HOJE
Prata da Gávea
Por Liga Nacional de Basquete
Com grande atuação de Manel, eleito o MVP da final, Flamengo derrota o Caxias do Sul em duelo equilibrado e conquista o título da Série Prata da LDB
A final da Série Prata do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta segunda-feira (15/09). No ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro, Caxias do Sul Basquete e Flamengo protagonizaram um duelo intenso, digno da decisão. O confronto foi equilibrado, decidido nos detalhes. A equipe rubro-negra foi mais consistente no último período, venceu por 76 a 67 e ficou com o título. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Manel foi o principal nome do Flamengo na vitória sobre o Caxias do Sul. Foto: Maurício Almeida
Manel foi o jogador mais eficiente do Flamengo em quadra e conquistou o prêmio de MVP da final da Série Prata. O pivô terminou o jogo com um duplo-duplo de 13 pontos e 19 rebotes, além de cinco assistências, para 28 de eficiência. Gusmão também se destacou na decisão, fechando o confronto com 16 pontos, sete rebotes e três assistências para 24 de eficiência. Pelo Caxias do Sul, Tiago Marques foi o maior pontuador do jogo com 24 pontos.
+ Veja as estatísticas de Caxias do Sul x Flamengo
O Caxias começou melhor, impondo intensidade no primeiro período e abrindo vantagem ( (22 a 16) com bom desempenho de Tiago Marques e Luan, que combinaram para 12 pontos. No segundo quarto, o Flamengo ajustou sua defesa e cresceu ofensivamente. Com uma vitória na segunda parcial por 23 a 12, o Rubro-Negro virou o placar e foi para o intervalo em vantagem: 39 a 35.
+ Confira a galeria de fotos da final da Série Prata
O terceiro período foi de muito equilíbrio. As duas equipes trocaram cestas e mantiveram o jogo em alto nível, sem que nenhum lado conseguisse abrir grande diferença. No quarto derradeiro, o Flamengo mostrou mais consistência. Com melhor aproveitamento ofensivo e controle das ações, o Rubro-Negro conseguiu abrir vantagem e não deixou o Caxias reagir.
Definição de colocações
O clássico paranaense decidiu o terceiro lugar da Série Prata. Diferentemente do que aconteceu na fase de grupos, quando o Thalia/PH.D foi superior, o Pato Basquete fez um jogo bastante consistente e venceu por 66 a 56. O pivô Grigor emplacou mais um duplo-duplo na LDB, terminando o jogo com 14 pontos e 16 rebotes para 25 de eficiência, e foi o destaque do Pato. Pelo Thalia/PH.D, Sabino terminou como maior pontuador com 18 pontos.
No primeiro jogo do dia, o União Corinthians contou com uma boa atuação de Victor, que registrou um duplo-duplo de 17 pontos e 16 rebotes, para vencer o Vasco/Tijuca por 76 a 67 e terminar na sétima posição da Série Prata. Na sequência, o Mogi Basquete superou o IVV/Cetaf por 68 a 53, com grande atuação de Luiggi, que terminou o jogo com 18 pontos e 17 rebotes, e fechou na quinta colocação.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca