#JOGAJUNTO

LDB

Dia de triplo-duplo

02-07-2024 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Victor Silva foi o destaque da vitória do Cerrado Basquete sobre o Bauru Basket com 12 pontos, 10 rebotes e 11 assistências; Basquete Cearense e BRB/Brasília/AACB também vencem

A primeira etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete em Brasília, viveu o seu último dia nesta terça-feira (02/07), na Arena BRB Nilson Nelson. Destaque para Basquete Cearense, que conquistou o primeiro triunfo na LDB ao vencer a AEGB/GO. Além disso, Cerrado Basquete e Bauru Basket proporcionaram uma partida disputada ponto a ponto, com direito a duas prorrogações e vitória dos candangos arrancada no fim. Para encerrar, o BRB/Brasília/AACB derrotou a Unifacisa. As partidas foram válidas pelo Grupo A da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Cauã comanda vitória do Basquete Cearense

O primeiro confronto do dia entre Basquete Cearense e AEGB/GO iniciou com melhor ritmo para os nordestinos. A equipe se aproveitou da baixa efetividade defensiva para começar a desgarrar no marcador. Ao fazer diversas trocas no decorrer do período, o treinador Breno Pinheiro viu seu time reagir em quadra, diminuindo a vantagem para os cearenses. No entanto, com o avassalador período do pivô Cauã, anotando oito pontos e pegando nove rebotes, sendo cinco ofensivos, o Basquete Cearense terminou oito pontos à frente da AEGB/GO no primeiro quarto: 18 a 10. 

Na volta para o segundo período, os goianos vieram mais incisivos ofensivamente, neutralizando o Basquete Cearense por um curto período de tempo. Porém, Cauã teve um novo quarto inspirado, chegando ao seu duplo-duplo, com 16 pontos e 13 rebotes no primeiro tempo. Os cearenses se recuperaram no quarto, viraram a parcial e aumentaram sua vantagem, indo para o intervalo vencendo o jogo por 40 a 23.

O terceiro quarto teve bastante equilíbrio dos dois lados. Os goianos tentavam se recuperar, enquanto o Basquete Cearense buscava matar a partida. No entanto, mesmo com o bom desempenho do ala Enzo Oliveira, com sete pontos e quatro rebotes, os cearenses se mantiveram consistentes, sem deixar o ritmo cair e terminaram o quarto seguindo com os 17 pontos de vantagem: 57 a 40. No último período, o Basquete Cearense retomou a superioridade em quadra e continuou forte nas jogadas ofensivas. Liderados pelos alas Gabriel, com sete pontos e Igor com quatro, os cearenses chegaram ao triunfo, derrotando a AEGB/GO por 79 a 53. 

Cauã foi o destaque da vitória do Basquete Cearense. Foto: Matheus Maranhão/LNB

Com 18 pontos, 18 rebotes, três assistências e 34 de eficiência, o pivô Cauã chegou ao duplo-duplo, ajudando o Basquete Cearense a conquistar sua primeira vitória na LDB. “Saímos felizes. Apesar de ser a primeira vitória, a gente manteve a cabeça erguida para esse último jogo e conseguimos vencer. O time jogou bem, melhor que outras partidas, encaixando as jogadas. Todo mundo conseguiu contribuir bem”, afirmou. “Estou muito feliz. É a primeira vez que faço um duplo-duplo e eu não estava com muita expectativa, mas felizmente consegui”, completou. Além dele, o ala-armador Neto conseguiu 12 pontos e três rebotes. O ala Gabriel também contribuiu com 14 pontos, sete rebotes e três assistências. O armador Manoel comandou as assistências da equipe com cinco. 

Pela AEGB, o destaque ficou com o cestinha do jogo, o ala-armador Davi Maia, com 20 pontos. “O sentimento é mais de irritação por termos perdido todos os jogos. Agora é tentar internalizar isso para melhorarmos e termos uma sequência boa. Não podemos desistir”, disse. O ala Enzo Oliveira também teve bom desempenho, chegando ao duplo-duplo com 12 pontos e nove rebotes, dividindo o quesito com o ala Hemerson, que também pegou nove rebotes. 

