervalo, o Mogi fechou o triunfo por 98 a 43.

Renan Allen comemora cesta de 3 pontos na vitória do Mogi. Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete

Destaque para Renan Allen, que anotou 15 pontos com todos eles em arremessos de 3 pontos. Foram impressionantes cinco acertos em seis tentativas (83,3%). Coincidentemente, o nome é uma homenagem ao ex-jogador Ray Allen, que brilhou por muitas temporadas na NBA. “Venho acompanhando o Ray Allen desde quando eu era criança, tinha o nome dele. Meu pai foi jogador, assistimos as finais da NBA e pude vê-lo jogar. Não tenho mais nada do que treinar muito e me inspirar nele, já que as bolas de três é o que eu faço de melhor”, afirmou o jogador de 22 anos.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Mogi e Basquete Cearense

“É um momento muito especial para mim, estou um ano fora das quadras, machuquei o joelho. Nada melhor do que estar com a minha equipe, estar unido, com os moleques me apoiando, independentemente de tudo, jogando com alegria. A gente joga na quadra feliz. A gente sabe o que cada um faz de melhor e é isso que importa num time. Estou feliz pela vitória”, completou Renan Allen, que rompeu o ligamento cruzado anterior.

+ Veja o álbum de fotos da partida

Além de Renan Allen, Mogi Basquete contou com boa participação de Moreira, que anotou 16 pontos e pegou nove rebotes para 19 de eficiência, e Felipe Gregate, que terminou o jogo com 21 de eficiência, ao anotar 15 pontos pegar quatro rebotes e dar três assistências. Pelo lado do Basquete Cearense, o cestinha foi Manoel, com 10 pontos.

Pinheiros continua invicto

O Pinheiros continua invicto na LDB 2024. Com ótimo desempenho no primeiro (28 a 17) e último períodos (27 a 8), o time do técnico Guilherme Giovanonni superou o BRB/Brasília/AACB por 97 a 66 e conquistou o sexto triunfo na competição. A boa presença no garrafão também fez diferença no placar, com mais da metade dos pontos sendo anotados na zona pintada.

Adyel foi o cestinha do Pinheiros contra o Brasília. Foto: Gabriel Rocha/LNB

Os pivôs Enrico e Agapy, ambos com 17 pontos e 10 rebotes, se destacaram pelo Pinheiros. Adyel foi o cestinha do time, com 21 pontos, além de dar sete assistências e pegar quatro rebotes para 23 de eficiência. Jojo registrou um duplo-duplo, com 14 pontos e 13 rebotes, com 26 de eficiência. “Viemos de um Interligas que não tivemos resultado que queríamos. Nós tivemos uma semana bem forte de treino e isso nós deixa confortável. A intensidade está alta, todo mundo está conseguindo jogar bem. A intensidade é nossa principal característica”, afirmou Enrico.

+ Confira as estatísticas da partida entre Pinheiros e Brasília

Pelo lado do BRB/Brasília/AACB, Vilarinho foi o destaque, com 27 pontos e bom desempenho nos arremessos de 3 pontos, convertendo seis de 10 tentativas (60%). Ele ainda pegou cinco rebotes e deu quatro assistências para terminar com 27 de eficiência. “A gente começou um pouco apagado, mas mostrou força de recuperação. O que custou muito caro para gente o último quarto, o nosso apagão foi mais forte. A gente tem de provar uma constância durante o jogo inteiro para conseguir ganhar vitória o próximo jogo”, afirmou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.