HOJE
CHAVE DE OURO
Por Liga Nacional de Basquete
Dia de encerramento da sede Pinheiros conta com grandes vitórias de Sesi Franca e Pinheiros; dupla francana combina para 37 pontos, enquanto sete jogadores pinheirenses anotam dígitos duplos em pontuação
O sábado (02/08) marcou o último dia de jogos da sede Pinheiros, disputada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), com jogos válidos pela 2ª etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), competição sub-22 que conta com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Confira a classificação da LDB 2025
Além da sede Pinheiros, a 2ª Etapa da LDB 2025 também está sendo disputada nas sedes Corinthians (Mini Ginásio do Parque São Jorge, São Paulo-SP), União Corinthians (Ginásio Poliesportivo Arnão, Santa Cruz do Sul-RS) e Flamengo (Ginásio da Gávea, Rio de Janeiro-RJ). Todas as partidas da LDB 2025 são transmitidas no Youtube do NBB CAIXA.
João Paulo e João Mini combinam para 37 pontos no triunfo francano
O Sesi Franca encerrou a fase de classificação da LDB 2025 com chave de ouro na manhã deste sábado. A equipe do interior paulista superou o ADRM/Maringá com larga vantagem, por 77 a 40, e finalizou a campanha pelo Grupo A com oito vitórias em dez partidas disputadas, garantindo o passaporte para a Série Ouro.
O jogo foi resumido pelo domínio francano desde o início do duelo, principalmente nos dois primeiros quartos, onde o Sesi Franca abriu uma vantagem de 21 pontos sobre a equipe do Paraná. Quem comandou o triunfo francano foi a dupla João Paulo, ala/pivô que anotou 21 pontos, sete rebotes, cinco assistências e 27 de eficiência, e João Mini, armador que finalizou com 16 pontos e 4/8 do perímetro.

João Paulo em ação defensiva na vitória francana. O ala/pivô foi o cestinha e o jogador mais eficiente da partida. Foto: Ricardo Bufolin/ECP
”Sobre a minha atuação, acho muito importante, isso destaca um pouco do trabalho que está sendo realizado. Eu consegui ter essa eficiência e fazer todos quase todos os arremessos, é importante porque mostra que eu venho treinando trabalhando pra isso, então essa atuação responde ao meu trabalho. Hoje era importante ganhar para manter a confiança para a Fase Final”, afirmou João Paulo, o destaque francano.
Coletividade pinheirense marca encerramento da sede
A última partida da sede disputada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim contou com grande vitória do Pinheiros sobre o Mogi Basquete. O time comandado pelo técnico Bruno Porto superou o adversário por 106 a 61 e chegou ao nono triunfo em dez jogos da fase de classificação da LDB 2025.
Após um primeiro quarto equilibrado, com vibração e barulho das duas equipes, os pinheirenses aumentaram o ritmo ofensivo e foram capazes de vencer o segundo quarto por 20 pontos de vantagem, fato que definiu o rumo da partida. Nos 20 minutos restantes, o elenco do Pinheiros não diminuiu o ritmo e alcançou um resultado com placar centenário sobre o Mogi.
A coletividade foi a marca azul na partida de despedida da fase de classificação, visto que sete jogadores dos dez que entraram em quadra anotaram dígitos duplos em pontuação: os armadores Iasi (15 pontos), Cauã Pacheco (11 pontos) e Lucca Boracina (11 pontos), os alas Gregate (12 pontos, sete assistências e seis rebotes) e Lucas Lima (11 pontos) e os pivôs Brayan (11 pontos) e Anthony (10 pontos).

Pedro Iasi, de 18 anos, liderou o Pinheiros em pontuação. Foto: Yuri Reuters
”Viemos para essa etapa com o objetivo de ganhar todos os jogos, sabemos que a nossa equipe está sempre brigando pelas primeiras posições, então o nosso período de preparação foi muito focado nos aspectos que precisávamos melhorar em relação à primeira etapa, e acho que a gente melhorou muito o jogo coletivo, a intensidade defensiva, o jogo em transição, então eu saio satisfeito não só pelas vitórias, mas também pelo que a gente está construindo ao longo dessa LDB. Sabemos que a LDB é uma construção para ver quem chega melhor na última etapa, então vamos continuar construindo para que na Fase Final, a gente esteja no nosso melhor físico, técnico, tático e mental para poder ser campeão”, comentou o técnico Bruno Porto.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca