HOJE
Show de ponte aérea
Por Juvenal Dias
Túlio anota 16 pontos e promove "showtime" do Flamengo com enterradas e parceria com Diarra para conduzir à sétima vitória; Sesi Franca fatura e Corinthians continua invicto
Três jogos completaram a rodada de sábado (13/07) do Grupo B da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. O Sesi Franca levou a melhor diante do Thalia/SMEIJ, enquanto o Flamengo derrotou o Campo Mourão para manter a invencibilidade. Tal como o Corinthians que venceu a sétima, superando o União Corinthians. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
No domingo (14/07), o Botafogo mede forças com o São Paulo, às 8h30, em um duelo Rio-SP. O Sesi Franca enfrenta o Caxias do Sul Basquete, às 10h45. Já o São José faz um duelo contra o Pato Basquete, às 13h. O Vasco/Tijuca encara o Corinthians, às 15h15, no segundo embate Rio-SP do dia. O Flamengo terá o time do Thalia/SMEIJ como adversário, às 17h30. Para encerrar, encontro do União Corinthians frente a frente com o ADRM/Maringá, às 19h45.
Alta rotação de elenco, pontos distribuídos
O sonho de todo treinador de basquete é ter um elenco equilibrado e com valências equivalentes entre os que começam como titulares como os que vêm do banco. O Sesi Franca pode estar encontrando esse equilíbrio durante a LDB. Venceu a Soc. Thalia/SMEIJ por 75 a 48 com onze dos seus doze jogadores pontuando. Mas o time de Curitiba mostrou qualidade com um um primeiro quarto que controlou o placar e venceu com 19 a 12. Contudo, sofreu com a imposição física da equipe francana, que teve 52 rebotes contra 31. O Sesi Franca teve dois quartos que fez 13 e 12 pontos a mais que seu adversário (o terceiro foi 14 a 2) antes de fechar a partida.
+ Confira as estatísticas da partida
Piá foi o maior pontuador do time do Sesi Franca, com 12 pontos e contribuiu para a sexta vitória do time na competição. “Entramos até um pouco apagados, um pouco mal. Mas, no recorrer do jogo, conseguimos jogar felizes, jogar soltos e rodamos os moleques, só faltou um fazer uma cesta, o resto do time todo mundo fez. É maravilhoso, o banco agita e transfere energia para quadra, então fica uma sensação muito boa de jogar”, revelando o alto astral da equipe após a vitória e a terceira colocação no Grupo B.
Pelo lado do Thalia, o ala Kauê mostrou muitas virtudes e foi o cestinha da partida com 22 pontos e pegou cinco rebotes. “Tivemos um pouquinho de dificuldade para mover a bola quando os caras marcaram zona. Faltou movimentação. Se nos movimentássemos mais, pegasse a bola no meio para envolver pelo meio, assim o placar poderia ter sido diferente. Temos que trabalhar na defesa e consertar todos esses erros”.
Túlio e as pontes aéreas do Mengão
De três minutos sem pontuação para um jogo cheio de jogadas plásticas. Dessa forma, o Flamengo construiu sua sétima vitória seguida na LDB 2024. Foi uma partida na qual o Rubro-Negro esteve na frente do placar a todo tempo, engrenando após os primeiros minutos e imprimindo uma marcação pressão que surtiu efeito. Aos poucos, minou a resistência do Campo Mourão e fechou o placar em 84 a 59. Com uma roubada de bola eficiente e uma transição rápida de contra ataques, a equipe carioca mostrou toda plasticidade e capacidade atlética dos jovens. Foi uma sequência de pontes aéreas e enterradas, encabeçadas por Túlio.
+ Confira as estatísticas da partida
O ala de 19 anos anotou 16 pontos e foi o cestinha do Flamengo. Das cinco enterradas do time, duas foram do camisa 7 rubro-negro. “O nosso time começa da defesa e depois vai para o ataque. Nosso time começou a desenvolver a defesa muito bem e muito rápido. Como consequência, conseguimos contra atacar mais, roubar várias bolas. E fazer o showtime, ponte aérea. Querendo ou não, no contra-ataque, sobra uma dunk, sobra uma ponte aérea, uma bola de três. Eu fiquei muito feliz com a atuação do nosso time. Entregamos tudo que tínhamos que entregar e agora é seguir para o próximo jogo.”
Nycolas foi o destaque pelo lado do Campo Mourão. O ala se destacou pelo segundo jogo seguido, foi o cestinha da partida com 17 pontos e teve seis rebotes. “Eu acho que desligamos muito com a forte intensidade deles na defesa, perdendo a confiança própria em nós mesmos e nos companheiros de equipe. Quando vimos, foi passando, passando, o Flamengo cada vez mais em cima. Já tinham aberto uma grande vantagem que desmotivou. Mas agora não dá para se abalar, cabeça no próximo jogo, trabalhar e estudar o que erramos hoje para melhorar amanhã.”
Timão continua invicto e líder
O Corinthians não sabe o que é derrota na LDB 2024 até o momento. Foram sete jogos e sete vitórias, desta vez a vítima foi o time de nome semelhante do Sul do país, o União Corinthians. Com um placar de 84 a 54, o Timão começou sua segunda janela da mesma forma que terminou a primeira, embalado por vitórias e com um grande jogo físico. No entanto, mais uma partida que teve um primeiro quarto equilibrado, com o UNICO empatando com o Alvinegro Paulista. Depois disso, o Timão saiu da liderança de um ponto em 19 a 18, para uma arrancada de 16 pontos que trouxe a tranquilidade necessária para desempenhar seu melhor basquete e abrir 30 pontos.
+ Confira as estatísticas da partida
Foi uma partida que Kauan Raymundo foi o maior destaque do time paulista que teve vários destaques. O pivô alcançou um duplo-duplo com 21 pontos e 10 rebotes. “Começamos um pouco com o freio de mão puxado, mas o decorrer da atuação hoje é muito graças aos companheiros que estão sempre ajudando, sempre mantendo o alto nível no jogo. Queremos continuar assim, amanhã tem mais contra o Vasco, se Deus quiser, continuar invicto.” Além de Kauan, Bianchi teve 16 pontos e Jonathan pegou 15 rebotes.
Thaylor Gabriel teve uma sequência de dois jogos sendo o destaque do União Corinthians, com 17 pontos nessa partida. “É difícil jogar contra um dos melhores times da competição. Nos dois primeiros quartos, nós fizemos um jogo pegado contra eles, mas com um time grande assim, forte, é difícil manter o jogo inteiro. Mas o nosso time fez, dentro do possível, um jogo bom e agora é levantar a cabeça para amanhã jogar contra o Maringá e buscar uma vitória”.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.