#JOGAJUNTO

LDB

No ritmo do Wini

28-06-2024 | 06:17
Por Liga Nacional de Basquete

Pivô anota 22 pontos e pega 11 rebotes para o terceiro duplo-duplo consecutivo, e Minas Tênis Clube quase bate o recorde de pontuação da LDB; Cerrado Basquete e Bauru Basket vencem

Cerrado Basquete, Minas Tênis Clube e Bauru Basket deram um passo a mais na Liga de Desenvolvimento de Basquete no quarto dia na sede Brasília, na Arena BRB Nilson Nelson, ao vencer Basquete Cearense, AEGB/GO e BRB/Brasília/AACB, respectivamente. Os jogos foram válidos pelo Grupo A da competição apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).  

Os times folgam neste sábado (29/06) e retornam às quadras no domingo (30/06) para o quinto dia. Abrindo a série de jogos, a Unifacisa enfrenta o Basquete Cearense, às 11h30. Na sequência, o Cerrado Basquete encara a AEGB/GO, às 13h45, e, para finalizar, o confronto será entre Minas Tênis Clube e BRB/Brasília/AACB, às 16h.

Cerrado com mais um duplo-duplo em dose dupla

O Cerrado iniciou dominando as investidas ofensivas. Contando com o bom primeiro quarto dos alas Gustavo Ribeiro, anotando seis pontos e três rebotes, e de Nathan Gomes, com 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos, os candangos terminaram o primeiro quarto vencendo o Basquete Cearense por 22 a 8. A superioridade do Cerrado se manteve no período seguinte, mas com melhora dos cearenses. Apesar de reação, o Basquete Cearense viu o ala Kadu sair do banco para anotar sete pontos (77,8% de aproveitamento) e deixar o Cerrado na frente antes do intervalo: 45 a 22.

Mantendo a eficiência positiva, o Cerrado continuou aumentando sua vantagem para cima do Basquete Cearense. Novamente, Kadu foi se destacando ao anotar mais sete pontos e sendo o cestinha no período. Ramires, com seis, também contribuiu para os candangos vencerem mais um quarto com parcial de 66 a 35. Rodando a equipe a fim de administrar o resultado, o técnico do Cerrado, Michael Rossi, viu os titulares Nathan Gomes e Victor Silva chegarem ao duplo-duplo. O Alviverde se manteve firme nas jogadas ofensivas, conquistando seu segundo triunfo na LDB por 88 a 57.

Cerrado Basquete vence o segundo jogo na LDB. Foto: Matheus Maranhão

Destaques na partida anotando dois dígitos em duas estatísticas diferentes, os alas Nathan Gomes e Victor Silva falaram da boa sequência do time na competição. “Acho importante para nós. Vamos trabalhar para continuar crescendo na Liga. O individualismo é só uma consequência e o que importa é a vitória”, disse Nathan Gomes. “Primeiramente agradecer a Deus e a equipe por confiarem em mim e no meu trabalho. Seguimos que domingo será mais um jogo difícil para gente”, completou Victor Silva, que também contribuiu com cinco assistências no jogo. 

Pelo Basquete Cearense, o cestinha da equipe com 12 pontos, o ala-armador Neto vê o desenvolvimento da equipe com bons olhos. “A gente vem evoluindo constantemente. Os meninos novos estão dando o melhor, estamos nos entrosando mais. Infelizmente não deu para vencer, mas vamos seguir focando nos próximos jogos”, afirmou. O pivô Cauã também se destacou na partida com 10 pontos e cinco rebotes. 

Wini Braga lidera, e Minas fica perto de recorde

O início da partida ficou marcado com uma AEGB/GO melhor postada em quadra. Se aproveitando de dois arremessos de três, a equipe ficou a frente durante curto período de tempo, até ver o Minas Tênis Clube reagir e arrancar uma corrida de 22 a 0 para abrir vantagem, liderada principalmente pelo pivô Wini Braga, com 10 pontos – 100% de aproveitamento nos arremessos – e seis rebotes. O ala Yuri também ajudou com quatro rebotes, além do ala-armador Murilo, que com seis pontos, foi o segundo maior cestinha do período. O Minas fez 30 a 8 na parcial. 

O Minas continuou avassalador em quadra no segundo quarto, não dando chances para a AEGB/GO. Os mineiros, comandados pelo ala-armador Kevin, com nove pontos, três rebotes e duas assistências, além do armador uruguaio Rodriguez, com oito pontos, mantiveram sua eficiência alta, 56. Com 39 pontos no quarto, o Minas foi para o intervalo com 50 pontos de vantagem: 69 a 19.

