#JOGAJUNTO

LDB

Ticão, ê ô!

15-07-2024 | 06:39
Por Juvenal Dias

Com Kaique contundido, Tico fez 21 pontos e organizou o jogo do Corinthians para mantê-lo invicto e classificar à Série Ouro; Sesi Franca e Botafogo vencem e seguem no mesmo objetivo

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve sua quarta rodada de partidas nesta segunda-feira (15/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o Sesi Franca venceu o São Paulo no primeiro clássico estadual do dia, o Botafogo saiu com a vitória de placar apertado contra Pato Basquete e o Corinthians manteve a invencibilidade diante do São José Basketball e garantiu classificação à Série Ouro pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Quarteto fantástico do Sesi Franca

Nathan, João Machini, Piá e Vinícius. Esse poderia ser uma história de super-heróis de quadrinhos, mas são um ala/pivô, um armador, um ala e um ala/armador chamaram a responsabilidade e asseguraram a vitória do Sesi Franca diante do São Paulo por 90 a 81. Curiosamente, o time do interior paulista abriu e liderou tendo 52 a 28 no começo do terceiro quarto. Contudo, uma grande arrancada do Tricolor, colocou o time da capital em vantagem nos primeiros minutos do último período. O quarteto retomou o controle da partida, mesmo com um drama nos momentos decisivos. O quarteto terminou, respectivamente, com 21, 18, 18 e 16 pontos para garantir a oitava conquista.

João Machini, um dos destaques do quarteto do Sesi Franca que tiveram alta pontuação. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Nathan, que ainda teve um duplo-duplo com 16 rebotes, e João Machini celebraram o resultado positivo. “Nós entramos com uma energia muito boa, uma intensidade muito boa. Porém, na hora que abrimos, acabamos relaxando um pouco. Corrigimos os erros, percebemos que não pode relaxar nessas horas. Voltamos na intensidade alta e a energia com tudo para garantir a vitória”, analisou o armador. “Estamos tentando corrigir isso, vamos aproveitar o resto da tarde de hoje e o dia de folga de amanhã para rever quando abaixamos o ritmo. Quando voltamos a aumentar e fizemos boas jogadas. Então vamos ver o que fizemos de ruim, para analisar para melhorar para o próximo jogo”, completou o maior pontuador do time.

+ Veja fotos do duelo

Jackson Jr. foi o segundo maior pontuador do São Paulo, com 20 pontos, além de sete assistências, só ficou atrás Tiago Marques, com 22 pontos. O armador revelou que o time não entrou com o ânimo total, muito ainda por reflexo da partida anterior. “Perdemos o jogo contra o Botafogo, então, ficamos bem tristes, porque acreditávamos que dava para ganhar. Hoje a equipe foi muito forte, fez um belo de trabalho, mesmo meio desanimados, desligados do jogo. Antes do segundo tempo, entramos no vestiário, o Dinho falou palavras incríveis, botou o time para cima. Acreditamos na virada, que poderíamos aumentar a energia do time. Quando tudo se encaixou, chegamos perto no jogo. Infelizmente não foi o suficiente.”

Lucas enxerga os atalhos para o Fogão

Na última vez que o ala Lucas do Botafogo foi o principal destaque de uma partida da LDB, o atleta perdeu uma das lentes de contato. Contudo, nesta segunda-feira, o camisa 12 não teve problemas para enxergar o caminho da vitória para o Alvinegro carioca. No triunfo sobre o Pato Basquete por 59 a 57, Lucas contribuiu com 26 pontos. Cada uma das equipes alternou os quartos na liderança, com o time paranaense vencendo o primeiro e o Fogão empatando até o intervalo. Em seguida, foi a vez do time carioca passar à frente e vencer a parcial e o Pato mostrar poder de recuperação no final. Mesmo assim, o Botafogo segurou o final e conquistou sua sexta vitória.

Lucas foi o cestinha mais uma vez em vitória do Botafogo na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Ao final da partida, Lucas avaliou o sentimento de como o time se comportou nas partidas recentes. “Botafogo é emoção. Começamos meio desatentos, igualamos o jogo. Corremos atrás, conseguimos virar o intervalo empatados, e nos quartos seguintes, conseguimos decidir o jogo nos detalhes. Ainda demos uns moles, temos que ajustar isso. Nós vamos manter o foco, conversar entre nós, para o jogo da vida contra o Corinthians agora.”

+ Veja fotos do duelo

Pelo lado do Pato Basquete, Ferrugem alcançou um duplo-duplo, com 20 pontos e 11 rebotes. O ala/armador está esperançoso com dias melhores. “Acho que isso faz parte do processo da nossa equipe. Eu não quero me escorar aqui em muletas, mas sabemos que a nossa equipe é uma equipe sub-19. Atribuo esse placar à entrega que tivemos. Buscamos fazer um jogo aguerrido, mostrar o nosso espírito. Infelizmente, no detalhe ali não deu, mas brigamos do início ao fim. E acho que estamos no processo. Logo, logo a gente vai colher bons frutos.”

Tico protagonista e vitória vai para Kaique

O ala/armador do Corinthians, Kaique, atuou por pouco mais de sete minutos em quadra. Teve que sair chorando, faltando 4min40s para o intervalo, com uma torção no pé em uma tentativa de arremesso. Então, foi a vez de Tico assumir a responsabilidade de armar a equipe e conduzir o Timão à nona vitória na LDB 2024 e manter a série invicta na competição. Anotou 21 pontos, pegou dois rebotes e deu sete assistências no duro embate contra o São José Basketball. A partida estava empata em 78 a 78, Tico chutou de fora do perímetro e limou o ânimo dos adversários com 11 segundos no relógio. O Sanja errou seu ataque e Tico sofreu a falta para converter um lance livre e dar números finais ao confronto, 82 a 78. Com o resultado, o Corinthians foi o primeiro a garantir classificação nas finais da Série Ouro.

Tico cresceu depois de dois jogos e fez a cesta decisiva para a vitória do Corinthians sobre o São José Basketeball na LDB. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

“Viemos invictos da primeira janela, contra times que nos deram bastante trabalho. Jogamos no Interligas jogos duros também. Então, crescemos muito para chegar nesse momento, nessa segunda fase sabíamos que enfrentaríamos times difíceis. São José, um time que há muitos anos vem fazendo frente, tanto na LDB quanto no (Campeonato) Paulista. Temos um time jovem, mas fizemos um ótimo jogo. Fizemos um bom primeiro quarto, no segundo eles tomaram a frente do jogo e ficaram praticamente o jogo inteiro na frente. Soube, no final, fazer uma boa bola, fazer um bom jogo, muito porque os companheiros ajudaram, eu não fiz duas primeiras boas partidas nessa janela, mas sabia que da confiança que o time tem em mim”, comentou o armador que, assim como os demais integrantes, venceram também por Kaique.

+ Veja fotos do duelo

O armador do lado do São José Basketball, Gabriel Caldeira, também desempenhou bem e foi um dos principais destaques do time, com 16 pontos e nove assistências. Ele lembrou da grande rivalidade que tem crescido no confronto recentemente em categorias de base. “São José e o Corinthians praticamente, nos últimos anos, estão se formando uma rivalidade. No ano passado, fizemos a final do Paulista, então sempre que São José e o Corinthians entram em quadra, tem sido um jogo pegado. Hoje foi decidido no detalhe, erramos, perdemos o rebote aqui e eles aproveitaram.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.