#JOGAJUNTO

LDB

Duplo-duplo de prata

18-07-2024 | 05:33
Por Juvenal Dias

Sabino anota duplo-duplo que garante o Thalia/SMEIJ na Série Prata em confronto direto; Caxias vence clássico gaúcho e São José também fatura mais uma

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve sua sexta rodada de partidas nesta quinta-feira (18/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o Caxias do Sul Basquete venceu o União Corinthians no clássico gaúcho, o São José Basketball derrotou o Campo Mourão e a Soc. Thalia/SMEIJ superou o Vasco e classificou para a Série Prata pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Guri veterano e guri estreante

Na primeira partida do dia, o clássico gaúcho que teve uma carga a mais por tudo que envolveu as equipes nos último meses. Assim, o Caxias do Sul Basquete sofreu com a forte marcação e intensidade do União Corinthians até a metade do jogo. Depois, abriu a vantagem nos dois quartos decisivos que deu a vitória por 83 a 65. Foi a sétima na LDB, que ainda lhe permite batalhar pela última vaga na Série Ouro.

Vitor Borges foi o maior pontuador do Caxias do Sul contra o União Corinthians no clássico na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Vitor Borges já está em sua terceira LDB pelo Caxias do Sul Basquete e foi o maior pontuador do time no clássico (16). “Uma palavra que o nosso treinador Bruno falou lá no vestiário foi respeitar o jogo. Independente da posição na tabela foi um clássico gaúcho, um jogo importante. Eles queriam ganhar e nós também, então, foi um jogo bem disputado por conta disso. Nós respeitamos o jogo do jeito que tinha que ser e começamos a jogar bem no coletivo, com assistências e, graças a Deus, chegamos à vitória hoje. Joguei vários clássicos, tanto no adulto quanto na base e é muito bom ganhar do União”.

Esse sentimento foi transmitido para seu companheiro de equipe, João Francisco Gregoletto, ala/armador de 17 anos que fez sua estreia com alguns minutos na competição. “A emoção é diferente, é muito massa, sempre me preparei para isso e agora é melhorar. Meus companheiros sempre me incentivam, sempre ajudam. Foi uma vitória boa no clássico e mantém nossa chance de classificarmos”.

O ala do União Corinthians, Renan Pereira, foi o cestinha da partida com 17 pontos. “A equipe deles está treinando há mais tempo. Nós tivemos um atraso nos treinos por causa das calamidades lá no Rio Grande do Sul, em Santa Cruz, no nosso ginásio. Treinamos uma semana a primeira etapa, mais uma semana para vir jogar a segunda etapa. Faltou um pouco de perna, um pouco de condicionamento. O time deles rodou mais o time. Além disso, temos um time bem novo. A nossa projeção é para os próximos anos. Agora, se formos para a Série Bronze ou qualquer outra, vamos sempre dar nosso máximo”.

Maestro Pedrosa

Com a mesma campanha que o Caxias, mas com a vantagem de ter vencido o confronto direto, o São José Basketball precisava vencer o Campo Mourão para alcançar sua sétima vitória para continuar pensando em Série Ouro. Contudo, o time paulista encontrou grande resistência do time paranaense, que manteve o placar apertado nos três primeiros quartos. A maior margem veio no quarto decisivo (26 a 16) e que determinou o placar final em 77 a 59 para o Sanja.

Gabriel Pedrosa foi um dos que mais pontuaram na vitória do São José Baskeball contra o Campo Mourão. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Gabriel Pedrosa foi um dos cinco atletas do que atingiram dois dígitos na pontuação (12). O elenco do São José Basketball, com o bom humor da vitória, “designou” o armador que ajudou a orquestrar o resultado para a entrevista. “Não entrou muito bem, assim como nos outros jogos, mas a gente continuou firme, acho que não faltou vontade em nenhum momento, aí no final do jogo acho que a gente conseguiu encaixar, fez o que o técnico pediu e conseguimos uma boa vantagem no último quarto.

Lucas Pio foi um maestro também na construção das jogadas de Campo Mourão, com 12 pontos e cinco assistências. “Conseguimos mudar a postura do último jogo contra o Vasco, que fomos mal e estávamos com uma postura de cabeça baixa. Viemos para o jogo de hoje com uma postura diferente, conseguimos marcar um pouquinho melhor, organizar um pouco no ataque. Queriamos fazer esse jogo duro mesmo até o final, com menos de 10 pontos para investir no ataque e ganhar a partida, infelizmente não deu. Faltou um pouco de perna, um pouco de tranquilidade para fechar o jogo.”

Duplo-duplo prateado

A vitória da Soc. Thalia/SMEIJ sobre o Vasco/Tijuca por 64 a 59 foi determinante para definir os classificados para a Série Bronze e garantir o time paranaense com uma das vagas na Série Prata, em um duelo que serviu como confronto direto na tabela. A partida teve ares de decisão, com as duas equipes se alternando e buscando a liderança a todo o tempo e sempre com o placar justo em pequenas vantagens no marcador.

Lucas Sabino anotou duplo-duplo que valeu Série Prata para o Thalia. Foto: Felipe Martins

Com a quinta vitória do Thalia, o Vasco poderia empatar em vitórias na última rodada com o próprio time de Curitiba e com o São Paulo, mas perdeu nos dois confrontos diretos. Com isso, algumas definições surgiram: São Paulo e Thalia garantem vaga na Série Prata e Vasco e Pato Basquete vão para a Bronze.

+ Confira as estatísticas da partida

O ala Lucas Sabino foi um dos maiores destaques da vitória do Thalia, com um duplo-duplo (16 pontos e 14 rebotes). “Conversando ontem, tivemos uma reunião sobre esse jogo. O técnico traçou o sistema tático e nós respeitamos e cumprimos. Jogamos como final. Hoje foi uma decisão para nós. Foi muito boa a vitória, muito gratificante muito para nós. Precisávamos ganhar esses dois jogos, contra a União Corinthians ontem e hoje contra o Vasco para irmos à Série Prata. Na posição que nós estamos, é muito bom essa visibilidade, não só para nós, mas sim pra cidade também”.

Outro ala chamado Lucas, mas de sobrenome Brasil, que atua pelo Vasco, anotou 15 pontos e teve nove rebotes. “A partida foi pegada do início ao fim. Ponto para lá, ponto para cá. Pecamos em algumas coisas, para mim perdemos muito mais para nós mesmos do que para o adversário, não tirando o mérito deles, que jogaram muito bem. Se tivéssemos organizado o jogo desde o começo, poderíamos levar essa vitória. Estamos com problema de não conseguir fechar bem as partidas. Não fizemos algumas cestas e, mesmo assim, o jogo foi disputado do início ao fim”.

+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.