
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

No compasso de Jamelão
Por Liga Nacional de Basquete
Com defesa forte e briga intensa pelos rebotes, Corinthians conquista segunda vitória na LDB 2025; Paulistano e São Paulo também vencem, e Flamengo estreia com triunfo
O segundo dia da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta sexta-feira (27/06). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o segundo triunfo de Paulistano, Corinthians e São Paulo. Flamengo venceu em sua estreia e o Instituto Viva Vida/CETAF conquistou sua primeira vitória na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Guilherme comanda o ataque do IVV/CETAF
No primeiro jogo do dia, o Instituto Viva Vida/CETAF conquistou o primeiro triunfo na LDB 2025. Com boa atuação de Guilherme Silva, que está em sua terceira participação na competição de base, o time do Espírito Santo venceu o Bauru Basket, que é representado pela seleção brasileira sub-17, por 71 a 63. O ala anotou 22 pontos com um aproveitamento de 42,9% nos arremessos do perímetro.
“A diferença é que jogamos mal ontem (quinta-feira) por causa do entrosamento, não faz nem um mês que estamos treinando todo mundo junto, é difícil conciliar tudo isso. A rapaziada é tudo firmeza, resiliente, e vamos trabalhar sempre por mais e conseguir essas vitórias. Hoje foi um jogo bom e sempre podemos melhorar muito mais”, afirmou Guilherme.

Guilherme foi o destaque da vitória do IVV/CETAF sobre o Bauru Basket. Foto: Fabrício Miguel
Jamelão se destaca em segunda vitória do Corinthians
Com uma marcação agressiva, que forçou 26 erros do Vasco/Tijuca, e uma briga intensa no rebote de ataque – foram 17 segundas chances -, o Corinthians venceu por 77 a 49 e conquistou o segundo triunfo na LDB 2025. A postura da equipe alvinegra na defesa garantiu o resultado positivo, já que o aproveitamento ofensivo foi de apenas 38,1%. Jamelão foi o maior pontuador com 15 pontos, além de cinco rebotes e duas assistências. “A bola não está caindo, não estamos tendo aproveitamento. Não estamos fazendo tantos pontos também, mas estamos conseguindo defender muito bem e correr muito bem. Esse jogo físico pode ajudar muito daqui para frente”, afirmou o armador.

Jamelão foi o principal pontuador da segunda vitória do Corinthians na LDB. Foto: Fabrício Miguel
Defesa forte e jogo coletivo no ataque
Com sete jogadores anotando 10 ou mais pontos e uma defesa forte, o São Paulo conquistou o segundo triunfo na LDB 2025. Sob o comando de Fabrício Fernandes, o Tricolor alcançou pontuação centenária, com uma vitória diante da Unifacisa por 110 a 45. Jackson Jr. foi um dos destaques da equipe são-paulina, terminando o jogo com 16 pontos, seis rebotes, seis recuperações de bola e três assistências para 26 de eficiência.
“O nosso time está sendo muito consistente na defesa. Estamos botando nossa energia e estamos levando os times. Amanhã (sábado) será do mesmo jeito, não vai ser diferente. Vamos tentar sempre estar em alto nível. A nossa intensidade precisa estar na defesa, como o nosso coach Fabrício e o Douglas (Nazar de Melo) sempre falam”, afirmou Jackson Jr.

São Paulo contou com boa distribuição dos pontos para vencer o segundo jogo na LDB. Foto: LNB
Flamengo vence com duplo-duplo de Manel e Gueiros, cestinha
O Flamengo fez sua estreia no segundo dia e sentiu um pouco da ansiedade do primeiro jogo. O Thalia/PH.D aproveitou para se impor no período inicial, mas, na sequência do confronto, o Rubro-Negro deu uma demonstração de força para virar o placar e conquistar uma importante vitória por 98 a 70, com um amplo domínio dos rebotes. Matheus Gueiros foi o principal pontuador com 19 pontos, mas o destaque foi Manel, que alcançou um duplo-duplo com 11 pontos e 18 rebotes para 26 de eficiência.
“Tivemos aquela ansiedade da estreia no primeiro quarto, mas depois encaixamos a nossa defesa, conseguiu fazer transições e nosso jogo saiu. Temos até uma expectativa alta para os próximos jogos. Amanhã (sábado) já joga cedo e vamos para mais uma vitória”, afirmou o armador Matheus Gueiros.

Matheus Gueiros foi o cestinha do Flamengo na estreia da LDB com vitória. Foto: LNB
Seixas é cestinha em mais uma vitória do Paulistano
No último jogo do dia, o Paulistano deu mais uma demonstração de força. Diante do Botafogo, um adversário que colocou em quadra muita qualidade e intensidade na estreia contra o Bauru Basket, o Tigre teve uma atuação sólida desde o primeiro período, teve ótimo aproveitamento nos arremessos do período e venceu por 104 a 69. Henrique Seixas foi novamente o principal nome da equipe com 20 pontos. Vitinho Brandão também se destacou com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências para 21 de eficiência.
“Construímos a primeira vitória, assim como vamos construir a segunda, a terceira… Tudo depende do time em conjunto, acho que os doze. Todo mundo que faz parte do time está na mesma página, na mesma sintonia. E é assim que construímos e assim que vamos buscando mais um título”, afirmou Henrique Seixas.

Henrique Seixas foi o cestinha da segunda vitória do Paulistano na LDB 2025. Foto: LNB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.