Wini Braga registrou o terceiro duplo-duplo consecutivo. Foto: Matheus Maranhão

No segundo tempo, apesar da competitividade da AEGB/GO ter aumentado, o Minas continuava com bom volume de jogo, ultrapassando a marca dos 100 pontos no terceiro quarto. O destaque do período ficou com o ala Yuri, com oito pontos e três rebotes, além de Rodriguez, que distribuiu quatro assistências. No último período, o Minas administrou o resultado com destaque para Wini Braga, com seis pontos e quatro rebotes. Além dele, Kevin e Vinci anotaram cinco pontos cada e o placar foi encerrado com uma vitória por 128 a 44.

A apenas três pontos de bater o recorde do Pinheiros de 131 na LDB, estabelecido contra o Basquete Cearense em 2021, o Minas chegou a sua quarta vitória em quatro jogos. O pivô Wini Braga, com 22 pontos e 11 rebotes, chegou ao seu terceiro duplo-duplo seguido e afirmou que não sabia do recorde. “O importante é a vitória, claro. Eu não sabia disso, mas se soubesse, teria falado para chutarem mais de três (risos)”, afirmou. Sobre o desempenho individual, o atleta está focado. “É o trabalho coletivo, todo mundo está aparecendo. Temos mais dois jogos difíceis e agora é buscar se recuperar fisicamente”, concluiu. No quesito pontos, o ala-armador Kevin também marcou 22 na partida e o armador Rodriguez deu nove assistências. 

O ala André Santos foi o cestinha da AEGB/GO ao lado de Willkeller Araújo, com 10 pontos cada. “Faltou um pouco de concentração. Erramos ofensivamente e defensivamente, além de rodar um pouco mais a bola. Vamos continuar trabalhando para fechar bem o campeonato”, afirmou.

Bauru Basket segura vitória contra o Brasília

Num dos confrontos mais aguardados da primeira fase, BRB/Brasília/AACB e Bauru Basket proporcionaram um início equilibrado, mas com uma leve vantagem para os bauruenses nos primeiros minutos. Porém, logo a superioridade paulista entrou de vez em quadra e no comando do armador Jean, com 16 pontos (64% de aproveitamento nos arremessos e três de três do perímetro), além de quatro rebotes, o Bauru Basket terminou o primeiro quarto na frente: 23 a 12.

O segundo quarto foi de mais equilíbrio. O BRB/Brasília/AACB tentava não permitir que o Bauru Basket desgarrasse do marcador, com o ala-pivô Allan e o pivô Crysthian contribuindo com cinco e quatro pontos, respectivamente, para a equipe. Mantendo a consistência durante mais da metade do período, os candangos viram Gustavo comandar os bauruenses na reta final. Anotando duas cestas de três seguidas, o camisa 10 terminou como maior pontuador do quarto, deixando a vantagem da equipe 15 pontos: 42 a 27. 

Jean (camisa 9) foi mais uma vez o destaque do Bauru Basket. Foto: Matheus Maranhão

Na volta do intervalo, a competitividade se manteve alta. No lá e cá da partida, o BRB/Brasília/AACB conseguiu superar o adversário no período por um ponto de diferença: 18 a 17, contando com os seis pontos do armador Felipe e Crysthian, anotando quatro pontos. Porém, mesmo com a reação dos candangos, o Bauru Basket continuou com boa vantagem, terminando o quarto com parcial de 59 a 45. A emoção mesmo ficou para o último período. Atrás do marcador, o BRB/Brasília/AACB mostrou grande poder de reação e empatou o placar em determinado momento da partida. Aproveitando a falta de confiança no ataque dos bauruenses, o time candango foi para cima em busca da virada. No entanto, na reta final da partida, o Bauru Basket retomou à frente do placar e não deixou a vitória fugir: 70 a 64. 

O pivô Crysthian, que liderou as estatísticas de pontos, rebotes e assistências (19 – 8 – 3) pelo BRB/Brasília/AACB, contou que o sentimento depois da partida eletrizante. “É de tristeza. Mas sabemos que o trabalho da comissão técnica tem sido bem feito. Saímos tristes, mas de cabeça erguida e com a certeza de que seguiremos correndo atrás dos objetivos”, disse.

Pelo lado do Bauru Basket, o destaque novamente ficou para o armador Jean, que cravou mais um duplo-duplo na LDB. Com 25 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências, o atleta liderou as estatísticas da equipe. O técnico da equipe, Artur Leandro, parabenizou o grupo por não desistir de buscar o triunfo. “É um grupo de muita força e que tem se doado muito. O basquete tem disso, colocamos nossa proposta estabelecida e os meninos colocaram em prática”, afirmou. Sobre a reação do BRB/Brasília/AACB, o treinador disse que já era esperado. “O Brasília realmente dominou a partida no momento em que perdemos a confiança de atacar, mas graças a Deus, no final, comigo chamando atenção, deu tudo certo”, concluiu. 

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.