Victor Silva tem atuação histórica pelo Cerrado

O equilíbrio entre candangos e bauruenses marcou o primeiro período da partida. Ambos os times estavam dispostos a atacar, evitando que algum dos dois abrisse vantagem. Na reta final do quarto, o Bauru Basket impôs um ritmo mais veloz, anulando o Cerrado por um tempo. Mesmo com o ala Gustavo Ribeiro sendo o cestinha dos candangos com sete pontos, o também ala, Leandro, com oito pontos para o Bauru Basket, comandou a vitória da equipe no primeiro quarto por 24 a 18. 

No segundo quarto, dois momentos distintos deram vantagem tanto para os bauruenses, quanto para a equipe do Distrito Federal. No primeiro momento, o Bauru se manteve consistente nas jogadas ofensivas. Liderados pelos alas Osmar, com nove pontos e Leandro anotando sete, o Bauru Basket começou a abrir vantagem frente ao adversário. No entanto, na reta final do período, o Cerrado emendou boa efetividade no ataque. Com o armador Matheus D’aça, marcando quatro pontos, e Gustavo Ribeiro com sete, os candangos fizeram uma corrida de 5 a 0 para terminar o primeiro tempo atrás por apenas dois pontos. A parcial ficou em 42 a 40 para o Bauru

O confronto se manteve disputado durante boa parte do terceiro período. De virada em virada, o Bauru Basket conseguiu uma corrida de 11 a 0 para abrir margem contra o Cerrado Basquete. O ala Gustavo, anotando nove pontos no período – 60% de aproveitamento nos arremessos – e o armador Jean, com oito – 100% nos lances livres -, além de três assistências, comandaram o Bauru, que terminou o quarto 10 pontos à frente: 66 a 56. 

Victor Silva registrou um triplo-duplo, o primeiro desta edição da LDB. Foto: Matheus Maranhão/LNB

No último quarto, a competitividade se manteve em alto nível. Buscando se recuperar na partida, o Cerrado impôs uma ofensiva forte, causando a baixa efetividade do Bauru no período. Novamente com Gustavo Ribeiro sendo o cestinha do quarto com oito pontos, e Matheus D’aça anotando cinco, os candangos conseguiram o empate no resultado. Faltando um segundo para o jogo acabar, Gustavo teve a oportunidade em três lances livres para decretar a vitória do Bauru, porém errou todos. O tempo regulamentar terminou em 77 a 77. 

Motivado por uma reta final de jogo quase perfeita, o Cerrado continuou firme no ataque e ia abrindo boa margem, no comando de Gustavo Ribeiro. Porém, com duas bolas do perímetro, de Gustavo e Matheus, os bauruenses voltaram para a partida, diminuindo a vantagem. Trazendo grandes emoções até os segundos finais, o primeiro tempo da prorrogação continuou igual: 86 a 86. Na segunda prorrogação, ambos os times seguiram firmes na busca pela vitória. Victor Silva anotou uma bola do perímetro para dar vida aos candangos. Na reta final, o Bauru Basket até tentou, mas já era tarde. O jogo terminou com triunfo do Cerrado Basquete por 101 a 99. 

Depois de seis períodos e fortes emoções vividas em quadra, o ala Victor Silva foi o principal destaque do Cerrado no jogo, chegando ao triplo-duplo, o sétimo da história da LDB. Com 12 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, o atleta recebeu os cumprimentos dos companheiros. “Estou muito feliz pela vitória. Num jogo difícil, em que estivemos em alguns momentos atrás, a gente acreditou e conseguimos buscar”, disse. “Eu já estava tentando buscar há alguns jogos e graças a Deus consegui nessa partida”, afirmou. Do Cerrado, outros destaques ficaram com o maior pontuador da partida, Gustavo Ribeiro, com 33 pontos, além de seis rebotes. Quem também teve bom desempenho foi o ala Nathan Gomes com 16 pontos, nove rebotes e cinco assistências. Matheus D’aça saiu do banco e anotou 15 pontos. 

Pelo Bauru Basket, o cestinha da equipe foi Gustavo, com 26 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências. Sobre a derrota, o atleta afirmou que se culpa por não acertar os lances livres no final do tempo regulamentar. “Eu entendo que tenho que amadurecer o meu jogo e ajudar meus companheiros. É um sentimento amargo perder após duas prorrogações de um jogo que a gente poderia ter matado”, afirmou. “Vamos buscar para vencer os jogos em São Paulo. Gostaria de agradecer a minha equipe, a quem apoiou a gente e a minha namorada. Ontem foi nosso aniversário de namoro e se eu não falar nada, ela me mata (risos)”, finalizou. Além de Gustavo, o ala Leandro também pontuou alto: 22. Jean, com 15 pontos, sete rebotes e oito assistências também teve bom desempenho.

Brasília se recupera após três derrotas

O confronto entre Unifacisa e BRB/Brasília/AACB iniciou animado. Com os candangos se aproveitando dos erros defensivos do adversário, a vantagem para cima da Unifacisa começou com uma corrida de 10 a 0, levando a equipe a terminar o quarto vencendo por 17 a 9. Os destaques ficam com o ala-pivô Adriel com cinco pontos e três rebotes, além do pivô Crysthian, anotando cinco pontos, dois rebotes e uma assistência no período. No segundo quarto, a superioridade do BRB/Brasília/AACB se manteve constante. Não dando chances para a Unifacisa, o time continuou a aumentar a vantagem no placar. Com o ala-pivô Allan, marcando oito pontos – 88,9% de aproveitamento nos arremessos – e o armador Gustavo, com cinco rebotes defensivos e duas assistências, os candangos foram para o intervalo 23 pontos à frente: 40 a 17.

A volta do intervalo continuou sendo proveitosa para os donos da casa. Sustentando o ritmo forte apresentado nos períodos iniciais, o BRB/Brasília/AACB largava na frente do marcador. Mesmo com o armador da Unifacisa, Guilherme, deixando cinco pontos para os paraibanos no quarto, o ala Magno e o armador Felipe garantiram a boa sequência dos candangos, deixando a parcial do quarto em 60 a 23. No último período, a Unifacisa forçou o BRB/Brasília/AACB a continuar atento no jogo. No comando do ala Davi, anotando nove pontos e dois rebotes e o armador Guilherme com quatro pontos e duas assistências, os paraibanos chegaram a vencer o quarto por 17 a 7, mas já era tarde para reagir e a vitória ficou com o BRB/Brasília/AACB por 67 a 40. Esse foi o terceiro triunfo dos candangos na LDB, após três derrotas seguidas. 

BRB/Brasília/AACB superou a Unifacisa no último jogo da etapa no DF. Foto: Matheus Maranhão

O cestinha do jogo pelo BRB/Brasília/AACB foi o ala-pivô Allan, com 13 pontos, além de três rebotes. Além dele, o armador Vilarinho contribuiu com 11 pontos, quatro assistências e três rebotes. O treinador da equipe, Murilo Cunha, resumiu essa primeira fase da equipe na LDB. “A gente está vivendo um trabalho de um mês e pouquinho, então, os meninos estão melhorando isso a cada dia. Ainda tem muita coisa para trabalhar, mas isso é com paciência”, afirmou o técnico. O armador Gustavo chegou a marca de 11 rebotes na partida, liderando as estatísticas no jogo, além de cinco assistências e dois pontos. “Agora é corrigir alguns erros, focar na semana de treinos e chegar na próxima fase da melhor forma possível”, disse.

Pela Unifacisa, o destaque ficou com o armador Guilherme, que anotou 12 pontos, seis rebotes e duas assistências. Quem também teve bom desempenho foi o ala Davi, com 10 pontos e sete rebotes no jogo. 

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.