#JOGAJUNTO

LDB

Noite especial

02-07-2025 | 07:34
Por Marcius Azevedo

Seixas bate recorde de pontos da atual edição, Vitinho crava triplo-duplo, e Paulistano fecha primeira janela com 100% de aproveitamento no Grupo A; Corinthians também está invicto

O sexto e último dia de jogos da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta quarta-feira (02/07). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para Corinthians e Paulistano, que venceram Botafogo e Flamengo, respectivamente, e fecharam essa primeira janela com 100% de aproveitamento em seis jogos. São Paulo alcançou o quinto triunfo, e Bauru Basket e Vasco/Tijuca também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Ícaro comanda o primeiro triunfo do Vasco/Tijuca

O Vasco/Tijuca conquistou sua primeira vitória na LBD com um bote no período derradeiro. A equipe cruzmaltina se manteve próxima do placar contra o Thalia/PH.D nos três primeiros quartos até colocar mais intensidade em quadra e mudar o cenário da partida. O triunfo por 75 a 72 foi definida no domínio dos rebotes ofensivos, proporcionando um maior volume no ataque e um aproveitamento superior ao do time paranaense.

+ Veja as estatísticas de Vasco/Tijuca x Thalia/PH.D

Ícaro foi o destaque do Vasco/Tijuca, terminando o jogo com 25 pontos, sendo 12 apenas no último período, além de sete  rebotes e três assistências para 25 de eficiência. “É uma vitória que aumenta muito nossa confiança. O time entrou meio mal nessa competição, muito nervoso e está encaixando ainda. Graças aos meus companheiros, pude fazer um bom jogo, chegamos bem melhor agora e deu para voltar com uma vitória para casa, nossa primeira vitória do campeonato”, afirmou o ala-armador.

Ícaro foi o destaque da primeira vitória do Vasco/Tijuca na LDB 2025. Foto: Fabrício Miguel/LNB

João Marcelo é dominante em quarta vitória da SeleBauru

Basquete Cearense e Bauru Basket protagonizaram um jogo bastante equilibrado, decidido apenas no último quarto. A equipe bauruense, que é representada pela seleção brasileira sub-17 que se prepara para o Sul-Americano na categoria, foi mais assertiva no clutch time, teve melhores escolhas no ataque, pontuando no garrafão, e venceu por 64 a 56. A SeleBauru fecha sua participação na primeira janela com quatro vitórias em seis jogos.

+ Veja as estatísticas de Basquete Cearense x Bauru Basket 

João Marcelo foi o destaque do Bauru Basket, registrando um duplo-duplo de 11 pontos e 15 rebotes, sendo nove ofensivos. “Tudo isso faz parte de um processo que estamos fazendo com o decorrer do ano. É muito treino, foco no que fazer e ir para o jogo. Não tem muito o que falar. O resultado vem naturalmente”, afirmou o pivô. “É difícil porque enfrentamos jogadores de 20, 21, 22 anos. É complicado, mas representando o Brasil é outra coisa, é outra mentalidade que levamos. E é gostoso jogar. Apesar de ser mais difícil, é gostoso estar aqui na LDB pela seleção brasileira”, completou.

João Marcelo registrou um duplo-duplo na quarta vitória da SeleBauru na LDB. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Tico Faria comanda sexta vitória e Corinthians fecha etapa invicto

Em um jogo bastante equilibrado, o Corinthians foi avassalador no começo do último período e, com uma corrida de 15 a 0, abriu vantagem e soube controlar o ímpeto do Botafogo para vencer por 79 a 70. A partida foi bastante acirrada desde o primeiro minuto, com uma disputa intensa por cada posse de bola. O clima ficou tenso entre os jogadores em diversos momentos, mas o que prevaleceu foi o bom basquete praticado pelas duas equipes.

+ Veja as estatísticas de Botafogo x Corinthians 

Tico Faria foi o principal destaque, fechando o jogo com 28 pontos, sendo 12 seguidos (13 no quarto) na arrancada do Corinthians no último período, além de terminar o confronto com quatro rebotes e três assistências para 24 de eficiência. Pelo Botafogo, Klebinho terminou como cestinha da equipe, com 19 pontos.

“No jogo de hoje, na hora do vamos ver, eu, como mais velho, como característica, consegui fazer minhas bolas, chamei o jogo. Não estava indo muito bem até o terceiro quarto, mas, no momento final, fiz 13 pontos. Mas muito por conta da moral que o coach me dá, que todos os jogadores me dão”, afirmou Tico Faria. “Fizemos uma etapa muito boa. Estamos pegando muito no detalhe da defesa, em ser a melhor defesa, em ser o melhor time. O nosso time realmente está muito forte. É mais ou menos o mesmo time do ano passado, mas todo mundo está mais maduro. Fechamos o nosso objetivo nessa etapa, que eram seis vitórias”, acrescentou.

Tico Faria foi fundamental para o Corinthians garantir o sexto triunfo na LDB. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Jojo se destaca em quinta vitória do São Paulo

O São Paulo se recuperou da derrota para o Botafogo com um triunfo imponente sobre o Instituto Viva Vida/CETAF. O Tricolor fez um primeiro tempo avassalador, com muita intensidade na defesa e boas escolhas ofensivas, e foi para o intervalo com 33 pontos de vantagem. A equipe do Espírito Santo reagiu no terceiro quarto, mas o time são-paulino retomou o ritmo e fechou uma grande atuação com uma vitória por 100 a 63.

+ Veja as estatísticas de Instituto Viva Vida/CETAF e São Paulo

Jojo foi o principal nome do São Paulo, terminando o jogo com 16 pontos, sete rebotes, cinco assistências e seis recuperações de bola para 22 de eficiência. “Quero agradecer ao time, temos uma união muito top, todo mundo se ajudando sempre. E queria parabenizar também o técnico, o Fabrício, que dá toda a confiança para nós. Infelizmente tivemos o jogo com o Botafogo, em que entramos mal, tentamos recuperar o máximo, mas não deu. Na próxima etapa vamos entrar com toda a força possível para conseguir classificar para a série ouro”, afirmou o armador.

Jojo se destacou em quinta vitória do São Paulo na LDB. Foto: Pedro Greene

Maior pontuação e triplo-duplo garantem 100% ao Paulistano

Com uma atuação sólida dos dois lados da quadra, o Paulistano derrotou o Flamengo por 112 a 59 e fechou esta primeira janela da LDB com 100% de aproveitamento. Foram seis vitórias. O Tigre adotou uma marcação bastante agressiva no primeiro tempo, forçou 15 erros da equipe rubro-negra e conseguiu cestas fáceis. A vantagem no placar antes do intervalo já era de 31 pontos (65 a 24). No segundo tempo, o Alvirrubro soube controlar o ritmo do jogo, sem dar chance para uma reviravolta.

+ Veja as estatísticas de Flamengo x Paulistano

Henrique Seixas e Vitinho Brandão se destacaram. O ala bateu o recorde de pontos em uma partida da atual edição, com 29 pontos, além de três rebotes e duas assistências para 27 de eficiência. Já o armador alcançou o 11º triplo-duplo da história da LDB, com 14 pontos, 10 rebotes e 10 assistências. Já Leandro registrou um duplo-duplo de 20 pontos e 13 rebotes.

“Estávamos buscando essas seis vitórias, trabalhamos para alcançá-las. É muito importante para nós. O desempenho individual vem do trabalho dos companheiros de time, vem do trabalho do coach (Renan Custódio), da comissão, faz parte de todo mundo”, afirmou Seixas. “Agora é deixar essa fase de lado, se preparar para a próxima, que é um objetivo atrás do outro. Temos de ser grandes, temos de ser inteligentes, porque é um campeonato longo e tem muitas equipes com condições de ganhar e é um campeonato muito competitivo”, acrescentou.

Henrique Seixas anotou 29 pontos, maior pontuação da atual edição da LDB. Foto: Pedro Greene

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.