#JOGAJUNTO

LDB

Recorde e triplo-duplo

19-07-2024 | 08:24
Por Juvenal Dias

Afonso bate recorde de rebotes na vitória do São José Basketball; Joãozinho anota triplo-duplo para ajudar Botafogo; e São Paulo encerra vencendo

A segunda janela da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024 teve sua sétima e última rodada de partidas nesta sexta-feira (19/07), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, sede do Flamengo. Nos três primeiros jogos do dia, o São José Basketball venceu a Soc. Thalia/SMEIJ, o Botafogo derrotou o Campo Mourão e o São Paulo superou o União Corinthians. Sanja e Fogão dependem do resultado do Caxias do Sul, à noite, para saber quem classifica para a Série Ouro e quem fica na Prata pelo Grupo B da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Recorde de rebotes na temporada

Na temporada 2024 da LDB ninguém pegou mais rebotes do que Afonso, pelo menos até o momento. Com 26, além de seus 21 pontos, o pivô do São José Basketball chegou a mais um duplo-duplo na vitória sobre o Thalia/SMEIJ. Foi recorde nesta edição e quarta maior marca da história da competição. Ele também teve 39 de eficiência, quarta melhor dessa temporada. Com o Sanja sofrendo no primeiro quarto, mas abrindo para fazer 89 a 59 na sequência, o time manteve as possibilidades de classificar-se para a Série Ouro.

Afonso, do São José Basketball, arremessando uma de suas quatro tentativas em lances livres. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

“Fico muito feliz, nós trabalhamos para isso mesmo. Mas, novamente, o principal do basquete é um jogo coletivo. O principal é a vitória, lógico, nosso desejo cumprido. Agora é descansar e torcer, a nossa parte fizemos”, comemorou Afonso.

+ Leia a matéria completa do recorde

Kauê, do Thalia, falou em tom de despedida. O ala não deve jogar a Série Prata das fases decisivas da competição, pois retorna aos Estados Unidos, para jogar no Mississipi, de onde veio de suas férias para mostrar seu basquete em território nacional. “Nosso objetivo já foi cumprido, que era ir para a Prata, por causa dos jogos que perdemos na primeira janela desse campeonato. Na nossa cabeça, era fazer esse jogo um pouquinho mais difícil e preparar para a Série Prata, fazendo alguns ajustes defensivos que não tivemos anteriormente, além de algumas jogadas ofensivas que ainda não efetuamos com sucesso. Conseguimos fazer isso no primeiro e no segundo quarto. Mas acabou que no terceiro e no quarto perdemos um pouco a cabeça, nos descontrolamos”.

Joãozinho, o cara do triplo-duplo no Fogão

Quando um atleta anota 32 pontos, como foi o caso do ala Lucas, do Botafogo, ele geralmente é o destaque da partida. Mas quando, na mesma partida e pelo mesmo time, você se torna o nono jogador da história da LBD a alcançar um triplo-duplo, como fez Joãozinho, aí não tem como não destacar o feito. O armador teve dez pontos, 11 rebotes e dez assistências na vitória do time sobre o Campo Mourão por 83 a 52. Foi a oitava vitória do Fogão que o coloca em igualdade com São José Basketball pela luta à quarta vaga da Série Ouro.

Joãozinho, do Botafogo, foi o terceiro da LDB 2024 a alcançar o triplo-duplo, o nono na história. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

“Desde o começo da segunda etapa, viemos sempre firmes para dar o nosso melhor, para buscar a melhor posição, para elevar a capacidade de chegar na Série Ouro. Ainda estamos esperando os resultados, a nossa parte fizemos, conseguimos o máximo de vitórias possíveis para chegar a essa classificação. Infelizmente, perdemos dois jogos que deixaram a gente um pouco para trás, mas a gente está em busca ainda de esperar um resultado para ver se consegue”, analisou o armador do Botafogo.

+ Leia a matéria completa do triplo-duplo

Lucas Reis, armador de Campo Mourão, avaliou a derrota. “Nesse jogo entramos muito bem no primeiro e segundo quartos. No terceiro, que abrimos o jogo, ficamos um ponto atrás. A marcação da nossa defesa estava muito boa, só que o ataque, desfocou muito. Estávamos muito cansados, muito sem perna, alguns estavam doentes, alguns estavam com dor, foi parecido com que aconteceu na primeira fase”.

São Paulo termina com vitória

Na terceira partida, já durante a tarde, uma vitória do São Paulo sobre o União Corinthians por 70 a 59, conquistada a duras penas. Venceu em três do quatro quartos e empatou o segundo. A maior arrancada veio no final do terceiro quarto e começo do quarto decisivo. Mesmo assim, o UNICO não se entregou e diminuindo a distância no final. Foi a sexta vitória do São Paulo, que encerrou na sétima colocação do Grupo B.

Pedro Willians, do São Paulo, esteve entre os melhores da partida contra o União Corinthians. Foto: Felipe Martins

+ Confira as estatísticas da partida

Pedro Willians, pivô, foi um dos quarto atletas do Tricolor a atingir dois dígitos na pontuação (10) e ficou a um rebote de um duplo-duplo (9), tendo a maior eficiência do jogo (16). “Hoje foi um jogo muito físico, por mais que essa vitória não fosse algo tão relevante dentro da classificação, foi bom para os ânimos, é bom dar aquela elevada no time. Gostei de nossa atuação e da nossa primeira fase. Talvez poderia ter sido melhor, mas enfim, aconteceu, nem tudo acontece como nós queremos. Mas vamos seguir a vida agora, disputar na Série Prata”.

Para o ala Vitinho, do União Corinthians, os desfalques pesaram na derrota. “São Paulo é uma equipe grande, mas deu para ver que, apesar dos nossos erros, saímos com um bom placar. Rodamos o jogo entre sete ou oito, outros três ou quatro estavam machucados, agora voltar para casa e treinar para Série Bronze”.

+ Confira a tabela completa de jogos e transmissões da LDB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.