HOJE
o cara do último quarto
Por Liga Nacional de Basquete
Tico anota 17 pontos apenas no período derradeiro, Corinthians derrota Thalia/SMEIJ e se mantém invicto na competição; Campo Mourão e Pato Basquete também vencem
O quinto dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 em Pato Branco foi de alto nível. Nesta quarta (26/06), Tico anotou 17 pontos apenas no último quarto para confirmar o triunfo do Corinthians sobre o embalado Thalia/SMEIJ. Campo Mourão venceu o primeiro jogo nesta edição e o Pato Basquete derrotou o São Paulo com boa atuação do trio LH Ferrugem, Risso e Aquino. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
As equipes da sede de Pato Branco voltam à quadra nesta quinta-feira (27/06), no último dia de jogos nesta etapa. O Thalia/SMEIJ busca sua recuperação contra o Caxias do Sul, às 15h. Campo Mourão e São Paulo se enfrentam na sequência, às 17h15. Por fim, às 19h30, o Corinthians encara o Pato Basquete e quer o quinto triunfo para fechar esta etapa com 100% de aproveitamento.
Tico mantém Corinthians invicto
O Corinthians abriu o dia de jogo com mais uma vitória, se mantendo invicto ao bater o embalado Thalia/SMEIJ, que vinha de três vitórias consecutivas, por 88 a 76. O jogo foi marcado pelo grande equilíbrio das equipes durante grande parte do jogo e por vários jogadores aparecendo muito bem em etapas diferentes da partida. A começar pelo primeiro quarto, ao mesmo tempo em que o Corinthians tinha Bianchi, com 12 pontos, o Thalia tinha Sabino, com sete, e Kauê, com cinco, e a parcial do período inicial se encerrou em 24 a 21 para o Alvinegro.
No segundo período o equilíbrio se manteve, com Kauan Raymundo e Jonathan anotando cinco pontos cada para o Timão e com Kauê e Vazquez anotando sete pontos cada para o Thalia/SMEIJ. Assim, as equipes foram para o intervalo com vantagem dos paranaenses em uma posse: 46 a 44. Após o intervalo, o jogo ficou ainda mais acirrado. Com Jamelão liderando o Corinthians com nove pontos e Kauê liderando Thalia com oito, o terceiro quarto teve ainda mais trocas de liderança no placar e terminou com vantagem curta do Thalia: 63 a 60.

Tico é decisivo para mais uma vitória do Corinthians na LDB. Foto: @weslleytremba/LNB
No entanto, no último quarto, finalmente uma das equipes abriu uma vantagem mais larga: a defesa do Corinthians se encaixou contra o ataque do Thalia/SMEIJ, que fazia uma partida muito correta até então, e tirou os espaços para os arremessos de seu adversário. Como resultado, deixou o Thalia sem pontuar durante os cinco primeiros minutos do período final e abriu uma corrida de 14 a 0 neste tempo. Os paranaenses não conseguiram mais encostar no placar.
Ao mesmo tempo em que o ataque do Thalia não funcionava, o armador Tico Faria explodiu para 17 pontos só neste quarto e terminou o jogo como o cestinha da partida, com 27 pontos totais, além de seis bolas de três pontos e 23 de eficiência. Além do armador, Bianchi, com 22 pontos, Jamelão, com 17, e Jonathan, com 12 pontos e 16 rebotes, brilharam para o Timão. Vazquez, com 22 pontos, Kauê, com 20, e Sabino, com 19 pontos e 11 rebotes, foram os destaques do Thalia/SMEIJ.
A primeira vitória de Campo Mourão
Logo em seguida, foi a vez de Campo Mourão enfrentar o ADRM/Maringá e vencer por uma vantagem confortável: 85 a 63. Já foi possível ver a dominância de Campo Mourão desde o primeiro quarto, em que mostrou uma defesa muito empenhada ao limitar o ataque do Maringá a apenas nove pontos no período.

Campo Mourão conquista o seu primeiro triunfo nesta edição da LDB. Foto: Reprodução YouTube
No segundo quarto, o ADRM/Maringá até conseguiu ter mais facilidade para pontuar, principalmente por meio de boas trocas de passe que encontravam bandejas fáceis, mas que não foi consistente o suficiente para manter um ataque eficaz na volta do intervalo. Por outro lado, Campo Mourão tinha Rogério Bittar inspirado, que liderou a equipe a abrir uma vantagem ainda maior ao fim do terceiro quarto: 70 a 41, que foi irreversível para a equipe de Maringá no derradeiro período.
Além de registrar um duplo-duplo com 25 pontos e 10 rebotes, Rogério Bittar deu três assistências e roubou três bolas para 24 de eficiência. Lucas Pio, com 19 pontos e 11 rebotes, e Wander Broock, com 15 pontos e 11 rebotes, também ajudaram Campo Mourão com boas atuações. Chiaretto, com 17 pontos, seis rebotes e seis assistências, foi o destaque do ADRM/Maringá na partida.
Trio do Pato Basquete lidera vitória suada
Para fechar o dia de jogos, o Pato Basquete enfrentou o São Paulo e venceu em jogo muito equilibrado: 86 a 77. Apesar do Tricolor ter liderado grande parte do primeiro tempo, uma sequência de três bolas de três pontos consecutivas do Pato Basquete empatou o jogo e fez com que a partida fosse ao intervalo com 38 a 36 a favor dos paranaenses.
Um dos fatores para o São Paulo não conseguir abrir vantagem no primeiro tempo foi a dificuldade de superar a defesa por zona implementada pelo adversário, que não só limitou a pontuação como os arremessos livres de três pontos. No terceiro quarto, as dificuldades do Tricolor se mantiveram, mas os nove pontos de Tiago Marques viraram o placar: 58 a 56.

Pato Basquete venceu o São Paulo e alcançou o terceiro triunfo na LDB. Foto: Reprodução/YouTube
As coisas mudaram no período final. O Pato Basquete contou com um trio inspirado para vencer o São Paulo. Risso, com 11 pontos, Aquino, com nove, e LH Ferrugem, com oito, fizeram 28 dos 30 pontos da equipe paranaense no quarto derradeiro e o Tricolor não teve poder de ataque para manter o jogo equilibrado.
O trio do Pato terminou com 20 pontos, oito rebotes e 29 de eficiência para LH Ferrugem, 17 pontos, oito rebotes e cinco bolas de três para Risso e 16 pontos para Aquino. Pelo lado do São Paulo, David Chaves marcou 17 pontos e oito rebotes e Tiago Marques anotou 17 pontos e quatro assistências, sendo os principais jogadores da equipe.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca