HOJE
Só vale duplo-duplo
Por Liga Nacional de Basquete
Wini Braga emplaca seu quarto duplo-duplo na LDB para alcançar a quinta vitória com o Minas na competição; Unifacisa e Cerrado Basquete vencem seus clássicos regionais
Em dia de clássicos regionais na Liga de Desenvolvimento de Basquete, a Unifacisa superou o Basquete Cearense no duelo nordestino, o Cerrado Basquete bateu a AEGB/GO no embate do Planalto Central e o Minas venceu o BRB/Brasília/AACB em um confronto Centro-Sudeste. É o país inteiro se movimentando na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
As partidas deste domingo (30/06) aqueceram e movimentaram a tabela do Grupo A da LDB, na sede de Brasília, na Arena BRB Nilson Nelson. Contudo, os jogos não param e, já nesta segunda-feira, a AEGB/GO abre a rodada contra a Unifacisa, às 11h30. Em seguida, o Bauru Basket mede forças contra o Minas Tênis Clube, às 13h45. Por fim, o BRB/Brasília/AACB faz o Clássico Candango contra o Cerrado Basquete, às 16h.
Sueudo e Davi impulsionam primeira vitória do Jack
O confronto nordestino começou equilibrado, com leve vantagem para o Basquete Cearense, que iniciou a frente do marcador. A equipe cearense pressionava a saída do adversário e explorava o garrafão. No entanto, a Unifacisa não deixava barato e também buscava seus pontinhos para não deixar o Basquete Cearense desgarrar do placar. O time de Fortaleza viu o ala Gabriel se destacar, com nove pontos, três rebotes e uma assistência no período. Além dele, o também ala Eymard ajudou o Basquete Cearense anotando seis pontos e três rebotes. Os cearenses terminaram o quarto vencendo por 27 a 17.
A superioridade do Basquete Cearense no primeiro quarto caiu por terra no início do segundo. Numa corrida de 8 a 0 e diminuindo a vantagem de 10 pontos para dois, a Unifacisa forçou o pedido de tempo do técnico Luiz Fernando para ajustes na equipe. Mesmo com a conversa, os paraibanos seguiram incisivos no ataque com Sueudo (seis pontos e quatro rebotes), Gabriel (cinco pontos, três rebotes e duas assistências) e Davi (cinco pontos e dois rebotes) se destacando. Apesar da boa eficiência da Unifacisa, o Basquete Cearense foi para o intervalo à frente: 39 a 35.

Time da Unifacisa antes de começar o duelo nordestino contra o Basquete Cearense. Foto: Luciano Filho/ LNB
No segundo tempo, a partida melhorou em qualidade, com a Unifacisa crescendo de produção. Com o ala/armador Gabriel (da Unifacisa) tendo a marca de 88,9% de aproveitamento nos arremessos (oito pontos), além de dois rebotes, os paraibanos viraram e abriram seis pontos de vantagem contra os cearenses. Mesmo com Manoel buscando as jogadas de infiltração e marcando quatro pontos, o Basquete Cearense terminou o período sendo derrotado por 55 a 49.
Em um quarto período mais equilibrado até a metade do período, a Unifacisa se aproveitou dos erros do Basquete Cearense e abriu larga vantagem diante do adversário. No comando de Davi (seis pontos, três rebotes e três assistências) e Raviery (sete pontos, um rebote e duas assistências), a equipe confirmou a primeira vitória na LDB, de virada, por 84 a 66.
Pela Unifacisa, um dos destaques foi para o ala/pivô Sueudo, que anotou um duplo-duplo com 17 pontos e 11 rebotes. “Essa vitória representa tudo. Eu deixei minha família em Recife, o João (Gabriel) deixou a dele no Ceará e aqui dentro de quadra buscamos respeitar e ser respeitado. É contra tudo e contra todos. Somos uma equipe formada há pouco tempo, mas nunca senti uma união tão grande. A gente é uma família”, desabafou o atleta. “Eu brigo por todas as bolas, dou minha vida por um rebote. Eu sou o Sueudo e vocês ainda vão ouvir falar muito de mim”, afirmou o ala/pivô. Além dele, o ala Davi também chegou ao duplo-duplo anotando 18 pontos, 10 rebotes e sete assistências. Outro destaque foi o ala/armador Gabriel, cestinha do jogo com 27 pontos. Ele ainda pegou nove rebotes e deu três assistências.
Do lado do Basquete Cearense, os destaques ficaram para o ala/armador Neto, maior pontuador da equipe com 14 pontos. Além dele, o ala Gabriel contribuiu com 13 pontos e nove rebotes. O armador Manoel também teve bom desempenho com 12 pontos, três rebotes e três assistências.
Do banco para o triunfo do Cerrado Basquete
O equilíbrio se manteve em quadra também para a segunda partida do dia no embate do Centro-Oeste entre Cerrado Basquete e AEGB/GO. O ala Enzo Oliveira, pelos goianos, doutrinou no primeiro quarto marcando nove pontos (50% nos arremessos), além de dois rebotes. Mesmo com o ala Nathan Gomes, do Cerrado, pegando cinco rebotes (quatro ofensivos), a AEGB/GO terminou vencendo o período inicial de virada por 15 a 14. Depois que acertaram a defensa e mantendo o ímpeto no ataque, os candangos tomaram a frente e abriram vantagem para a AEGB/GO. Comandados pelos alas Kadu, com sete pontos e três rebotes no período, e Victor Silva, com seis pontos e quatro assistências, o Cerrado foi para o intervalo vencendo por 35 a 29.
Na volta para o terceiro quarto, o Cerrado veio forte ofensivamente. Com uma corrida de 20 a 0, a equipe, que antes não desgarrava na vantagem, tratou de arrancar de vez no marcador. Novamente o ala Kadu foi o destaque anotando nove pontos no período, assim os candangos terminaram o quarto na frente por 18 pontos: 55 a 37. No último período, a superioridade do Cerrado se manteve, com destaque para o armador Ramires, com 100% de aproveitamento do perímetro. A equipe do Distrito Federal administrou o placar na reta final do jogo, chegando a sua terceira vitória na competição, com o resultado de 77 a 46.

A vitória do Cerrado Basquete no clássico foi a terceira do time na LDB 2024. Foto: Luciano Filho/ LNB
Kadu saiu novamente do banco e se destacou na partida sendo o cestinha com 20 pontos. O atleta falou sobre a bola sequência da equipe na Liga. “Primeiramente agradecer a Deus. Somos um time novo, estamos começando agora, mas estamos trabalhando duro e evoluindo”. Kadu ainda contribuiu para mais oito rebotes e três assistências no jogo. Além dele, o ala Gustavo Ribeiro anotou mais um duplo-duplo com 14 pontos e 11 rebotes.
Pela AEGB/GO, o maior pontuador da equipe foi o ala Enzo Oliveira, com 13 pontos, além de seis rebotes e duas assistências. “Tivemos três jogos bem duros, com cada jogo mudando alguma coisa e tivemos dificuldade. A gente tem condições, apesar de sermos um time iniciante e muitos dos atletas estão jogando pela primeira vez uma competição nacional. Agora vamos sentar, conversar e corrigir o que tem pra corrigir para terminarmos bem essa fase de Brasília”, completou o atleta.
Um duplo-duplo atrás do outro
O último jogo do dia entre Minas Tênis Clube e BRB/Brasília/AACB começou animado dentro de quadra. Os mineiros iniciaram a partida com uma corrida de 8 a 0 para abrir boa vantagem em cima dos donos da casa e se mantiveram acesos no ataque. Com o pivô Wini Braga avassalador no período, marcando 13 pontos mais oito rebotes e o armador Rodriguez com duas de três bolas do perímetro, o Minas saiu com 30 a 10.
Apesar da melhora ofensiva do BRB/Brasília/AACB no segundo quarto, com o ala/pivô Adriel anotando cinco pontos, o Minas se manteve focado. Wini Braga voltou para a partida marcando sete pontos e foi o cestinha do período novamente. O pivô também chegou a mais um duplo-duplo antes do intervalo com 21 pontos e 10 rebotes. A equipe mineira terminou o segundo quarto vencendo por 49 a 27.

Wini Braga marcou seu quarto duplo-duplo seguido na vitória do Minas na LDB. Foto: Matheus Maranhão
A volta do intervalo foi proveitosa para a equipe do BRB/Brasília/AACB. No comando do ala/pivô Allan, que colaborou com 11 pontos, os candangos tiveram boa eficiência (33), venceram o período e diminuíram a vantagem atrás do Minas para 13. A parcial do quarto terminou em 63 a 50 para os mineiros. Melhores até a metade do tempo, os candangos se aproximavam cada vez mais do Minas, forçando o pedido de tempo do treinador João Vitor. Ajustado, a Tempestade voltou mais consistente para quadra, aumentando novamente a vantagem. Com destaque para o ala Yuri, que chegou ao seu duplo-duplo no período, o Minas se manteve 100% na LDB com cinco triunfos em cinco partidas, ao vencer o jogo por 81 a 67.
Dos destaques do Minas, o principal nome do jogo foi novamente o pivô Wini Braga. Com mais um duplo-duplo, o atleta chegou aos 29 pontos e 17 rebotes, tendo 34 de eficiência. Além dele, o ala Yuri, também chegando a dois dígitos em duas estatísticas, contribuiu com 13 pontos e 17 rebotes, além de quatro assistências. O jogador Alviceleste falou da boa sequência da equipe na Liga. “São nesses momentos que a gente cresce. Numa partida em que estivemos com 20 pontos de vantagem, eles recuperaram, mas pudemos aproveitar bem as oportunidades. Nosso objetivo é sair dessa fase com seis vitórias e ir para a segunda etapa com essa força”, disse Yuri.
Do lado do BRB/Brasília/AACB, o cestinha da equipe foi o ala/pivô Allan, com 25 pontos, além de cinco rebotes no jogo. “Começamos os jogos muito abaixo, num nível que não é o nosso. Toda volta do intervalo, a gente vem bem, mas quando chega a cinco, seis pontos, você tem que dobrar, não sofrer cesta e correr para marcar, fica desgastante fisicamente”, afirmou o atleta. Além de Allan, o pivô Crysthian também teve bom desempenho com sete pontos, oito rebotes e seis assistências.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca