HOJE
Mais um para a Ouro
Por Juvenal Dias
Inspirado em Lucas Dias, Vitor Hugo contribui para o Sesi Franca virar a 3ª equipe do Grupo B na Série Ouro; Fla vence na prorrogação e Vasco/Tijuca triunfa
Três jogos completaram a rodada de quarta-feira (17/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Vasco/Tijuca levou a melhor diante do Campo Mourão, enquanto o Flamengo manteve a invencibilidade diante do São Paulo. Por fim, o Sesi Franca superou o Pato Basquete e garantiu a classificação à Série Ouro. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Na quinta-feira (18/07), vai ser a penúltima rodada do Grupo B na primeira fase. O Caxias do Sul Basquete abre o dia de competições no clássico do Sul contra o União Corinthians, às 8h30. O Campo Mourão enfrenta o São José Basketball, às 10h45. Já a Soc. Thalia/SMEIJ faz um duelo contra o Vasco/Tijuca, às 13h. O ADRM/Maringá encara o Botafogo, às 15h15. O Pato Basquete terá o time do Flamengo como adversário, às 17h30. Para encerrar, encontro do Corinthians frente a frente com o Sesi Franca, às 19h45. Todos os jogos têm transmissão do NBB BasquetPass com sinal aberto gratuito.
Tímidos com palavras, bons com a bola
Com a jovialidade da LDB, é fácil encontrar jogadores que ficam sem jeito diante da reportagem, mas que mostram enorme talento com a bola laranja. Assim, foi tanto para Davi Santos, do Vasco/Tijuca, como para Augusto, do Campo Mourão. Ambos se destacaram na vitória carioca por 89 a 59, quarta do time Cruzmaltino, que virou ainda no primeiro quarto para construir a vantagem de 40 pontos. Os dois atletas comentaram que não saberiam o que falar.

Tímido com as palavras, Davi Santos jogou muito pelo Vasco/Tijuca contra Campo Mourão. Foto: Felipe Martins
+ Confira as estatísticas da partida
O ala/pivô do Vasco/Tijuca anotou um duplo-duplo, com 11 pontos e 10 rebotes, e analisou dessa forma: “Todo mundo foi muito aguerrido, tem sido uma temporada meio difícil para nós, mas o time está se encaixando aos poucos e estamos chegando, em um campeonato forte, cada dia mais juntos para lutar pela classificação à Série Prata. Hoje, os jogadores mais novos conseguiram entrar mais tempo. É muito bom, porque você vê que o time está evoluindo, os mais novos vão ganhando experiência até para o próximo jogo chegar mais confiantes”.
Já o ala/pivô do Campo Mourão foi o maior pontuador do time, anotando 18 pontos e ainda teve oito rebotes e 25 de eficiência. Confira sua visão da partida. “Não adianta de nada saber o que tem que fazer na teoria, mas não conseguir defender na prática. No ataque, fizemos o que foi possível, todo mundo deu seu máximo em quadra. Se tivesse feito o mesmo na defesa, o resultado poderia ter sido um pouco melhor.”
Afinal, parece que para suas primeiras declarações, os dois se saíram bem.
Virada na prorrogação
Foi uma das batalhas das mais árduas e emocionantes da LDB 2024. O Flamengo conquistou sua décima vitória, ao derrotar, de virada e na prorrogação, o São Paulo por 100 a 94. O Tricolor começou com muita força e transições rápidas para ficar na frente durante todo o primeiro quarto. O Rubro-Negro se recuperou no quarto seguinte. As equipes passaram a se alternar com intensidade extremamente alta. O São Paulo vencia por 85 a 83 faltando cinco segundos, porém Yan veio do banco, penetrou no garrafão para dar a assistência para Emanuel empatar.

João Lucas Souza foi um dos que participaram da rotação do Flamengo que contribuíram na vitória contra o São Paulo. Foto: Felipe Martins
+ Confira as estatísticas da partida
Na prorrogação, o time da casa soube jogar com o psicológico da reação a seu favor e tratou de virar e abrir uma margem que não foi possível ser alcançada. Emanuel, aliás, foi o cara do Flamengo, com um duplo-duplo, 24 pontos e 11 rebotes. Mas quem falou foi João Lucas Souza, que não ficou tímido. “Sabíamos que seria um jogo para provar a nossa classificação. Já classificados, mas estamos com essa mentalidade de que cada jogo é uma final, cada jogo importa para nós. Realmente, no início, fomos surpreendidos, eles entraram mais forte do que nós. Tivemos que nos adaptar. Entramos no jogo aos poucos e, graças a Deus, deu certo no final.”
Jhow foi outro atleta que fez parte da rotação do São Paulo, que incomodou o sistema defensivo do Flamengo. “Somos um time jovem, que está crescendo, está em um processo muito bom. Estamos batendo de frente com todo mundo e é o processo, estamos bem, é um time jovem. Vamos continuar correndo, continuar arremessando. Temos bastante habilidade, bastante talento no nosso elenco e vamos continuar trabalhando que vai dar certo.”
Inspirado em Lucas Dias
O novo logo da LDB tem a silhueta do multicampeão Lucas Dias, atleta do NBB CAIXA pelo Sesi Franca, mas que foi vencedor da competição de base com o Pinheiros. E ele não é só a inspiração para o logo, mas também para Vitor Hugo, pivô que contribuiu com 12 pontos e sete rebotes na oitava vitória do Sesi Franca na LDB 2024, que garantiu a classificação para a Série Ouro. O time venceu o Pato Basquete por 92 a 51.

Vitor Hugo usa a fita na cabeça inspirado pelo estilo de Lucas Dias no Sesi Franca. Foto: Felipe Martins
+ Confira as estatísticas da partida
Vitor Hugo analisou a partida e explicou que a referência do Lucas Dias vêm nos assessórios que usa em jogo. “Mérito do time, o que nós viemos conversando no vestiário, impusemos na quadra o nosso ritmo de jogo, saímos vitoriosos e com a classificação, que é o mais importante. Essa faixa que uso é inspirada no meu parceiro Lucas Dias. Copiando o melhor, vamos vendo se faço uns pontinhos como ele. Fico feliz de ser um dos destaques, é sinal que o trabalho está dando certo.”
Lucas Siqueira, ala/armador do Pato Basquete, foi um dos que mais recolheram rebotes, com quatro na conta. “Sabíamos que seria um jogo difícil, a equipe do Franca tem um nome muito renomado no basquete brasileiro e nosso aproveitamento foi muito baixo, tanto nas bolas de três quanto nas bolas de dois, erramos muito. Então, ter esse baixo aproveitamento, essa quantidade de erros com uma equipe como o Franca, é fatal. Em quatro, cinco erros, eles vão abrir vinte, trinta pontos. São erros que não podemos cometer e essa partida vai servir de aprendizado, com certeza, para a próxima fase.”
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca