HOJE
No ritmo do Wini
Por Liga Nacional de Basquete
Pivô anota 22 pontos e pega 11 rebotes para o terceiro duplo-duplo consecutivo, e Minas Tênis Clube quase bate o recorde de pontuação da LDB; Cerrado Basquete e Bauru Basket vencem
Cerrado Basquete, Minas Tênis Clube e Bauru Basket deram um passo a mais na Liga de Desenvolvimento de Basquete no quarto dia na sede Brasília, na Arena BRB Nilson Nelson, ao vencer Basquete Cearense, AEGB/GO e BRB/Brasília/AACB, respectivamente. Os jogos foram válidos pelo Grupo A da competição apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Os times folgam neste sábado (29/06) e retornam às quadras no domingo (30/06) para o quinto dia. Abrindo a série de jogos, a Unifacisa enfrenta o Basquete Cearense, às 11h30. Na sequência, o Cerrado Basquete encara a AEGB/GO, às 13h45, e, para finalizar, o confronto será entre Minas Tênis Clube e BRB/Brasília/AACB, às 16h.
Cerrado com mais um duplo-duplo em dose dupla
O Cerrado iniciou dominando as investidas ofensivas. Contando com o bom primeiro quarto dos alas Gustavo Ribeiro, anotando seis pontos e três rebotes, e de Nathan Gomes, com 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos, os candangos terminaram o primeiro quarto vencendo o Basquete Cearense por 22 a 8. A superioridade do Cerrado se manteve no período seguinte, mas com melhora dos cearenses. Apesar de reação, o Basquete Cearense viu o ala Kadu sair do banco para anotar sete pontos (77,8% de aproveitamento) e deixar o Cerrado na frente antes do intervalo: 45 a 22.
Mantendo a eficiência positiva, o Cerrado continuou aumentando sua vantagem para cima do Basquete Cearense. Novamente, Kadu foi se destacando ao anotar mais sete pontos e sendo o cestinha no período. Ramires, com seis, também contribuiu para os candangos vencerem mais um quarto com parcial de 66 a 35. Rodando a equipe a fim de administrar o resultado, o técnico do Cerrado, Michael Rossi, viu os titulares Nathan Gomes e Victor Silva chegarem ao duplo-duplo. O Alviverde se manteve firme nas jogadas ofensivas, conquistando seu segundo triunfo na LDB por 88 a 57.

Cerrado Basquete vence o segundo jogo na LDB. Foto: Matheus Maranhão
Destaques na partida anotando dois dígitos em duas estatísticas diferentes, os alas Nathan Gomes e Victor Silva falaram da boa sequência do time na competição. “Acho importante para nós. Vamos trabalhar para continuar crescendo na Liga. O individualismo é só uma consequência e o que importa é a vitória”, disse Nathan Gomes. “Primeiramente agradecer a Deus e a equipe por confiarem em mim e no meu trabalho. Seguimos que domingo será mais um jogo difícil para gente”, completou Victor Silva, que também contribuiu com cinco assistências no jogo.
Pelo Basquete Cearense, o cestinha da equipe com 12 pontos, o ala-armador Neto vê o desenvolvimento da equipe com bons olhos. “A gente vem evoluindo constantemente. Os meninos novos estão dando o melhor, estamos nos entrosando mais. Infelizmente não deu para vencer, mas vamos seguir focando nos próximos jogos”, afirmou. O pivô Cauã também se destacou na partida com 10 pontos e cinco rebotes.
Wini Braga lidera, e Minas fica perto de recorde
O início da partida ficou marcado com uma AEGB/GO melhor postada em quadra. Se aproveitando de dois arremessos de três, a equipe ficou a frente durante curto período de tempo, até ver o Minas Tênis Clube reagir e arrancar uma corrida de 22 a 0 para abrir vantagem, liderada principalmente pelo pivô Wini Braga, com 10 pontos – 100% de aproveitamento nos arremessos – e seis rebotes. O ala Yuri também ajudou com quatro rebotes, além do ala-armador Murilo, que com seis pontos, foi o segundo maior cestinha do período. O Minas fez 30 a 8 na parcial.
O Minas continuou avassalador em quadra no segundo quarto, não dando chances para a AEGB/GO. Os mineiros, comandados pelo ala-armador Kevin, com nove pontos, três rebotes e duas assistências, além do armador uruguaio Rodriguez, com oito pontos, mantiveram sua eficiência alta, 56. Com 39 pontos no quarto, o Minas foi para o intervalo com 50 pontos de vantagem: 69 a 19.

