#JOGAJUNTO

LDB

Wini eficiente

01-09-2024 | 12:06
Por Marcius Azevedo

Pivô do Minas Tênis Clube conquista o prêmio de MVP da LDB 2024 e agora quer espaço no elenco principal para o NBB CAIXA

Considerado um dos principais prospectos do basquete brasileiro, o pivô Wini Braga foi dominante desde o começo do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 – e, mesmo sem conquistar o título com o Minas Tênis Clube, faturou o cobiçado prêmio de MVP (Most Valuable Player) da competição.

Wini Braga com o troféu de MVP e de maior reboteiro da LDB 2024. Foto: João Pires/LNB

O jogador de 19 anos terminou esta edição da LDB com 26,59 de eficiência contra 25,06 de Kauan Raymundo, vice-campeão com o Corinthians. O terceiro colocado foi Nathan Mariano, do Sesi Franca, com 21,07. Wini Braga registrou médias de 20,2 pontos e 12,1 rebotes em 17 jogos, o que lhe rendeu ainda o troféu de maior reboteiro do torneio.

+ Andrezão conquista o prêmio de MVP da Final da LDB

“É muito importante para mim ganhar o prêmio de melhor jogador de um campeonato em que estão os melhores jogadores da base. Fico muito feliz. É um prêmio que pode abrir muitas portas, que significa muito para mim. É muito gratificante. Foi muito importante ter participado da LDB com 17, 18 anos, jogando poucos minutos, e agora ter esse papel importante”, afirmou Wini Braga.

“Tenho de agradecer a Deus, porque sem Ele, eu não estaria aqui, não estaria fazendo as coisas que eu faço. Tem muitos jogos em que acredito que não seja só meu treinamento, sou iluminado. São alguns arremessos que caem que é difícil acreditar. Deus é o maior responsável por isso”, acrescentou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Na LDB, Wini Braga demonstrou ser um grande especialista no garrafão, com um trabalho de pés muito aprofundado e com muita agressividade nos rebotes. Agora, o pivô quer conquistar seu espaço no elenco principal do Minas Tênis Clube para o NBB CAIXA 2024/25, que começa no dia 12 de outubro.

+ Paulistano derrota o Corinthians e é campeão da LDB 2024

Empolgado pela conquista do prêmio de MVP, o jogador mandou recado para o técnico Léo Costa. “Se o Léo ler isso, tenho de dizer que eu quero meu espaço, quero ser o segundo pivô de confiança dele, quero jogar”, avisou Wini Braga, que foi além, em tom de brincadeira ou não, e mandou um recado para o atual vencedor do prêmio Olivinha, concedido ao maior reboteiro do NBB CAIXA. “Quero colocar o (Alexandre) Paranhos no banco.”

O que é eficiência?

O índice de eficiência, que é o responsável por definir o prêmio de MVP, é um número que retrata a real contribuição de um atleta para sua equipe na partida, já que são considerados tantos os atributos positivos como os negativos. O seu cálculo é feito da seguinte maneira: (Pontos + Rebotes + Tocos + Bolas recuperadas + Assistências) – (Arremessos de dois errados + Arremessos de três errados + Lances livres errados + Turnovers)

Veja os vencedores do prêmio de MVP:

2011: Fred (Flamengo)
2012: Andrezão (Bauru Basket)
2013: Ronald (Brasília)
2014: Cristiano Felício (Flamengo)
2015: Lucas Dias (Pinheiros)
2016: João Pedro (Sesi Franca)
2017/18: Dikembe (Paulistano)
2018: Mãozinha (Maringá)
2019: Dikembe (Paulistano)
2020: Não foi realizada por causa da pandemia de covid-19
2021: Dikembe (Paulistano)
2022: Ruan Miranda (Cerrado)
2023: Gabriel Novaes (Pato Basquete)
2024: Wini Braga (Minas Tênis Clube)

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.