HOJE
o cara do último quarto
Por Liga Nacional de Basquete
Tico anota 17 pontos apenas no período derradeiro, Corinthians derrota Thalia/SMEIJ e se mantém invicto na competição; Campo Mourão e Pato Basquete também vencem
O quinto dia de jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 em Pato Branco foi de alto nível. Nesta quarta (26/06), Tico anotou 17 pontos apenas no último quarto para confirmar o triunfo do Corinthians sobre o embalado Thalia/SMEIJ. Campo Mourão venceu o primeiro jogo nesta edição e o Pato Basquete derrotou o São Paulo com boa atuação do trio LH Ferrugem, Risso e Aquino. As partidas foram válidas pelo Grupo B da competição que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
As equipes da sede de Pato Branco voltam à quadra nesta quinta-feira (27/06), no último dia de jogos nesta etapa. O Thalia/SMEIJ busca sua recuperação contra o Caxias do Sul, às 15h. Campo Mourão e São Paulo se enfrentam na sequência, às 17h15. Por fim, às 19h30, o Corinthians encara o Pato Basquete e quer o quinto triunfo para fechar esta etapa com 100% de aproveitamento.
Tico mantém Corinthians invicto
O Corinthians abriu o dia de jogo com mais uma vitória, se mantendo invicto ao bater o embalado Thalia/SMEIJ, que vinha de três vitórias consecutivas, por 88 a 76. O jogo foi marcado pelo grande equilíbrio das equipes durante grande parte do jogo e por vários jogadores aparecendo muito bem em etapas diferentes da partida. A começar pelo primeiro quarto, ao mesmo tempo em que o Corinthians tinha Bianchi, com 12 pontos, o Thalia tinha Sabino, com sete, e Kauê, com cinco, e a parcial do período inicial se encerrou em 24 a 21 para o Alvinegro.
No segundo período o equilíbrio se manteve, com Kauan Raymundo e Jonathan anotando cinco pontos cada para o Timão e com Kauê e Vazquez anotando sete pontos cada para o Thalia/SMEIJ. Assim, as equipes foram para o intervalo com vantagem dos paranaenses em uma posse: 46 a 44. Após o intervalo, o jogo ficou ainda mais acirrado. Com Jamelão liderando o Corinthians com nove pontos e Kauê liderando Thalia com oito, o terceiro quarto teve ainda mais trocas de liderança no placar e terminou com vantagem curta do Thalia: 63 a 60.
No entanto, no último quarto, finalmente uma das equipes abriu uma vantagem mais larga: a defesa do Corinthians se encaixou contra o ataque do Thalia/SMEIJ, que fazia uma partida muito correta até então, e tirou os espaços para os arremessos de seu adversário. Como resultado, deixou o Thalia sem pontuar durante os cinco primeiros minutos do período final e abriu uma corrida de 14 a 0 neste tempo. Os paranaenses não conseguiram mais encostar no placar.
Ao mesmo tempo em que o ataque do Thalia não funcionava, o armador Tico Faria explodiu para 17 pontos só neste quarto e terminou o jogo como o cestinha da partida, com 27 pontos totais, além de seis bolas de três pontos e 23 de eficiência. Além do armador, Bianchi, com 22 pontos, Jamelão, com 17, e Jonathan, com 12 pontos e 16 rebotes, brilharam para o Timão. Vazquez, com 22 pontos, Kauê, com 20, e Sabino, com 19 pontos e 11 rebotes, foram os destaques do Thalia/SMEIJ.
A primeira vitória de Campo Mourão
Logo em seguida, foi a vez de Campo Mourão enfrentar o ADRM/Maringá e vencer por uma vantagem confortável: 85 a 63. Já foi possível ver a dominância de Campo Mourão desde o primeiro quarto, em que mostrou uma defesa muito empenhada ao limitar o ataque do Maringá a apenas nove pontos no período.
No segundo quarto, o ADRM/Maringá até conseguiu ter mais facilidade para pontuar, principalmente por meio de boas trocas de passe que encontravam bandejas fáceis, mas que não foi consistente o suficiente para manter um ataque eficaz na volta do intervalo. Por outro lado, Campo Mourão tinha Rogério Bittar inspirado, que liderou a equipe a abrir uma vantagem ainda maior ao fim do terceiro quarto: 70 a 41, que foi irreversível para a equipe de Maringá no derradeiro período.
Além de registrar um duplo-duplo com 25 pontos e 10 rebotes, Rogério Bittar deu três assistências e roubou três bolas para 24 de eficiência. Lucas Pio, com 19 pontos e 11 rebotes, e Wander Broock, com 15 pontos e 11 rebotes, também ajudaram Campo Mourão com boas atuações. Chiaretto, com 17 pontos, seis rebotes e seis assistências, foi o destaque do ADRM/Maringá na partida.
Trio do Pato Basquete lidera vitória suada
Para fechar o dia de jogos, o Pato Basquete enfrentou o São Paulo e venceu em jogo muito equilibrado: 86 a 77. Apesar do Tricolor ter liderado grande parte do primeiro tempo, uma sequência de três bolas de três pontos consecutivas do Pato Basquete empatou o jogo e fez com que a partida fosse ao intervalo com 38 a 36 a favor dos paranaenses.
Um dos fatores para o São Paulo não conseguir abrir vantagem no primeiro tempo foi a dificuldade de superar a defesa por zona implementada pelo adversário, que não só limitou a pontuação como os arremessos livres de três pontos. No terceiro quarto, as dificuldades do Tricolor se mantiveram, mas os nove pontos de Tiago Marques viraram o placar: 58 a 56.
As coisas mudaram no período final. O Pato Basquete contou com um trio inspirado para vencer o São Paulo. Risso, com 11 pontos, Aquino, com nove, e LH Ferrugem, com oito, fizeram 28 dos 30 pontos da equipe paranaense no quarto derradeiro e o Tricolor não teve poder de ataque para manter o jogo equilibrado.
O trio do Pato terminou com 20 pontos, oito rebotes e 29 de eficiência para LH Ferrugem, 17 pontos, oito rebotes e cinco bolas de três para Risso e 16 pontos para Aquino. Pelo lado do São Paulo, David Chaves marcou 17 pontos e oito rebotes e Tiago Marques anotou 17 pontos e quatro assistências, sendo os principais jogadores da equipe.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.