#JOGAJUNTO

LDB

Dupla afiada

26-06-2025 | 07:32
Por Marcius Azevedo

Henrique Seixas e Enrico Bianchi comandam o triunfo do atual bicampeão Paulistano na abertura da LDB 2025; Corinthians, São Paulo, Botafogo e Thalia também vencem pelo Grupo A

A quinta-feira (26/06) marcou o primeiro dia da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025. No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o atual bicampeão Paulistano, que estreou com vitória sobre o Basquete Cearense. Corinthians, São Paulo, Botafogo e Thalia/PH.D também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Duplo-duplo de Kauan Raymundo no Corinthians

No primeiro jogo no dia, o Corinthians, atual vice-campeão da LDB, colocou muita intensidade em quadra desde o começo e não deu chances para o Instituto Viva Vida/CETAF, do Espírito Santo, e venceu por 77 a 54. O pivô Kauan Raymundo foi o destaque da equipe alvinegra, registrando um duplo-duplo de 22 pontos e 18 rebotes, além de quatro recuperações de bola, para 39 de eficiência.

“É sempre bom começar com o pé direito. Entramos preparados e focados e conseguimos sair com uma vitória. Hoje tivemos uma entrega e também fomos bem taticamente. Traçamos algumas metas no vestiário e batemos todas. Isso é muito importante para o nosso crescimento também”, afirmou Jamelão, que terminou o jogo com nove pontos, oito assistências e quatro rebotes.

Kauan Raymundo foi o destaque do Corinthians com um duplo-duplo. Foto: Fabrício Miguel

Isaque domina o garrafão em vitória do São Paulo

Com um segundo período avassalador, quando impôs 31 a 9, o São Paulo estreou com vitória sobre o Vasco/Tijuca por 88 a 48. A equipe comandada pelo técnico Fabrício Fernandes, que dirigiu o Tricolor na reta final do NBB CAIXA 2024/25, abriu uma vantagem confortável antes do intervalo e soube controlar o jogo para garantir o triunfo. O pivô Isaque foi um dos destaques do time são-paulino, terminando o confronto com 18 pontos e sete rebotes para 21 de eficiência.

“É sempre bom começar com uma vitória. É um campeonato longo e cada vitória importa. O nosso objetivo nessa primeira fase é, quem sabe, sair invicto. Estamos sempre buscando, temos uma pegada diferente, dentro do que o nosso técnico propôs no vestiário”, afirmou Isaque.

Isaque foi dominante no garrafão na vitória do São Paulo sobre o Vasco/Tijuca. Foto: Fabrício Miguel

Flores lidera o Botafogo em primeiro triunfo

A vitória do Botafogo sobre o Bauru Basket, que é representado na LDB pela seleção brasileira sub-17, foi construída na imposição física e no jogo de transição. A equipe alvinegra fez uma partida bastante sólida dos dois lados da quadra e venceu por 86 a 58. Flores foi o principal destaque do triunfo, terminando o confronto com 23 pontos e um aproveitamento de 66,7% nos arremessos do perímetro.

“Todo time começa bem ansioso no primeiro jogo da LDB, mas conseguimos, junto com muito trabalho, diminuir essa ansiedade e desempenhar um bom papel. Enfrentamos um time muito promissor, moleques muito jovens, que têm um futuro brilhante pela frente, conheço vários ali, mas conseguimos ter uma atuação sólida, uma boa defesa até o final e um bom ataque e conseguimos essa vitória. A primeira de muitas”, afirmou Flores.

Flores foi o principal pontuador do Botafogo na vitória sobre o Bauru Basket. Foto: Fabrício Miguel

Kauê e Vazquez comandam vitória do Thalia/PH.D

Em um jogo em que o Thalia/PH.D liderou o placar do início ao fim, Kauê e Vazquez foram responsáveis por garantir o triunfo, o primeiro do time paranaense na LDB, diante da Unifacisa por 86 a 66. A dupla combinou para 46 pontos e foi fundamental para brecar qualquer reação da equipe de Campina Grande no último período. “Foi uma vitória com garra, não começamos bem coletivamente, só conseguíamos fazer um jogo individual. No segundo tempo, conseguimos acertar um pouquinho mais e conseguimos uma vitória”, afirmou Kauê, que terminou o jogo com 24 pontos e um aproveitamento de 80% nos arremessos do perímetro, além de seis rebotes para 26 de eficiência.

Thalia/PH.D soube conter o ímpeto da Unifacisa para vencer o primeiro jogo na LDB. Foto: LNB

Seixas e Enrico se destacam no atual bicampeão

No último jogo do primeiro dia da LDB, o Paulistano começou com tudo na briga pelo tricampeonato. Com bom desempenho ofensivo de Henrique Seixas e Enrico Bianchi, o Tigre foi muito intenso no primeiro e terceiro períodos para derrotar o Basquete Cearense por 108 a 60. A dupla combinou para 44 pontos, com um excelente aproveitamento nos arremessos do perímetro. Foram 11 bolas triplas em 21 tentativas.

“Estamos trabalhando muito nesses últimos dois meses, metade com o grupo do sub-20, metade já da LDB. Foi um processo de aprendizado, um trabalho importante na construção do time, que é muito importante. Foi um bom início hoje. Soubemos consertar algumas coisas, soubemos nos entender, o que é o principal, até porque é um time novo. E continuar de cabeça erguida, seguir trabalhando todo mundo em conjunto”, afirmou Seixas.

Henrique Seixas e Enrico Bianchi começaram com tudo na LDB. Foto: Marcius Azevedo/LNB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.