Wini Braga registrou o terceiro duplo-duplo consecutivo. Foto: Matheus Maranhão
No segundo tempo, apesar da competitividade da AEGB/GO ter aumentado, o Minas continuava com bom volume de jogo, ultrapassando a marca dos 100 pontos no terceiro quarto. O destaque do período ficou com o ala Yuri, com oito pontos e três rebotes, além de Rodriguez, que distribuiu quatro assistências. No último período, o Minas administrou o resultado com destaque para Wini Braga, com seis pontos e quatro rebotes. Além dele, Kevin e Vinci anotaram cinco pontos cada e o placar foi encerrado com uma vitória por 128 a 44.
A apenas três pontos de bater o recorde do Pinheiros de 131 na LDB, estabelecido contra o Basquete Cearense em 2021, o Minas chegou a sua quarta vitória em quatro jogos. O pivô Wini Braga, com 22 pontos e 11 rebotes, chegou ao seu terceiro duplo-duplo seguido e afirmou que não sabia do recorde. “O importante é a vitória, claro. Eu não sabia disso, mas se soubesse, teria falado para chutarem mais de três (risos)”, afirmou. Sobre o desempenho individual, o atleta está focado. “É o trabalho coletivo, todo mundo está aparecendo. Temos mais dois jogos difíceis e agora é buscar se recuperar fisicamente”, concluiu. No quesito pontos, o ala-armador Kevin também marcou 22 na partida e o armador Rodriguez deu nove assistências.
O ala André Santos foi o cestinha da AEGB/GO ao lado de Willkeller Araújo, com 10 pontos cada. “Faltou um pouco de concentração. Erramos ofensivamente e defensivamente, além de rodar um pouco mais a bola. Vamos continuar trabalhando para fechar bem o campeonato”, afirmou.
Bauru Basket segura vitória contra o Brasília
Num dos confrontos mais aguardados da primeira fase, BRB/Brasília/AACB e Bauru Basket proporcionaram um início equilibrado, mas com uma leve vantagem para os bauruenses nos primeiros minutos. Porém, logo a superioridade paulista entrou de vez em quadra e no comando do armador Jean, com 16 pontos (64% de aproveitamento nos arremessos e três de três do perímetro), além de quatro rebotes, o Bauru Basket terminou o primeiro quarto na frente: 23 a 12.
O segundo quarto foi de mais equilíbrio. O BRB/Brasília/AACB tentava não permitir que o Bauru Basket desgarrasse do marcador, com o ala-pivô Allan e o pivô Crysthian contribuindo com cinco e quatro pontos, respectivamente, para a equipe. Mantendo a consistência durante mais da metade do período, os candangos viram Gustavo comandar os bauruenses na reta final. Anotando duas cestas de três seguidas, o camisa 10 terminou como maior pontuador do quarto, deixando a vantagem da equipe 15 pontos: 42 a 27.

Jean (camisa 9) foi mais uma vez o destaque do Bauru Basket. Foto: Matheus Maranhão
Na volta do intervalo, a competitividade se manteve alta. No lá e cá da partida, o BRB/Brasília/AACB conseguiu superar o adversário no período por um ponto de diferença: 18 a 17, contando com os seis pontos do armador Felipe e Crysthian, anotando quatro pontos. Porém, mesmo com a reação dos candangos, o Bauru Basket continuou com boa vantagem, terminando o quarto com parcial de 59 a 45. A emoção mesmo ficou para o último período. Atrás do marcador, o BRB/Brasília/AACB mostrou grande poder de reação e empatou o placar em determinado momento da partida. Aproveitando a falta de confiança no ataque dos bauruenses, o time candango foi para cima em busca da virada. No entanto, na reta final da partida, o Bauru Basket retomou à frente do placar e não deixou a vitória fugir: 70 a 64.
O pivô Crysthian, que liderou as estatísticas de pontos, rebotes e assistências (19 – 8 – 3) pelo BRB/Brasília/AACB, contou que o sentimento depois da partida eletrizante. “É de tristeza. Mas sabemos que o trabalho da comissão técnica tem sido bem feito. Saímos tristes, mas de cabeça erguida e com a certeza de que seguiremos correndo atrás dos objetivos”, disse.
Pelo lado do Bauru Basket, o destaque novamente ficou para o armador Jean, que cravou mais um duplo-duplo na LDB. Com 25 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências, o atleta liderou as estatísticas da equipe. O técnico da equipe, Artur Leandro, parabenizou o grupo por não desistir de buscar o triunfo. “É um grupo de muita força e que tem se doado muito. O basquete tem disso, colocamos nossa proposta estabelecida e os meninos colocaram em prática”, afirmou. Sobre a reação do BRB/Brasília/AACB, o treinador disse que já era esperado. “O Brasília realmente dominou a partida no momento em que perdemos a confiança de atacar, mas graças a Deus, no final, comigo chamando atenção, deu tudo certo”, concluiu.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca