HOJE
Atuação nota...
Por Liga Nacional de Basquete
Com Lucas Rodrigues cestinha e duplo-duplo de Daniel Duque, Botafogo tira invencibilidade do São Paulo; Corinthians e Paulistano alcançam quinto triunfo, e SeleBauru e Thalia vencem
O quinto dia de jogos da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta terça-feira (01/07). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Botafogo, que contou com boa atuação de Lucas Rodrigues e duplo-duplo de Daniel Duque, para vencer o São Paulo. Corinthians e Paulistano alcançaram o quinto triunfo, enquanto Bauru Basket e Thalia/PH.D vencem mais uma na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Dupla Gluck e Bavoso comanda vitória da SeleBauru
Com um segundo período avassalador, quando impôs 32 a 10, o Bauru Basket, que é representado pela seleção brasileira sub-17 na LDB, conquistou uma grande vitória sobre o Flamengo por 83 a 78. A equipe do técnico Marcelo Bandiera, que se prepara para o Sul-Americano da categoria, está crescendo ao longo da competição, ganhando entrosamento e, com um melhor entendimento, tem feito jogos mais sólidos.
+ Veja as estatísticas de Bauru Basket x Flamengo
João Ricardo Gluck e Gabriel Bavoso dividiram o protagonismo na terceira vitória da SeleBauru na LDB. O ala-pivô alcançou um duplo-duplo, com 18 pontos e 10 rebotes, além de um aproveitamento de 55,6% (5/9) nos arremessos do perímetro para 24 de eficiência. Já o armador terminou o jogo com 17 pontos, sete rebotes, quatro assistências e quatro recuperações de bola para 22 de eficiência. Pelo Flamengo, Manel foi o cestinha com 22 pontos.

Gabriel Bavoso foi um dos destaques da SeleBauru na vitória sobre o Flamengo. Foto: Yuri Reuters/LNB
Tico se destaca em quinto triunfo do Corinthians
O Corinthians conquistou seu quinto triunfo na LDB com uma atuação consistente, marcada principalmente pelo desempenho defensiva e domínio nos rebotes de ataque. O Alvinegro mostrou intensidade na marcação do início ao fim, forçando 26 erros do Basquete Cearense, e se impôs com superioridade, garantindo segundas chances no ataque e controlando o garrafão na defesa, fatores determinantes para mais uma vitória, desta vez por 97 a 56.
+ Veja as estatísticas de Corinthians x Basquete Cearense
O armador Tico Faria foi o principal nome do Corinthians, ficando próximo de alcançar um duplo-duplo, com 16 pontos e nove rebotes, além de três recuperações de bola e dois rebotes para 24 de eficiência. O pivô Kauan Raymundo também se destacou com 12 pontos e 10 rebotes. Pelo Basquete Cearense, Cauã teve bom desempenho, com 15 pontos e 12 rebotes.
“Estamos fazendo uma ótima fase. O time está jogando muito coletivamente e temos ganhado de muita diferença dos times por causa da nossa atitude, da nossa defesa, principalmente. O nosso time é muito coletivo e amanhã (quarta-feira) queremos fechar bem, fechar com seis vitórias, que é o nosso objetivo”, afirmou Tico Faria.

Tico Faria (número 1) foi o destaque da vitória do Corinthians. Foto: Yuri Reuters/LNB
Thalia/PH.D derrota o Instituto Viva Vida/CETAF em jogo emocionante
Thalia/PH.D e Instituto Viva Vida/CETAF protagonizaram um grande jogo, decidido apenas nos instantes finais. A equipe paranaense começou melhor e foi para o intervalo com cinco pontos de vantagem. O time do Espírito Santo respondeu no terceiro período, quando fez 14 a 9, e virou o placar, mas não conseguiu segurar. Kauê converteu dois lances livres para garantir o triunfo por 58 a 57.
+ Veja as estatísticas de Thalia/PH.D e Instituto Viva Vida/CETAF
Além de Kauê, que anotou 15 pontos e pegou seis rebotes, o Thalia contou com outra boa atuação do armador Christopher Vasquez, que terminou com 17 pontos, cinco rebotes e duas assistências para 14 de eficiência. Danilo também se destacou com 12 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Pelo Instituto Viva Vida/CETAF, Vitor Cauã registrou um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes. O cestinha foi Guilherme Silva com 13 pontos.

Vasquez se destacou em vitória do Thalia/PH.D sobre o IVV/CETAF. Foto: Yuri Reuters/LNB
Lucas Rodrigues comanda o triunfo do Botafogo sobre o São Paulo
Com uma excelente atuação no segundo período, quando impôs 26 a 11, o Botafogo conquistou uma importante vitória sobre o São Paulo, que entrou invicto em quadra. O Glorioso teve um ótimo aproveitamento de 47,8% (11/23) nos arremessos do perímetro e foi muito superior na disputa pelos rebotes, alcançando 51 contra 33 do Tricolor, o que gerou um volume maior de ataque, para vencer por 20 pontos de diferença: 96 a 76.
+ Veja as estatísticas de São Paulo x Botafogo
Lucas Rodrigues foi o principal nome do Botafogo, terminando o jogo com 27 pontos, segunda maior pontuação da atual edição da LDB, além de sete rebotes, duas assistências e duas recuperações de bola para 24 de eficiência. Daniel Duque também se destacou, registrando um duplo-duplo de 11 pontos e 12 rebotes. Pelo São Paulo, Jackson Jr. terminou o jogo com 22 pontos, além de quatro rebotes e três assistências para 20 de eficiência.

Botafogo teve grande atuação na importante vitória sobre o São Paulo. Foto: Yuri Reuters/LNB
Luiz Guilherme e Macedo garantem quinta vitória do Paulistano
O técnico Renan Custódio poupou boa parte da equipe considerada titular, mas os reservas aproveitaram, e muito bem, essa oportunidade. Com amplo domínio dos rebotes – foram 60, sendo 23 ofensivos -, o Tigre teve um volume maior no ataque e, com um aproveitamento de 50%, conquistou uma vitória centenária diante da Unifacisa. O triunfo por 108 a 66 foi o quinto da equipe alvirrubra em cinco jogos na LDB.
+ Veja as estatísticas de Paulistano x Unifacisa
Luiz Guilherme foi o principal pontuador do Paulistano, terminando o jogo com 27 pontos e um aproveitamento de 44,4% (4/9) nos arremessos do perímetro, além de três assistências e dois rebotes para 27 de eficiência. Macedo também teve boa atuação, ficando próximo de alcançar um duplo-duplo, fechando com 22 pontos e oito rebotes. Pela Unifacisa, Guilherme anotou 19 pontos e foi o cestinha da equipe.

Luiz Guilherme foi o principal pontuador da quinta vitória do Paulistano na LDB. Foto: Yuri Reuters/LNB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca