#JOGAJUNTO

LDB

Mais um para a Ouro

18-07-2024 | 12:24
Por Juvenal Dias

Inspirado em Lucas Dias, Vitor Hugo contribui para o Sesi Franca virar a 3ª equipe do Grupo B na Série Ouro; Fla vence na prorrogação e Vasco/Tijuca triunfa

Três jogos completaram a rodada de quarta-feira (17/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Vasco/Tijuca levou a melhor diante do Campo Mourão, enquanto o São Paulo quebrou a invencibilidade do Flamengo. Por fim, o Sesi Franca superou o Pato Basquete e garantiu a classificação à Série Ouro. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Na quinta-feira (18/07), vai ser a penúltima rodada do Grupo B na primeira fase. O Caxias do Sul Basquete abre o dia de competições no clássico do Sul contra o União Corinthians, às 8h30. O Campo Mourão enfrenta o São José Basketball, às 10h45. Já a Soc. Thalia/SMEIJ faz um duelo contra o Vasco/Tijuca, às 13h. O ADRM/Maringá encara o Botafogo, às 15h15. O Pato Basquete terá o time do Flamengo como adversário, às 17h30,. Para encerrar, encontro do Corinthians frente a frente com o Sesi Franca, às 19h45. Todos os jogos têm transmissão do NBB BasquetPass com sinal aberto gratuito.

Tímidos com palavras, bons com a bola

Com a jovialidade da LDB, é fácil encontrar jogadores que ficam sem jeito diante da reportagem, mas que mostram enorme talento com a bola laranja. Assim, foi tanto para Davi Santos, do Vasco/Tijuca, como para Augusto, do Campo Mourão. Ambos se destacaram na vitória carioca por 89 a 59, quarta do time Cruzmaltino, que virou ainda no primeiro quarto para construir a vantagem de 40 pontos. Os dois atletas comentaram que não saberiam o que falar.

Tímido com as palavras, Davi Santos jogou muito pelo Vasco/Tijuca contra Campo Mourão. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

O ala/pivô do Vasco/Tijuca anotou um duplo-duplo, com 11 pontos e 10 rebotes, e analisou dessa forma: “Todo mundo foi muito aguerrido, tem sido uma temporada meio difícil para nós, mas o time está se encaixando aos poucos e estamos chegando, em um campeonato forte, cada dia mais juntos para lutar pela classificação à Série Prata. Hoje, os jogadores mais novos conseguiram entrar mais tempo. É muito bom, porque você vê que o time está evoluindo, os mais novos vão ganhando experiência até para o próximo jogo chegar mais confiantes”.

+ Veja as fotos do duelo

Já o ala/pivô do Campo Mourão foi o maior pontuador do time, anotando 18 pontos e ainda teve oito rebotes e 25 de eficiência. Confira sua visão da partida. “Não adianta de nada saber o que tem que fazer na teoria, mas não conseguir defender na prática. No ataque, fizemos o que foi possível, todo mundo deu seu máximo em quadra. Se tivesse feito o mesmo na defesa, o resultado poderia ter sido um pouco melhor.”

Afinal, parece que para suas primeiras declarações, os dois se saíram bem.

Virada na prorrogação

Foi uma das batalhas das mais árduas e emocionantes da LDB 2024. O Flamengo conquistou sua décima vitória, ao derrotar, de virada e na prorrogação, o São Paulo por 100 a 94. O Tricolor começou com muita força e transições rápidas para ficar na frente durante todo o primeiro quarto. O Rubro-Negro se recuperou no quarto seguinte. As equipes passaram a se alternar com intensidade extremamente alta. O São Paulo vencia por 85 a 83 faltando cinco segundos, porém Yan veio do banco, penetrou no garrafão para dar a assistência para Emanuel empatar.

João Lucas Souza foi um dos que participaram da rotação do Flamengo que contribuíram na vitória contra o São Paulo. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Na prorrogação, o time da casa soube jogar com o psicológico da reação a seu favor e tratou de virar e abrir uma margem que não foi possível ser alcançada. Emanuel, aliás, foi o cara do Flamengo, com um duplo-duplo, 24 pontos e 11 rebotes. Mas quem falou foi João Lucas Souza, que não ficou tímido. “Sabíamos que seria um jogo para provar a nossa classificação. Já classificados, mas estamos com essa mentalidade de que cada jogo é uma final, cada jogo importa para nós. Realmente, no início, fomos surpreendidos, eles entraram mais forte do que nós. Tivemos que nos adaptar. Entramos no jogo aos poucos e, graças a Deus, deu certo no final.”

+ Veja as fotos do duelo

Jhow foi outro atleta que fez parte da rotação do São Paulo, que incomodou o sistema defensivo do Flamengo. “Somos um time jovem, que está crescendo, está em um processo muito bom. Estamos batendo de frente com todo mundo e é o processo, estamos bem, é um time jovem. Vamos continuar correndo, continuar arremessando. Temos bastante habilidade, bastante talento no nosso elenco e vamos continuar trabalhando que vai dar certo.”

Inspirado em Lucas Dias

O novo logo da LDB tem a silhueta do multicampeão Lucas Dias, atleta do NBB CAIXA pelo Sesi Franca, mas que foi vencedor da competição de base com o Pinheiros. E ele não é só a inspiração para o logo, mas também para Vitor Hugo, pivô que contribuiu com 12 pontos e sete rebotes na oitava vitória do Sesi Franca na LDB 2024, que garantiu a classificação para a Série Ouro. O time venceu o Pato Basquete por 92 a 51.

Vitor Hugo usa a fita na cabeça inspirado pelo estilo de Lucas Dias no Sesi Franca. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Vitor Hugo analisou a partida e explicou que a referência do Lucas Dias vêm nos assessórios que usa em jogo. “Mérito do time, o que nós viemos conversando no vestiário, impusemos na quadra o nosso ritmo de jogo, saímos vitoriosos e com a classificação, que é o mais importante. Essa faixa que uso é inspirada no meu parceiro Lucas Dias. Copiando o melhor, vamos vendo se faço uns pontinhos como ele. Fico feliz de ser um dos destaques, é sinal que o trabalho está dando certo.”

+ Veja as fotos do duelo

Lucas Siqueira, ala/armador do Pato Basquete, foi um dos que mais recolheram rebotes, com quatro na conta. “Sabíamos que seria um jogo difícil, a equipe do Franca tem um nome muito renomado no basquete brasileiro e nosso aproveitamento foi muito baixo, tanto nas bolas de três quanto nas bolas de dois, erramos muito. Então, ter esse baixo aproveitamento, essa quantidade de erros com uma equipe como o Franca, é fatal. Em quatro, cinco erros, eles vão abrir vinte, trinta pontos. São erros que não podemos cometer e essa partida vai servir de aprendizado, com certeza, para a próxima fase.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.