#JOGAJUNTO

LDB

Quem vai levar?

14-09-2025 | 06:02
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias do Sul Basquete e Flamengo vencem Pato Basquete e Thalia/PH.D, respectivamente, pela semifinal e se enfrentam na decisão da Série Prata nesta segunda-feira (15/09)

As semifinais da Série Prata do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceram neste domingo (14/09). No ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro, o Caxias do Sul colocou em quadra uma atuação consistente para vencer o Pato Branco e, na sequência, o Flamengo superou o Thalia/PH.D para confirmar vaga na final, que está agendada para esta segunda-feira (15/09), às 16h15. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja a classificação da Série Prata da LDB

Tiago Marques lidera classificação do Caxias

O Caxias do Sul confirmou seu lugar na final da Série Prata com uma atuação de gala contra o Pato Basquete. Desde o início, a equipe gaúcha impôs seu ritmo e fez um primeiro tempo impecável, abrindo uma vantagem de 28 pontos antes do intervalo. Com a liderança confortável, o time soube administrar o placar na segunda etapa, mostrando maturidade e inteligência tática, sem oferecer ao adversário possibilidade de reverter o cenário, e venceu por 76 a 65.

Tiago Marques comandou o Caxias do Sul Basquete nas semifinais. Foto: Maurício Almeida

O ala-armador Tiago Marques foi o principal nome do Caxias do Sul, terminando o jogo com 19 pontos, além de quatro rebotes e três assistências. Luan também se destacou, flertando com um duplo-duplo. O pivô fechou o confronto com 12 pontos e nove rebotes. Pelo Pato Basquete, Grigor foi o maior pontuador com 16 pontos, enquanto Gustavo Ribeiro alcançou um duplo-duplo de 11 pontos e 10 rebotes.

+ Veja galeria de fotos da vitória do Caxias do Sul Basquete

Reyes e Renato comandam o triunfo do Flamengo

Na sequência, foi o momento de o Flamengo demonstrar força para chegar à decisão da Série Prata. A classificação veio com vitória sobre o Thalia/PH.D por 86 a 62, em uma semifinal marcada pelo domínio rubro-negro nos rebotes ofensivos (21 contra 10). Foi justamente essa superioridade no garrafão que fez a diferença, afinal encontrava segundas chances para pontuar, desgastando a defesa adversária e mantendo o controle do jogo.

Renato e Reyes (10) se destacaram na vitória do Flamengo. Foto: Mauricio Almeida

Reyes foi o principal nome do Flamengo, terminando o jogo com 21 pontos, oito assistências, seis rebotes e cinco recuperações de bola para 21 de eficiência. Renato também se destacou com 19 pontos e seis rebotes, assim como Lucas Milchevski, que flertou com um duplo-duplo, com nove pontos e 14 rebotes. Pelo Thalia/PH.D, Marcus foi o maior pontuador com 19 pontos.

+ Veja galeria de fotos da vitória do Flamengo sobre o Thalia/PH.D

Outros jogos

Antes da definição dos finalistas da Série Prata, o IVV/Cetaf superou o Vasco/Tijuca por 74 a 48, com grande atuação de João Vitor. O armador da equipe do Espírito Santo se tornou apenas o 12º jogador com um triplo-duplo na história da LDB ao alcançar 13 pontos, 12 assistências e 11 rebotes para 31 de eficiência. Na sequência, o Mogi Basquete derrotou o União Corinthians por 76 a 55. Luiggi foi o principal nome do jogo, com 29 pontos e 10 rebotes para 46 de eficiência. IVV/Cetaf e Mogi Basquete se enfrentam nesta segunda-feira (15/09) na disputa pela quinta colocação.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.