
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Cartão de visitas
Por Liga Nacional de Basquete
Gregate tem atuação consistente em primeiro jogo pelo Pinheiros, que venceu o CAIXA/Brasília na estreia na LDB; Pato, Sesi Franca, São José e Desk Manager Mogi também vencem
A primeira rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta sexta-feira (27/06). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para os triunfos de Pinheiros, Pato Basquete, Sesi Franca, São José Basketball e Desk Manager Mogi na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Virada do Pato com duplo-duplo de Grigor
O Maringá começou melhor, abrindo 14 pontos ainda no primeiro quarto, quando fez 17 a 3. Mas o Pato Basquete mudou o enredo do jogo com grande atuação no terceiro e quarto períodos, com domínio dos rebotes, impulsionando transições ofensivas para vencer por 56 a 44. Grigor foi o principal destaque com um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, sendo sete ofensivos, para 27 de eficiência. “Foi um jogo muito duro. A nossa equipe não começou bem, mas conseguimos trabalhar, com calma e chegamos a um ótimo resultado nessa primeira partida”, afirmou o ala-pivô.

Pato Basquete conquistou o primeiro triunfo de virada sobre o Maringá. Foto: LNB
Vitória orquestrada por João Mini
Com jogadores que foram tetracampeões do NBB CAIXA em quadra, o Sesi Franca mostrou maturidade tática para resistir ao avanço do Caxias do Sul, que foi guerreiro, mas faltou virar o placar nos momentos-chave. Um jogo de respiração controlada, onde quem soube administrar melhor venceu. A equipe francana fez 76 a 68, com boa atuação de João Mini. O armador terminou o confronto com 18 pontos, seis rebotes e cinco assistências. “Foi um jogo equilibrado, mas o que fez com que saíssemos com uma vitória foi não desistir e manter a intensidade o tempo inteiro e saber controlar o jogo durante os 40 minutos”, afirmou o armador.

Duelo entre Sesi Franca e Caxias do Sul foi decidido na prancheta. Foto: LNB
Triunfo do São José foi para Chicão Toledo
O São José Basketball se impôs com autoridade a partir do segundo período com uma defesa forte e um bom aproveitamento nos arremessos e construiu uma vitória sobre o União Corinthians por 96 a 64. A equipe gaúcha pagou caro pela inconsistência ofensiva e falta de ajustes durante o jogo, especialmente quando ficou atrás no placar.
Caio foi o principal pontuador da equipe com 20 pontos. O ala-armador dedicou o triunfo ao supervisor administrativo da equipe, Chicão Toledo, que morreu na manhã desta sexta-feira. “É muito bom fazer parte de um grupo que estamos construindo há anos, jogamos juntos por muito tempo e nossa química só vai aumentando. Essa foi uma grande partida, porque além da quadra, hoje o nosso diretor faleceu e estávamos empenhados em ganhar essa partida por ele”, afirmou.
Pinheiros mostra o cartão de visitas
Maior vencedor da história da LDB, o Pinheiros teve um começo dos sonhos na edição de 2025. Com ampla superioridade do início ao fim do duelo, o time do técnico Bruno Porto explorou transições rápidas para abrir vantagem no primeiro tempo. No segundo, soube controlar com variações nos sistemas ofensivos, para vencer o CAIXA/Brasília por 98 a 33.
Recém-chegado ao clube, Felipe Gregate, ex-Desk Manager Mogi, fez um jogo bastante consistente, terminado com sete pontos, seis assistências, seis recuperações de bola e cinco rebotes.
“Estávamos com uma expectativa boa para este campeonato e começar com o pé direito é muito bom para dar mais confiança para os moleques mais novos e conseguirem nos ajudar”, afirmou o pivô Agapy, que dominou o garrafão com 18 pontos e oito rebotes para 27 de eficiência.

Felipe Gregate teve uma boa atuação em sua primeira partida pelo Pinheiros. Foto: Suelenn Ladessa
Iago Barry comandou o triunfo em casa
O Desk Manager Mogi Basquete assumiu o comando da partida desde o começo, não permitindo reação da equipe do Campo Mourão. Com uma defesa forte e um excelente jogo coletivo, o time mogiano venceu por 83 a 54. Faltou mais agressividade e repertório ofensivo ao time paranaense.
O destaque da equipe da casa foi Iago Barry, que anotou 28 pontos, além de terminar o jogo com oito rebotes e quatro recuperações de bola para 22 de eficiência. “Eu fiz o que o time me proporcionou. Estou treinando muito, acho que é reflexo disso. Uma vitória importante”, afirmou o ala, que está em sua quarta LDB.

Iago Barry foi o cestinha do Desk Manager Mogi sobre o Campo Mourão. Foto: Suelenn Ladessa/Desk Manager Mogi Basquete
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.