HOJE
Na conta do Yuri
Por Liga Nacional de Basquete
Ala-pivô registra duplo-duplo, com 12 pontos e 10 rebotes, e garante 100% do Minas Tênis Clube na etapa em Brasília; Unifacisa e Cerrado Basquete também vencem
O penúltimo dia da Liga de Desenvolvimento de Basquete na sede Brasília proporcionou jogos animados, na Arena BRB Nilson Nelson, nesta segunda-feira (01/07). A Unifacisa emendou sua segunda vitória na LDB ao vencer a AEGB/GO, enquanto na partida dos invictos, o Minas Tênis Clube se deu melhor frente ao Bauru Basket. No Clássico-Candango, o Cerrado venceu o BRB/Brasília/AACB num confronto acirrado até o fim. As partidas foram válidas pelo Grupo A da competição com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Nesta terça-feira (02/07), a bola sobe para o último dia da primeira etapa da LDB. Basquete Cearense e AEGB/GO se enfrentam às 11h30. O Cerrado Basquete joga contra o Bauru Basket na sequência, às 13h45, e para encerrar, às 16h, a Unifacisa mede forças contra o BRB/Brasília/AACB.
Sueudo e Davi comandam segunda vitória da Unifacisa
O confronto entre AEGB/GO e Unifacisa começou bastante equilibrado. Ambos os times exploravam bem os ataques, forçando o erro defensivo, no entanto, sem conseguir abrir vantagem. Pelos goianos, o ala-armador Maia foi o maior pontuador da equipe no primeiro quarto, anotando nove pontos, com 60% de aproveitamento nos arremessos. Pela Unifacisa, o pivô Sueudo foi o cestinha do time, com seis pontos, além de três rebotes. Numa virada na reta final do quarto, a equipe paraibana terminou à frente por 22 a 19. O equilíbrio se manteve em quadra no período seguinte. A AEGB/GO foi melhor em determinado momento, porém, a Unifacisa não ficou atrás. Com o ala-armador Gabriel e o ala Davi com 15 pontos somados, os paraibanos conseguiram se impor e abriram vantagem, indo para o intervalo vencendo por sete pontos: 41 a 34.
Na volta do intervalo, a superioridade da Unifacisa apareceu até o final do quarto, quando a AEGB/GO expressou uma reação. Novamente no comando do ala-armador Davi, com sete pontos no período e do pivô Sueudo, com quatro pontos e cinco rebotes, a Unifacisa terminou o quarto em vantagem: 58 a 44. Na emoção do último período, a AEGB/GO tentava se recuperar, enquanto os paraibanos administravam o resultado. O jogo ficou corrido, porém, mesmo com o ala Hemerson, pelos goianos, auxiliar com seis pontos – 100% de aproveitamento nos arremessos -, a Unifacisa continuou consistente no ataque e venceu o jogo por 75 a 63.
Novamente anotando um duplo-duplo no jogo com 18 pontos e 11 rebotes, o pivô Sueudo ajudou a Unifacisa a vencer a segunda partida seguida na Liga. Quem também se destacou com dois dígitos em duas estatísticas foi o ala Davi, com 18 pontos e 11 rebotes, além de quatro assistências. “Numa partida disputada, saímos com o aprendizado de não poder abaixar o nível e a concentração da equipe em nenhum momento”, afirmou David. “É uma vitória muito importante para botarmos um pé na classificação, que era nosso objetivo principal no campeonato”, completou. O ala-armador da Unifacisa, Gabriel, foi o cestinha do jogo com 21 pontos.
Pela AEGB, o destaque ficou para o ala-armador Davi Maia, que anotou 18 pontos. “Perdemos para nós mesmos. Eles se aproveitaram dos nossos erros e cresceram para cima da gente. Agora vamos para o próximo jogo e chegar mais forte ainda em busca da vitória”, afirmou. Além dele, o ala Enzo Oliveira também teve bom desempenho com nove pontos, sete rebotes e quatro assistências.
Yuri garante 100% do Minas na etapa
Minas Tênis Clube e Bauru Basket iniciaram o confronto buscando a ofensividade. O equilíbrio de ambos os times evitou que qualquer um abrisse uma larga vantagem no período inicial. Os destaques do período ficaram com o ala do Bauru Basket, Leandro, que anotou sete pontos. Além dele, o armador Rodriguez, do Minas Tênis Clube, foi o segundo maior pontuador, com cinco. A parcial do primeiro período ficou com o resultado a favor dos mineiros: 16 a 12.
As defesas bem postadas no segundo quarto marcaram o decorrer do confronto. Os times se mantinham compactos, forçando o erro adversário que culminou com a baixa pontuação no quarto: 11 a 9 para o Minas. Jean, armador do Bauru Basket, anotou nove pontos no período e o ala Osmar contribuiu com quatro rebotes para os bauruenses. Pelos mineiros, o pivô Vinci marcou três pontos e pegou quatro rebotes. Vencendo o quarto, o Alviceleste foi para o intervalo na frente por dois pontos: 25 a 23.
