#JOGAJUNTO

LDB

Vai um duplo-duplo?

27-06-2024 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Gustavo Ribeiro e Kadu, do Cerrado, Wini Braga, do Minas Tênis Clube, e Jean, do Bauru Basket, alcançam os dois dígitos em duas estatísticas diferentes nas vitórias das suas equipes

O terceiro dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete na sede de Brasília, nesta quinta-feira (27/06), na Arena BRB Nilson Nelson, ficou marcado pelo número de duplo-duplos registrados pelos jogadores. No primeiro jogo, Kadu e Gustavo Ribeiro conseguiram dois dígitos em duas estatísticas diferentes na vitória do Cerrado Basquete diante da Unifacisa. Na sequência, Wini Braga alcançou 24 pontos e 17 rebotes pelo Minas Tênis Clube no triunfo sobre o Basquete Cearense. Por fim, no último jogo da rodada da competição que tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Jean fez 15 pontos e pegou 10 rebotes pelo Bauru Basket contra o AEGB/GO. 

As partidas válidas pelo Grupo A continuam nesta sexta-feira (28/06). O Basquete Cearense encara o Cerrado Basquete, às 11h30, enquanto o AEGB/GO encara o Minas Tênis Clube, às 13h45. Para fechar o dia o confronto será entre BRB/Brasília/AACB e Bauru Basket, às 16h.

Duplo-duplo em dose dupla

Cerrado e Unifacisa protagonizaram um duelo de lá e cá no início da partida. Com ambas as equipes não conseguindo desgarrar no placar, os candangos começaram a forçar os erros da Unifacisa e iniciaram uma corrida de 7 a 0 para abrir vantagem. Com o ala Gustavo Ribeiro anotando oito pontos e quatro rebotes, sendo três ofensivos, o Cerrado terminou o primeiro quarto na frente: 25 a 15. No segundo período, a Unifacisa apresentou melhora e partiu para cima em busca da recuperação. Apesar da reação dos paraibanos no decorrer do quarto, com os alas-pivôs Luiz e Sueudo marcando quatro pontos cada, o Cerrado terminou o primeiro tempo à frente: 44 a 32.

Os dois últimos quartos foram de domínio do Cerrado. No terceiro, o time candango se manteve constante na pontuação e aumentou a sua vantagem sobre o adversário para além dos 20 pontos. Vencendo mais um período, o Cerrado terminou à frente com parcial de 63 a 43. No último quarto, o ala Gomes, do Cerrado, doutrinou. Anotando oito pontos (72,7% de aproveitamento nos arremessos) e cinco rebotes, ele comandou a equipe na reta final da partida para conquistar o primeiro triunfo na LDB 2024: 87 a 53.

Kadu registrou um duplo-duplo, com 19 pontos e 14 rebotes. Foto: Matheus Maranhão

O Cerrado teve dois jogadores alcançando um duplo-duplo. Gustavo Ribeiro terminou com 15 pontos e 15 rebotes, além de três assistências e 24 de eficiência. Já Kadu saiu do banco para anotar 19 pontos e pegar 14 rebotes para 28 de eficiência. “É um peso tirado das costas. A gente vem de uma preparação forte e depois da folga e do treino de ontem, pudemos resolver os problemas defensivos e ofensivos para a vitória de hoje”, disse Gustavo Ribeiro. Sobre seu desempenho individual, o ala elogiou o trabalho dos companheiros. “Saio com a sensação de felicidade por fazer bem meu trabalho.” 

Pela Unifacisa, o destaque ficou para o cestinha do time, o ala-armador Gabriel, com 14 pontos. O ala-pivô Sueudo pegou quatro rebotes e o armador Davi contribuiu com quatro assistências. A treinadora do time, Janaína Chianca, vê evolução na equipe. “A gente vem numa crescente desde o primeiro jogo para cá. Estamos com um grupo muito novo e o objetivo é de amadurecer, fazer jogos equilibrados do início ao fim para sair com a primeira vitória”, afirmou.

Wini Braga dominante

O Basquete Cearense iniciou o confronto forte contra o Minas Tênis Clube, com destaque para o armador Manoel, que marcou os primeiros seis pontos da equipe no jogo. A defesa bem postada deu vantagem aos cearenses, porém, logo os mineiros reagiram, evitando que o adversário aumentasse o domínio. O pivô Wini Braga doutrinou nos rebotes no primeiro quarto, pegando sete, e ajudou a equipe a virar, anotando seis pontos. O período terminou com vitória por 19 a 11. 

Com uma incrível corrida de 22 a 0, o Minas Tênis Clube teve aproveitamento de 44,4% nos arremessos no segundo quarto. A equipe aproveitou os erros defensivos e a baixa ofensividade do Basquete Cearense para aumentar ainda mais seu domínio em quadra. O ala-armador Murilo, com duas bolas de três, e Wini Braga, também com seis pontos – e mais um duplo-duplo (13 pontos e 11 rebotes) antes do intervalo -, comandaram o período, levando o time para o intervalo com 32 pontos à frente: 47 a 15. 

Wini Braga (número 15) fechou o jogo pelo Minas com 24 pontos e 17 rebotes. Foto: Matheus Maranhão

O controle do Minas Tênis Clube continuou no terceiro quarto. Dominando as ações, a equipe manteve o ritmo forte na ofensiva e, apesar do Basquete Cearense ter voltado melhor, a vantagem construída se mantinha alta. Wini Braga continuou doutrinando no período, com 84,6% de aproveitamento nos arremessos (11 pontos de 13 tentados), além de seis rebotes. O armador Rodriguez também teve destaque nos scouts, anotando 83,3% nos pontos tentados, além de duas assistências. O Minas Tênis Clube terminou o quarto à frente por 76 a 28. Como de costume, o técnico do Minas, João Vitor, girou o time, dando rodagem aos seus atletas no período derradeiro. A equipe mineira continuou contundente e venceu seu terceiro jogo seguido, se mantendo 100% na LDB 2024: 97 a 40.

O pivô Wini Braga voltou a ser destaque do Minas, anotando o segundo duplo-duplo seguido, com 24 pontos e 17 rebotes. Outro personagem no quesito rebotes foi o ala Yuri, com 14, além de nove pontos. O treinador da equipe mineira, João Vitor, falou sobre a terceira vitória. “Estamos entrando cada vez melhor no ritmo, desempenhando uma boa defesa, tendo um bom volume nas tentativas de pontos e a ideia é evoluir cada vez mais”, afirmou. Pelo Basquete Cearense, os destaques ficaram com o ala-armador Neto, que foi o cestinha do time com 13 pontos,  e o pivô Cauã, que conseguiu oito rebotes. 

Jean comanda Bauru Basket

Utilizando bastante jogadas de rotação, o Bauru Basket iniciou a partida bem ofensivamente, já abrindo boa margem para o AEGB/GO. Os goianos buscaram se recuperar nas bolas do perímetro, acertando três de sete tentativas no quarto. O ala Santos chegou a anotar cinco pontos para a equipe no período, porém, o também ala Osmar liderou o time bauruense para a vitória no primeiro quarto com sete pontos anotados: 22 a 14 na parcial.

O segundo quarto continuou com domínio do Bauru Basket. A equipe comandada pelo técnico Artur Leandro fazia boas transições para o ataque e defendia bem, evitando que o AEGB/GO chegasse a dois dígitos de pontuação no período, apesar da corrida de 7 a 0 na reta final do quarto. Com o ala Leandro contribuindo com sete pontos e quatro rebotes, além do armador Jean anotando cinco pontos e cinco rebotes defensivos, o Bauru foi para o intervalo vencendo por 43 a 22. 

Jean (9) e Gustavo (10) foram os destaques do Bauru Basket. Foto: Matheus Maranhão

A volta do intervalo mostrou equilíbrio. O AEGB/GO retornou mais incisivo, segurando as investidas do Bauru. Mesmo com a boa participação do ala-pivô Brendley, com cinco pontos e quatro rebotes, os paulistas emendaram bons ataques na reta final, principalmente com o ala Leonardo, que teve 62,5% de aproveitamento nos arremessos, deixando o placar em 58 a 29 para o Bauru. No último quarto, o jogo manteve a igualdade. Mesmo com o ala Hemerson anotando cinco pontos e o armador Oliveira marcando quatro, mais três rebotes para os goianos, Osmar, Jean e Gustavo anotaram quatro pontos cada no período, decretando a vitória paulista por 76 a 40.

Conseguindo um duplo-duplo no apagar das luzes, o armador Jean falou sobre a boa sequência da equipe na LDB. “O destaque individual vem por consequência coletiva. O importante é que conseguimos a vitória”. O atleta ainda ressaltou o equilíbrio apresentado no segundo tempo do jogo. “Sendo uma competição de tiro curto, a gente tem de saber cadenciar o ritmo para voltar melhor recuperados nos próximos jogos”, completou.

Do AEGB/GO, os destaques ficaram para o ala Hemerson, maior pontuador da equipe no jogo com 10 pontos. O armador Thiago Oliveira contribuiu com três assistências, dividindo a estatística com o ala-armador Maia. Nos rebotes, o ala Enzo Oliveira conseguiu oito, sendo sete defensivos. 

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.