#JOGAJUNTO

LDB

Semifinais definidas!

14-09-2025 | 07:33
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vence o clássico com o Paulistano, termina em primeiro e agora enfrenta o Sesi Franca por vaga na final da Série Ouro; Tigre terá pela frente o Corinthians, que eliminou o Minas

O terceiro dia da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu neste domingo (14/09). No ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, muita emoção para definição dos dois classificados do Grupo D, com Corinthians e Sesi Franca superando Minas Tênis Clube e Botafogo, respectivamente. Pelo Grupo C, Paulistano e Pinheiros decidiram o primeiro lugar, com vitória azul e preta no clássico. As semifinais estão agendadas para terça-feira (16/09), quando o Corinthians enfrenta o Paulistano, e Pinheiros encara o Sesi Franca. A competição conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja a classificação da Série Ouro da LDB

João Paulo garante o Sesi Franca, e Jamelão classifica o Corinthians

A definição do Grupo D reservou emoções intensas. No primeiro jogo do dia, o Sesi Franca cresceu no terceiro período e virou o jogo sobre o Botafogo, conquistando uma vitória por 79 a 67. João Paulo foi o principal nome da equipe francana, registrando um duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes, além de quatro assistências e três recuperações de bola para 30 de eficiência. Kyle foi o cestinha do Alvinegro com 15 pontos.

João Paulo foi o destaque da vitória do Sesi Franca sobre o Botafogo. Foto: Ricardo Bufolin/ECP

Logo em seguida, o Corinthians colocou muita energia em quadra desde o segundo período, assumiu o controle do jogo e, com um último quarto perfeito, venceu de forma contundente o Minas Tênis Clube por 95 a 74. Jamelão teve ótimo desempenho, com 20 pontos, sete assistências e cinco rebotes para 25 de eficiência. Kauan Raymundo também se destacou com 16 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

Com os resultados, os semifinalistas foram conhecidos no saldo, e foi justamente esse detalhe que confirmou Corinthians e Sesi Franca como primeiro e segundo, respectivamente, no Grupo D. O Minas Tênis Clube terminou na terceira colocação, e o Botafogo, em quarto.

Pinheiros tira invencibilidade do Paulistano; São Paulo vence

No primeiro jogo do dia pelo Grupo C, São José Basketball e São Paulo, mesmo sem chance de chegarem à semifinal, protagonizaram um jogo intenso e equilibrado do início ao fim. As duas equipes se alternaram na liderança em diferentes momentos, apostando em defesas fortes e ataques velozes, mantendo o placar apertado. O Tricolor mostrou mais frieza nos minutos decisivos para segurar o ímpeto do adversário e vencer por 80 a 76. O pivô Isaque foi o destaque do jogo, com um impressionante duplo-duplo de 19 pontos e 25 rebotes para 33 de eficiência.

Cauã Pacheco se destacou na vitória do Pinheiros no clássico. Foto: Yuri Reuters

Na sequência, o clássico dos Jardins agitou o domingo da LDB. O Pinheiros entrou em quadra com uma defesa sufocante e conseguiu limitar o poderoso ataque do Paulistano, até então o único invicto da competição. Com disciplina tática, energia e muita entrega, o time azul e preto neutralizou as principais armas adversárias e abriu caminho para uma importante vitória sobre o rival por 66 a 41. Cauã Pacheco foi o principal nome do triunfo, terminando o jogo com 15 pontos (60% nos arremessos do perímetro), quatro rebotes e duas assistências.

Com o resultado, o Pinheiros terminou na primeira colocação do Grupo C e ganha moral para enfrentar o Sesi Franca por uma vaga na decisão. Já o Paulistano sofreu sua primeira derrota e agora terá pela frente o Corinthians, em uma reedição da final da LDB 2024, vencida pela equipe Alvirrubra.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.