O jogo se manteve disputado no terceiro período e numa corrida de 6 a 0, o Bauru Basket virou o marcador, começando a largar na frente, abrindo quatro pontos à frente do adversário. No entanto, o Minas Tênis Clube não recuou e logo voltou para o jogo, superando o adversário da reta final do quarto. Com o inspirado ala/armador Kevin com oito pontos – 100% nas bolas do perímetro – os mineiros terminaram o quarto vencendo por 40 a 34.
O confronto se manteve disputado também no último quarto. O Bauru voltou determinado a buscar o resultado, enquanto o Minas se defendia e saia buscando rápidos contra-ataques. Apesar dos bauruenses crescerem na reta final, com Leandro marcando cinco pontos no período, o ala/pivô do Alviceleste, Daniel, anotando cinco pontos e o ala/pivô, Yuri, com seis e pegando três rebotes decretaram o triunfo do Minas Tênis Clube, se mantendo 100% e derrubando a invencibilidade do Bauru Basket: 54 a 44.
Pelos mineiros, os destaques ficaram com o ala-pivô Yuri, que chegou ao duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes, além de duas assistências. Além dele, o pivô Wini Braga chegou aos nove rebotes no jogo. O ala-armador Kevin teve bom aproveitamento nos arremessos (61,5%), anotando oito pontos no jogo. “Foi um jogo duro, mas viemos com a missão do 6/0. Sabíamos que seria uma partida difícil, começo truncado, estudado, mas voltamos do intervalo focados e conseguimos vencer”, disse Kevin,
Do lado do Bauru Basket, o cestinha da equipe – e do jogo – foi o ala Leandro, com 16 pontos. “Foi um jogo que, infelizmente, perdemos no detalhe. Agora é trabalhar que amanhã (terça) tem outra partida difícil”, afirmou. Além do ala, Gustavo liderou os bauruenses nas assistências com três, enquanto os alas Bruno e Osmar dividiram as estatísticas de rebotes, com sete cada um.
Cerrado derrota Brasília no clássico
O clássico do Centro-Oeste entre BRB/Brasília/AACB e Cerrado Basquete começou animado. De ponto em ponto, nenhuma das equipes permitia que o outro ficasse longe no marcador. Mesmo com o ala-pivô Allan, pelo BRB/Brasília/AACB marcando cinco pontos para a equipe no período, o armador Coutinho, do Cerrado, com sete, liderou o time para a vitória num primeiro quarto equilibrado: 17 a 12. Na volta para o segundo quarto, o BRB/Brasília/AACB se impôs e, em uma corrida de 7 a 0, conseguiu a virada no placar. Porém, o Cerrado não se abateu e se manteve firme e convicto nas jogadas. No comando dos armadores Ramires, anotando oito pontos no período, e D’aça com seis, o Alviverde teve uma reta final consistente e conseguiu ir para o intervalo 12 pontos à frente do BRB/Brasília/AACB: 40 a 28.
Assim como nos jogos anteriores, o BRB/Brasília/AACB voltou para quadra no terceiro quarto com o ímpeto lá em cima. Buscando se recuperar e disposto a não deixar o Cerrado abrir larga vantagem, a equipe aproveitava as jogadas de infiltração para marcar. O pivô Crysthian, anotando quatro pontos e três rebotes, além dos armadores Felipe, com cinco pontos e Gustavo com três assistências, tentaram deixar o BRB/Brasília/AACB em melhores condições, mas na reta final, com uma cesta do perímetro de Victor Silva, o Cerrado acabou vencendo o período. A parcial do quarto terminou em 57 a 44 para o Cerrado.
O último período proporcionou fortes emoções aos fãs de basquete. O BRB/Brasília/AACB partiu para cima do Cerrado e diminuiu a vantagem para sete pontos, forçando o pedido de tempo técnico pelo treinador Michael Swioklo para ajustar o time. Mais organizado, o Cerrado neutralizou o adversário em determinado momento, até que o BRB/Brasília/AACB reacendeu na partida. Mesmo com o ímpeto firme até a reta final, o placar não foi revertido por apenas dois pontos. O Cerrado manteve a boa sequência na competição e triunfou por 68 a 66.
Pelo BRB/Brasília/AACB, os destaques ficaram para o ala-pivô Allan, que anotou 17 pontos, além de quatro rebotes. “A gente começou a partida mal hoje, por mais que o placar não reflita isso. Correr atrás é sempre mais difícil que manter a frente do placar”, disse Allan. Ao lado dele, o ala Felipe contribuiu com 16 pontos e cinco rebotes. Nos rebotes, o líder do quesito foi o pivô Crysthian, com 12 e nas assistências o armador Gustavo, com quatro.
Do lado do Cerrado, o ala Gustavo Ribeiro anotou mais um duplo-duplo. O atleta chegou aos 11 pontos e 18 rebotes. “Vitória importantíssima no clássico candango. Montamos um time muito rápido e criamos liga muito rápido também. Mesmo num jogo pegado, conseguimos manter a cabeça no lugar para conseguir o triunfo”, afirmou. O maior pontuador foi o armador Ramires, anotando 19 pontos. Ele também ajudou o time com nove rebotes e três assistências.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.