HOJE
Na conta do Yuri
Por Liga Nacional de Basquete
Ala-pivô registra duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes, e garante 100% do Minas Tênis Clube na etapa em Brasília; Unifacisa e Cerrado Basquete também vencem
O penúltimo dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete na sede Brasília proporcionou jogos animados, na Arena BRB Nilson Nelson, nesta segunda-feira (01/07). A Unifacisa emendou sua segunda vitória na LDB ao vencer a AEGB/GO, enquanto na partida dos invictos, o Minas Tênis Clube se deu melhor frente ao Bauru Basket. No Clássico-Candango, o Cerrado venceu o BRB/Brasília/AACB num confronto acirrado até o fim. As partidas foram válidas pelo Grupo A da competição com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Nesta terça-feira (02/07), a bola sobe para o último dia da primeira etapa da LDB. Basquete Cearense e AEGB/GO se enfrentam às 11h30. O Cerrado Basquete joga contra o Bauru Basket na sequência, às 13h45, e para encerrar, às 16h, a Unifacisa mede forças contra o BRB/Brasília/AACB.
Sueudo e Davi comandam segunda vitória da Unifacisa
O confronto entre AEGB/GO e Unifacisa começou bastante equilibrado. Ambos os times exploravam bem os ataques, forçando o erro defensivo, no entanto, sem conseguir abrir vantagem. Pelos goianos, o ala-armador Maia foi o maior pontuador da equipe no primeiro quarto, anotando nove pontos, com 60% de aproveitamento nos arremessos. Pela Unifacisa, o pivô Sueudo foi o cestinha do time, com seis pontos, além de três rebotes. Numa virada na reta final do quarto, a equipe paraibana terminou à frente por 22 a 19. O equilíbrio se manteve em quadra no período seguinte. A AEGB/GO foi melhor em determinado momento, porém, a Unifacisa não ficou atrás. Com o ala-armador Gabriel e o ala Davi com 15 pontos somados, os paraibanos conseguiram se impor e abriram vantagem, indo para o intervalo vencendo por sete pontos: 41 a 34.
Na volta do intervalo, a superioridade da Unifacisa apareceu até o final do quarto, quando a AEGB/GO expressou uma reação. Novamente no comando do ala-armador Davi, com sete pontos no período e do pivô Sueudo, com quatro pontos e cinco rebotes, a Unifacisa terminou o quarto em vantagem: 58 a 44. Na emoção do último período, a AEGB/GO tentava se recuperar, enquanto os paraibanos administravam o resultado. O jogo ficou corrido, porém, mesmo com o ala Hemerson, pelos goianos, auxiliar com seis pontos – 100% de aproveitamento nos arremessos -, a Unifacisa continuou consistente no ataque e venceu o jogo por 75 a 63.

A Unifacisa superou a AEGB pela LDB. Foto: Luciano Filho/LNB
Novamente anotando um duplo-duplo no jogo com 18 pontos e 11 rebotes, o pivô Sueudo ajudou a Unifacisa a vencer a segunda partida seguida na Liga. Quem também se destacou com dois dígitos em duas estatísticas foi o ala Davi, com 18 pontos e 11 rebotes, além de quatro assistências. “Numa partida disputada, saímos com o aprendizado de não poder abaixar o nível e a concentração da equipe em nenhum momento”, afirmou David. “É uma vitória muito importante para botarmos um pé na classificação, que era nosso objetivo principal no campeonato”, completou. O ala-armador da Unifacisa, Gabriel, foi o cestinha do jogo com 21 pontos.
Pela AEGB, o destaque ficou para o ala-armador Davi Maia, que anotou 18 pontos. “Perdemos para nós mesmos. Eles se aproveitaram dos nossos erros e cresceram para cima da gente. Agora vamos para o próximo jogo e chegar mais forte ainda em busca da vitória”, afirmou. Além dele, o ala Enzo Oliveira também teve bom desempenho com nove pontos, sete rebotes e quatro assistências.
Yuri garante 100% do Minas na etapa
Minas Tênis Clube e Bauru Basket iniciaram o confronto buscando a ofensividade. O equilíbrio de ambos os times evitou que qualquer um abrisse uma larga vantagem no período inicial. Os destaques do período ficaram com o ala do Bauru Basket, Leandro, que anotou sete pontos. Além dele, o armador Rodriguez, do Minas Tênis Clube, foi o segundo maior pontuador, com cinco. A parcial do primeiro período ficou com o resultado a favor dos mineiros: 16 a 12.
As defesas bem postadas no segundo quarto marcaram o decorrer do confronto. Os times se mantinham compactos, forçando o erro adversário que culminou com a baixa pontuação no quarto: 11 a 9 para o Minas. Jean, armador do Bauru Basket, anotou nove pontos no período e o ala Osmar contribuiu com quatro rebotes para os bauruenses. Pelos mineiros, o pivô Vinci marcou três pontos e pegou quatro rebotes. Vencendo o quarto, o Alviceleste foi para o intervalo na frente por dois pontos: 25 a 23.

Yuri, destaque do Minas, na marcação de Gustavo, do Bauru Basket. Foto: Luciano Filho/LNB
O jogo se manteve disputado no terceiro período e numa corrida de 6 a 0, o Bauru Basket virou o marcador, começando a largar na frente, abrindo quatro pontos à frente do adversário. No entanto, o Minas Tênis Clube não recuou e logo voltou para o jogo, superando o adversário da reta final do quarto. Com o inspirado ala/armador Kevin com oito pontos – 100% nas bolas do perímetro – os mineiros terminaram o quarto vencendo por 40 a 34.
O confronto se manteve disputado também no último quarto. O Bauru voltou determinado a buscar o resultado, enquanto o Minas se defendia e saia buscando rápidos contra-ataques. Apesar dos bauruenses crescerem na reta final, com Leandro marcando cinco pontos no período, o ala/pivô do Alviceleste, Daniel, anotando cinco pontos e o ala/pivô, Yuri, com seis e pegando três rebotes decretaram o triunfo do Minas Tênis Clube, se mantendo 100% e derrubando a invencibilidade do Bauru Basket: 54 a 44.
Pelos mineiros, os destaques ficaram com o ala-pivô Yuri, que chegou ao duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências. Além dele, o pivô Wini Braga chegou aos nove rebotes no jogo. O ala-armador Kevin teve bom aproveitamento nos arremessos (61,5%), anotando oito pontos no jogo. “Foi um jogo duro, mas viemos com a missão do 6/0. Sabíamos que seria uma partida difícil, começo truncado, estudado, mas voltamos do intervalo focados e conseguimos vencer”, disse Kevin,
Do lado do Bauru Basket, o cestinha da equipe – e do jogo – foi o ala Leandro, com 16 pontos. “Foi um jogo que, infelizmente, perdemos no detalhe. Agora é trabalhar que amanhã (terça) tem outra partida difícil”, afirmou. Além do ala, Gustavo liderou os bauruenses nas assistências com três, enquanto os alas Bruno e Osmar dividiram as estatísticas de rebotes, com sete cada um.
Cerrado derrota Brasília no clássico
O clássico do Centro-Oeste entre BRB/Brasília/AACB e Cerrado Basquete começou animado. De ponto em ponto, nenhuma das equipes permitia que o outro ficasse longe no marcador. Mesmo com o ala-pivô Allan, pelo BRB/Brasília/AACB marcando cinco pontos para a equipe no período, o armador Coutinho, do Cerrado, com sete, liderou o time para a vitória num primeiro quarto equilibrado: 17 a 12. Na volta para o segundo quarto, o BRB/Brasília/AACB se impôs e, em uma corrida de 7 a 0, conseguiu a virada no placar. Porém, o Cerrado não se abateu e se manteve firme e convicto nas jogadas. No comando dos armadores Ramires, anotando oito pontos no período, e D’aça com seis, o Alviverde teve uma reta final consistente e conseguiu ir para o intervalo 12 pontos à frente do BRB/Brasília/AACB: 40 a 28.
Assim como nos jogos anteriores, o BRB/Brasília/AACB voltou para quadra no terceiro quarto com o ímpeto lá em cima. Buscando se recuperar e disposto a não deixar o Cerrado abrir larga vantagem, a equipe aproveitava as jogadas de infiltração para marcar. O pivô Crysthian, anotando quatro pontos e três rebotes, além dos armadores Felipe, com cinco pontos e Gustavo com três assistências, tentaram deixar o BRB/Brasília/AACB em melhores condições, mas na reta final, com uma cesta do perímetro de Victor Silva, o Cerrado acabou vencendo o período. A parcial do quarto terminou em 57 a 44 para o Cerrado.
O último período proporcionou fortes emoções aos fãs de basquete. O BRB/Brasília/AACB partiu para cima do Cerrado e diminuiu a vantagem para sete pontos, forçando o pedido de tempo técnico pelo treinador Michael Swioklo para ajustar o time. Mais organizado, o Cerrado neutralizou o adversário em determinado momento, até que o BRB/Brasília/AACB reacendeu na partida. Mesmo com o ímpeto firme até a reta final, o placar não foi revertido por apenas dois pontos. O Cerrado manteve a boa sequência na competição e triunfou por 68 a 66.

Ramires foi o cestinha do Cerrado da equipe com 19 anos. Foto: Luciano Filho/LNB
Pelo BRB/Brasília/AACB, os destaques ficaram para o ala-pivô Allan, que anotou 17 pontos, além de quatro rebotes. “A gente começou a partida mal hoje, por mais que o placar não reflita isso. Correr atrás é sempre mais difícil que manter a frente do placar”, disse Allan. Ao lado dele, o ala Felipe contribuiu com 16 pontos e cinco rebotes. Nos rebotes, o líder do quesito foi o pivô Crysthian, com 12 e nas assistências o armador Gustavo, com quatro.
Do lado do Cerrado, o ala Gustavo Ribeiro anotou mais um duplo-duplo. O atleta chegou aos 11 pontos e 18 rebotes. “Vitória importantíssima no clássico candango. Montamos um time muito rápido e criamos liga muito rápido também. Mesmo num jogo pegado, conseguimos manter a cabeça no lugar para conseguir o triunfo”, afirmou. O maior pontuador foi o armador Ramires, anotando 19 pontos. Ele também ajudou o time com nove rebotes e três assistências.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca