HOJE
Cartão de visitas
Por Liga Nacional de Basquete
Gregate tem atuação consistente em primeiro jogo pelo Pinheiros, que venceu o CAIXA/Brasília na estreia na LDB; Pato, Sesi Franca, São José e Desk Manager Mogi também vencem
A primeira rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta sexta-feira (27/06). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para os triunfos de Pinheiros, Pato Basquete, Sesi Franca, São José Basketball e Desk Manager Mogi na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Virada do Pato com duplo-duplo de Grigor
O Maringá começou melhor, abrindo 14 pontos ainda no primeiro quarto, quando fez 17 a 3. Mas o Pato Basquete mudou o enredo do jogo com grande atuação no terceiro e quarto períodos, com domínio dos rebotes, impulsionando transições ofensivas para vencer por 56 a 44. Grigor foi o principal destaque com um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, sendo sete ofensivos, para 27 de eficiência. “Foi um jogo muito duro. A nossa equipe não começou bem, mas conseguimos trabalhar, com calma e chegamos a um ótimo resultado nessa primeira partida”, afirmou o ala-pivô.

Pato Basquete conquistou o primeiro triunfo de virada sobre o Maringá. Foto: LNB
Vitória orquestrada por João Mini
Com jogadores que foram tetracampeões do NBB CAIXA em quadra, o Sesi Franca mostrou maturidade tática para resistir ao avanço do Caxias do Sul, que foi guerreiro, mas faltou virar o placar nos momentos-chave. Um jogo de respiração controlada, onde quem soube administrar melhor venceu. A equipe francana fez 76 a 68, com boa atuação de João Mini. O armador terminou o confronto com 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências. “Foi um jogo equilibrado, mas o que fez com que saíssemos com uma vitória foi não desistir e manter a intensidade o tempo inteiro e saber controlar o jogo durante os 40 minutos”, afirmou o armador.

Duelo entre Sesi Franca e Caxias do Sul foi decidido na prancheta. Foto: LNB
Triunfo do São José foi para Chicão Toledo
O São José Basketball se impôs com autoridade a partir do segundo período com uma defesa forte e um bom aproveitamento nos arremessos e construiu uma vitória sobre o União Corinthians por 96 a 64. A equipe gaúcha pagou caro pela inconsistência ofensiva e falta de ajustes durante o jogo, especialmente quando ficou atrás no placar.
Caio foi o principal pontuador da equipe com 20 pontos. O ala-armador dedicou o triunfo ao supervisor administrativo da equipe, Chicão Toledo, que morreu na manhã desta sexta-feira. “É muito bom fazer parte de um grupo que estamos construindo há anos, jogamos juntos por muito tempo e nossa química só vai aumentando. Essa foi uma grande partida, porque além da quadra, hoje o nosso diretor faleceu e estávamos empenhados em ganhar essa partida por ele”, afirmou.

Pinheiros mostra o cartão de visitas
Maior vencedor da história da LDB, o Pinheiros teve um começo dos sonhos na edição de 2025. Com ampla superioridade do início ao fim do duelo, o time do técnico Bruno Porto explorou transições rápidas para abrir vantagem no primeiro tempo. No segundo, soube controlar com variações nos sistemas ofensivos, para vencer o CAIXA/Brasília por 98 a 33.
Recém-chegado ao clube, Felipe Gregate, ex-Desk Manager Mogi, fez um jogo bastante consistente, terminado com sete pontos, seis assistências, seis recuperações de bola e cinco rebotes.
“Estávamos com uma expectativa boa para este campeonato e começar com o pé direito é muito bom para dar mais confiança para os moleques mais novos e conseguirem nos ajudar”, afirmou o pivô Agapy, que dominou o garrafão com 18 pontos e oito rebotes para 27 de eficiência.

Felipe Gregate teve uma boa atuação em sua primeira partida pelo Pinheiros. Foto: Suelenn Ladessa
Iago Barry comandou o triunfo em casa
O Desk Manager Mogi Basquete assumiu o comando da partida desde o começo, não permitindo reação da equipe do Campo Mourão. Com uma defesa forte e um excelente jogo coletivo, o time mogiano venceu por 83 a 54. Faltou mais agressividade e repertório ofensivo ao time paranaense.
O destaque da equipe da casa foi Iago Barry, que anotou 28 pontos, além de terminar o jogo com oito rebotes e quatro recuperações de bola para 22 de eficiência. “Eu fiz o que o time me proporcionou. Estou treinando muito, acho que é reflexo disso. Uma vitória importante”, afirmou o ala, que está em sua quarta LDB.

Iago Barry foi o cestinha do Desk Manager Mogi sobre o Campo Mourão. Foto: Suelenn Ladessa/Desk Manager Mogi Basquete
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca