HOJE
Vai um duplo-duplo?
Por Liga Nacional de Basquete
Gustavo Ribeiro e Kadu, do Cerrado, Wini Braga, do Minas Tênis Clube, e Jean, do Bauru Basket, alcançam os dois dígitos em duas estatísticas diferentes nas vitórias das suas equipes
O terceiro dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete na sede de Brasília, nesta quinta-feira (27/06), na Arena BRB Nilson Nelson, ficou marcado pelo número de duplo-duplos registrados pelos jogadores. No primeiro jogo, Kadu e Gustavo Ribeiro conseguiram dois dígitos em duas estatísticas diferentes na vitória do Cerrado Basquete diante da Unifacisa. Na sequência, Wini Braga alcançou 24 pontos e 17 rebotes pelo Minas Tênis Clube no triunfo sobre o Basquete Cearense. Por fim, no último jogo da rodada da competição que tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Jean fez 15 pontos e pegou 10 rebotes pelo Bauru Basket contra o AEGB/GO.
As partidas válidas pelo Grupo A continuam nesta sexta-feira (28/06). O Basquete Cearense encara o Cerrado Basquete, às 11h30, enquanto o AEGB/GO encara o Minas Tênis Clube, às 13h45. Para fechar o dia o confronto será entre BRB/Brasília/AACB e Bauru Basket, às 16h.
Duplo-duplo em dose dupla
Cerrado e Unifacisa protagonizaram um duelo de lá e cá no início da partida. Com ambas as equipes não conseguindo desgarrar no placar, os candangos começaram a forçar os erros da Unifacisa e iniciaram uma corrida de 7 a 0 para abrir vantagem. Com o ala Gustavo Ribeiro anotando oito pontos e quatro rebotes, sendo três ofensivos, o Cerrado terminou o primeiro quarto na frente: 25 a 15. No segundo período, a Unifacisa apresentou melhora e partiu para cima em busca da recuperação. Apesar da reação dos paraibanos no decorrer do quarto, com os alas-pivôs Luiz e Sueudo marcando quatro pontos cada, o Cerrado terminou o primeiro tempo à frente: 44 a 32.
Os dois últimos quartos foram de domínio do Cerrado. No terceiro, o time candango se manteve constante na pontuação e aumentou a sua vantagem sobre o adversário para além dos 20 pontos. Vencendo mais um período, o Cerrado terminou à frente com parcial de 63 a 43. No último quarto, o ala Gomes, do Cerrado, doutrinou. Anotando oito pontos (72,7% de aproveitamento nos arremessos) e cinco rebotes, ele comandou a equipe na reta final da partida para conquistar o primeiro triunfo na LDB 2024: 87 a 53.

Kadu registrou um duplo-duplo, com 19 pontos e 14 rebotes. Foto: Matheus Maranhão
O Cerrado teve dois jogadores alcançando um duplo-duplo. Gustavo Ribeiro terminou com 15 pontos e 15 rebotes, além de três assistências e 24 de eficiência. Já Kadu saiu do banco para anotar 19 pontos e pegar 14 rebotes para 28 de eficiência. “É um peso tirado das costas. A gente vem de uma preparação forte e depois da folga e do treino de ontem, pudemos resolver os problemas defensivos e ofensivos para a vitória de hoje”, disse Gustavo Ribeiro. Sobre seu desempenho individual, o ala elogiou o trabalho dos companheiros. “Saio com a sensação de felicidade por fazer bem meu trabalho.”
Pela Unifacisa, o destaque ficou para o cestinha do time, o ala-armador Gabriel, com 14 pontos. O ala-pivô Sueudo pegou quatro rebotes e o armador Davi contribuiu com quatro assistências. A treinadora do time, Janaína Chianca, vê evolução na equipe. “A gente vem numa crescente desde o primeiro jogo para cá. Estamos com um grupo muito novo e o objetivo é de amadurecer, fazer jogos equilibrados do início ao fim para sair com a primeira vitória”, afirmou.
Wini Braga dominante
O Basquete Cearense iniciou o confronto forte contra o Minas Tênis Clube, com destaque para o armador Manoel, que marcou os primeiros seis pontos da equipe no jogo. A defesa bem postada deu vantagem aos cearenses, porém, logo os mineiros reagiram, evitando que o adversário aumentasse o domínio. O pivô Wini Braga doutrinou nos rebotes no primeiro quarto, pegando sete, e ajudou a equipe a virar, anotando seis pontos. O período terminou com vitória por 19 a 11.
Com uma incrível corrida de 22 a 0, o Minas Tênis Clube teve aproveitamento de 44,4% nos arremessos no segundo quarto. A equipe aproveitou os erros defensivos e a baixa ofensividade do Basquete Cearense para aumentar ainda mais seu domínio em quadra. O ala-armador Murilo, com duas bolas de três, e Wini Braga, também com seis pontos – e mais um duplo-duplo (13 pontos e 11 rebotes) antes do intervalo -, comandaram o período, levando o time para o intervalo com 32 pontos à frente: 47 a 15.

Wini Braga (número 15) fechou o jogo pelo Minas com 24 pontos e 17 rebotes. Foto: Matheus Maranhão
O controle do Minas Tênis Clube continuou no terceiro quarto. Dominando as ações, a equipe manteve o ritmo forte na ofensiva e, apesar do Basquete Cearense ter voltado melhor, a vantagem construída se mantinha alta. Wini Braga continuou doutrinando no período, com 84,6% de aproveitamento nos arremessos (11 pontos de 13 tentados), além de seis rebotes. O armador Rodriguez também teve destaque nos scouts, anotando 83,3% nos pontos tentados, além de duas assistências. O Minas Tênis Clube terminou o quarto à frente por 76 a 28. Como de costume, o técnico do Minas, João Vitor, girou o time, dando rodagem aos seus atletas no período derradeiro. A equipe mineira continuou contundente e venceu seu terceiro jogo seguido, se mantendo 100% na LDB 2024: 97 a 40.
O pivô Wini Braga voltou a ser destaque do Minas, anotando o segundo duplo-duplo seguido, com 24 pontos e 17 rebotes. Outro personagem no quesito rebotes foi o ala Yuri, com 14, além de nove pontos. O treinador da equipe mineira, João Vitor, falou sobre a terceira vitória. “Estamos entrando cada vez melhor no ritmo, desempenhando uma boa defesa, tendo um bom volume nas tentativas de pontos e a ideia é evoluir cada vez mais”, afirmou. Pelo Basquete Cearense, os destaques ficaram com o ala-armador Neto, que foi o cestinha do time com 13 pontos, e o pivô Cauã, que conseguiu oito rebotes.
Jean comanda Bauru Basket
Utilizando bastante jogadas de rotação, o Bauru Basket iniciou a partida bem ofensivamente, já abrindo boa margem para o AEGB/GO. Os goianos buscaram se recuperar nas bolas do perímetro, acertando três de sete tentativas no quarto. O ala Santos chegou a anotar cinco pontos para a equipe no período, porém, o também ala Osmar liderou o time bauruense para a vitória no primeiro quarto com sete pontos anotados: 22 a 14 na parcial.
O segundo quarto continuou com domínio do Bauru Basket. A equipe comandada pelo técnico Artur Leandro fazia boas transições para o ataque e defendia bem, evitando que o AEGB/GO chegasse a dois dígitos de pontuação no período, apesar da corrida de 7 a 0 na reta final do quarto. Com o ala Leandro contribuindo com sete pontos e quatro rebotes, além do armador Jean anotando cinco pontos e cinco rebotes defensivos, o Bauru foi para o intervalo vencendo por 43 a 22.

Jean (9) e Gustavo (10) foram os destaques do Bauru Basket. Foto: Matheus Maranhão
A volta do intervalo mostrou equilíbrio. O AEGB/GO retornou mais incisivo, segurando as investidas do Bauru. Mesmo com a boa participação do ala-pivô Brendley, com cinco pontos e quatro rebotes, os paulistas emendaram bons ataques na reta final, principalmente com o ala Leonardo, que teve 62,5% de aproveitamento nos arremessos, deixando o placar em 58 a 29 para o Bauru. No último quarto, o jogo manteve a igualdade. Mesmo com o ala Hemerson anotando cinco pontos e o armador Oliveira marcando quatro, mais três rebotes para os goianos, Osmar, Jean e Gustavo anotaram quatro pontos cada no período, decretando a vitória paulista por 76 a 40.
Conseguindo um duplo-duplo no apagar das luzes, o armador Jean falou sobre a boa sequência da equipe na LDB. “O destaque individual vem por consequência coletiva. O importante é que conseguimos a vitória”. O atleta ainda ressaltou o equilíbrio apresentado no segundo tempo do jogo. “Sendo uma competição de tiro curto, a gente tem de saber cadenciar o ritmo para voltar melhor recuperados nos próximos jogos”, completou.
Do AEGB/GO, os destaques ficaram para o ala Hemerson, maior pontuador da equipe no jogo com 10 pontos. O armador Thiago Oliveira contribuiu com três assistências, dividindo a estatística com o ala-armador Maia. Nos rebotes, o ala Enzo Oliveira conseguiu oito, sendo sete defensivos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca