HOJE
Tico Majestoso
Por Juvenal Dias
Armador do Corinthians anota 30 pontos na vitória sobre o São Paulo no clássico no Paraná; Caxias do Sul derrota o Campo Mourão e Pato Basquete supera o ADRM/Maringá
A Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 começou nesta quinta-feira (20/06) com seis jogos pelo Grupo B da competição competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Três dessas partidas foram no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR). Já teve clássico para começar a LDB com a rivalidade lá em cima. O Corinthians superou o São Paulo, enquanto o Caxias do Sul Basquete bateu o Campo Mourão e, por fim, o Pato Basquete levou a melhor diante do ADRM/Maringá.
Na sexta-feira (21/06), às 15h, o Campo Mourão abre a segunda rodada contra o Corinthians, o ADRM/Londrina tenta a recuperação diante do Caxias do Sul Basquete (17h15) e o São Paulo será o adversário de estreia do Thalia/SMEIJ, time de Curitiba, às 19h30.
Majestoso é do Tico
Logo de cara, o Corinthians encarou o São Paulo, no clássico Majestoso, e venceu por 91 a 59 no ginásio paranaense. Tiago Alcântara Faria, o “Tico”, de 21 anos, foi o destaque da partida. O armador, que já jogou outras três LDB pelo Pinheiros e já disputou o NBB CAIXA pelo mesmo clube, sobrou na partida, anotando 30 dos 40 pontos tentados. Além disso, pegou quatro rebotes e deu três assistências na vitória do Timão. Outro destaque da partida foi o pivô Raymundo, de 19 anos. Ele teve o primeiro duplo-duplo da competição com 12 pontos e 15 rebotes, além de quatro assistências para 27 de eficiência.
+ Veja fotos da partida entre Corinthians x São Paulo
Corrida de 14 a 0 para vencer
Em seguida, foi a vez de um duelo entre os gaúchos do Caxias do Sul Basquete contra os paranaenses do Campo Mourão. O confronto estava equilibrado nos primeiros minutos, mas Caixas do Sul, que perdia por 14 a 13, emplacou 14 pontos seguidos para virar o marcador e abrir grande vantagem ao final do quarto inicial. Depois disso, não foi mais ameaçado do marcador e triunfou com 85 a 67. O pivô Vitor Borges, de 21 anos, do time gaúcho foi o cestinha do time com 16 pontos, oito rebotes e 23 de eficiência. De consolo, o armador do Campo Mourão, Lucas Pio, de 22 anos, foi o maior pontuador da partida, com 18 pontos e quarto rebotes.
+ Veja fotos da partida entre Caxias do Sul Basquete x Campo Mourão
Jogo coletivo vence individualidade
Na partida que fechou a rodada, o time da casa, o Pato Basquete foi o vencedor no confronto contra o ADRM/Maringá. Chamou a atenção que o ala do time visitante, João Pedro, de 22 anos e vive sua segunda LDB após dois anos ausente, colocou a bola debaixo dos braços para tentar a vitória para o Maringá. Ele foi o cestinha da partida com 29 pontos dos 54 que o time fez, o segundo cestinha do time do ADRM/Maringá foi Michel que anotou sete pontos. Por outro lado, o ala/pivô do Pato Basquete, Raul Risso, de 21 anos, comandou a equipe com 16 dos 63 pontos e pegou sete rebotes, porém teve no coletivo uma pontuação melhor distribuída. Dessa vez, venceu quem apresentou as jogadas de uma forma mais homogênea entre seus integrantes.
+ Veja fotos da partida entre Pato Basquete x ADRM/Maringá
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.