#JOGAJUNTO

LDB

Troca de ideias

30-08-2024 | 04:31
Por Marcius Azevedo

Treinadores que estão na disputa da Série Ouro da LDB participaram de um bate-papo na sede da LNB em São Paulo, na quarta-feira (29/08)

Os técnicos das equipes que estão na disputa da Série Ouro aproveitaram o dia de folga na tabela para uma visita à sede da Liga Nacional de Basquete. O grupo foi recebido na quinta-feira (29/08) por Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB, Paulo Bassul, gerente técnico-operacional do Departamento Técnico, Gustavinho Lima, pós jogador e coordenador do Conexão NBB CAIXA, e Rafael Rocha Garcia, coordenador da área de ESG.

Treinadores das equipes que estão na disputa da Série Ouro da LDB em visita à sede da Liga Nacional de Basquete. Foto: LNB

A presença dos treinadores na sede na Liga serviu para alinhar ideias para tentar encontrar formas de aprimorar o desenvolvimento dos jogadores na base, mapear estratégias, entender o que está dando certo e os caminhos possíveis para ter uma LDB ainda mais forte. “Foi importante ouvir os treinadores cada com sua realidade”, afirmou Gustavinho.

Treinador do Minas Tênis Clube, João Lazier elogiou essa iniciativa da Liga. “Agradecer por esse convite. É fundamental. Foi muito importante esse debate. O próprio (Paulo) Bassul disse que perguntam porque ele não faz tal coisa? E ele respondeu que é porque ninguém falou com ele. Essas trocas são importantes, porque algum detalhe pode acrescentar, sabemos não dá para fazer tudo, mas é importante ter essa troca. A visão do pessoal do Rio, de São Paulo, de Minas. Os treinadores têm uma boa relação, podemos conversar abertamente. Foi uma experiência válida e espero que tenha cada vez mais conversas como essa”, afirmou o técnico.

Thiago Perez, treinador do Cruzeiro Basquete, concordou com João Vitor ao avaliar o encontro dos treinadores na Liga. “É muito importante escutar os treinadores, escutar quem está envolvido no dia a dia dos projetos. O ideal seria, claro, reunir todos os treinadores dos 26 clubes da LDB, mas é uma oportunidade que tivemos de parabenizar a Liga pela organização da LDB e dar opiniões para melhorias do campeonato que já formou vários atletas prospectos. É importante também viver o ambiente da Liga e ver um pouco dessa parte da gestão”, afirmou.

Técnico do Flamengo, Christiano Pereira aprovou o bate-papo. “Foi algo bem formal, uma troca de ideias para cada vez mais estar buscando melhorar o nível da competição. São ideias que podem engrandecer a LDB e foi de suma importância, uma tarde prazerosa, todos os treinadores colocaram ideias. O Bassul participou ativamente da conversa e foi muito importante, inclusive com algumas ideias que ainda não tinham vindo à tona. Tudo isso em prol de melhorar cada vez mais o nível da LDB, que é onde vamos preparar esses jovens que daqui a pouco vão estar brilhando no NBB CAIXA.”

Guilherme Filipin, do Corinthians, considera muito importante dar o suporte necessário aos novo treinadores para que eles possam preparar os novos ídolos do basquete. “É importante essa geração de novos técnicos estarem se aproximando da Liga. São eles que conhecem os jogadores de base, não só de sub-22, mas de várias categorias. Por isso, é importante ouvir de nós qual é a nossa realidade na base. O que eu falo é que se queremos que um jogador seja protagonista, temos de começar a criar esses meninos, dar esse protagonismo para eles. Foi bem bacana, falamos sobre o modelo atual da LDB, que foi muito bom, falamos de ideias novas para a próxima a LDB. Estávamos lá não como clube, mas como basquete e pelo basquete brasileiro. Foi muito bacana, positivo, essa troca de informações, e, principalmente, ver que a Liga estar disposta a nos ouvir também”, afirmou.

Técnico do Sesi Franca, Pablo Costa ficou satisfeito com essa conversa, que tem como objetivo principal revelar jogadores com mais qualidade. “É sempre muito válido poder trocar experiências, poder falar com outros treinadores. A ênfase ontem foi no trabalho de formação e de desenvolvimento. O que hoje tem impacto, relações entre todos os papéis do basquete, desde equipes, agentes, árbitros, falar do nosso trabalho diário. Tudo isso é muito válido para crescimento de cada treinador e da liga também, que está com um olhar de poder cada dia mais proporcionar uma situação de benefício da LDB para que possamos conseguir formar jogadores com mais qualidade.”

Cristiano Ahmed reforçou que o bate-papo serviu também para ter uma LDB ainda melhor na próxima temporada. “A conversa foi super importante. Sempre que podemos nos reunir saem coisas boas. A opinião de cada um é importante para o próximo campeonato, essa questão de regulamento, de arbitragem. É sempre importante o debate, uma visão diferente que é sempre bem-vinda e sempre aprendemos. Fico muito contente com o encontro e conhecer a Liga também. Você não imagina o tanto de coisa que tem por trás do NBB CAIXA, da LDB e dos outros torneios organizados pela Liga”, disse.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.