HOJE
O fator Wini
Por Marcius Azevedo
Pivô do Minas Tênis Clube tem outra boa atuação no clássico com o Cruzeiro e coloca o time na disputa do quinto lugar com o São José Basketball
A disputa do quinto ao oitavo lugar da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – Liga de Desenvolvimento de Basquete de 2024 -, abriu o dia nesta sexta-feira (30/08), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. Candidato ao prêmio de MVP, Wini Braga teve outra boa atuação na vitória do Minas Tênis Clube no clássico com o Cruzeiro Basquete e colocou o time mineiro na disputa pelo quinto lugar com o São José Basketball, que superou o Sesi Franca no outro lado da chave do mata-mata da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A decisão pelo quinto lugar será neste sábado (31/08), às 13h30. Pouco antes, às 11h15, Cruzeiro e Sesi Franca se enfrentam pela sétima colocação.
Wini Braga garante triunfo do Minas no clássico
O segundo clássico mineiro da LDB 2024 foi mais uma vez muito disputado desde o primeiro quarto. O Minas Tênis Clube começou melhor e, com o bom desempenho da dupla Wini Braga e Yuri, que combinaram para 25 pontos, venceu por 29 a 22. O equilíbrio prevaleceu no segundo período, com o Minas indo para o intervalo com oito de vantagem: 50 a 42. O Cruzeiro Basquete voltou com tudo após o intervalo e, com uma corrida de 14 a 4, virou o placar. No último período, o Minas conseguiu segurar o ataque do Cruzeiro, fez 16 a 5 na parcial e conquistou um trinfo por 83 a 70 para se colocar na disputa pelo quinto lugar da Série Ouro.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Minas x Cruzeiro
Wini Braga foi mais uma vez o destaque do Minas, terminando o jogo com 26 pontos, nove rebotes, cinco assistências e dois tocos para 33 de eficiência. “Tivemos uma vitória dura em que faltou um ponto para conseguir uma vaga na semifinal na quarta-feira, ficamos abatidos e hoje (sexta) viemos com uma proposta de alcançar o lugar mais alto possível, que é o quinto lugar. Todo mundo veio com isso em mente. Foi um bom dia para uns e um mau dia para outros, mas é um grupo e o mais importante foi sair com uma vitória”, afirmou o pivô, que continua firme na disputa pelo prêmio de MVP da LDB.
+ Veja fotos da vitória do Minas Tênis Clube sobre o Cruzeiro
Pelo Cruzeiro, Vitor Ibiapina teve ótima atuação ao terminar o confronto com 20 pontos, nove rebotes, seis assistências e quatro bolas recuperadas para 20 de eficiência. “Foi um jogo muito equilibrado. Foi uma disputa de duas equipes que, obviamente, queriam chegar mais longe, que queriam estar na semifinal. Tivemos bastante equilíbrio nos três primeiros quartos e sentimos bastante o cansaço no último, porque estamos com três jogadores lesionados, e isso pesou um pouco no final do jogo e o Minas soube aproveitar bem”, analisou o armador.
Natã se destaca em vitória do São José Basketball
Na segunda partida do dia, o São José Basketball foi dominante diante do Sesi Franca. No primeiro quarto, explorando o garrafão com Natã e Kaick, o time joseense fez 17 a 13. Gabriel Pedrosa comandou o ataque no segundo período com nove pontos e o São José foi para o intervalo vencendo por 41 a 32. O panorama não mudou na volta para o terceiro quarto. A equipe francana não esboçou reação, seguiu atrás no placar e ainda permitiu ao adversário ampliar sua vantagem na parcial derradeira para vencer 85 a 59.
+ Confira as estatísticas do jogo entre São José x Sesi Franca
Natã foi o destaque da vitória do São José Basketball ao terminar o jogo com 21 pontos, quatro rebotes e três bolas recuperadas para 21 de eficiência. “Primeiramente, agradecer a Deus pelo bom jogo que eu e meu time fizemos. É uma grande conquista para nós. Vamos atrás desse quinto lugar. Infelizmente, não conseguimos nos classificar para disputa da semifinal, mas amanhã vai ser um bom jogo contra o Minas”, afirmou o pivô. Além do pivô, João Nickel também teve boa atuação, ao registrar um duplo-duplo com 15 pontos e 11 assistências.
+ Veja fotos da vitória do São José sobre o Sesi Franca
Pelo Sesi Franca, Piá foi o destaque ao anotar 17 pontos (com 100% nos arremessos de 3 pontos), pegar sete rebotes e dar duas assistências para terminar com 20 de eficiência. “Ficamos muito baqueados depois da derrota (para o Minas), mas procuramos dar o máximo, tentamos fazer o jogo dando o nosso melhor. Não foi suficiente, mas agora é levantar a cabeça, ir pra próxima e tentar jogar um pouco mais com o sorriso no rosto, com mais felicidade”, afirmou o ala.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.