HOJE
No compasso de Jamelão
Por Liga Nacional de Basquete
Com defesa forte e briga intensa pelos rebotes, Corinthians conquista segunda vitória na LDB 2025; Paulistano e São Paulo também vencem, e Flamengo estreia com triunfo
O segundo dia da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta sexta-feira (27/06). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o segundo triunfo de Paulistano, Corinthians e São Paulo. Flamengo venceu em sua estreia e o Instituto Viva Vida/CETAF conquistou sua primeira vitória na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Guilherme comanda o ataque do IVV/CETAF
No primeiro jogo do dia, o Instituto Viva Vida/CETAF conquistou o primeiro triunfo na LDB 2025. Com boa atuação de Guilherme Silva, que está em sua terceira participação na competição de base, o time do Espírito Santo venceu o Bauru Basket, que é representado pela seleção brasileira sub-17, por 71 a 63. O ala anotou 22 pontos com um aproveitamento de 42,9% nos arremessos do perímetro.
“A diferença é que jogamos mal ontem (quinta-feira) por causa do entrosamento, não faz nem um mês que estamos treinando todo mundo junto, é difícil conciliar tudo isso. A rapaziada é tudo firmeza, resiliente, e vamos trabalhar sempre por mais e conseguir essas vitórias. Hoje foi um jogo bom e sempre podemos melhorar muito mais”, afirmou Guilherme.

Guilherme foi o destaque da vitória do IVV/CETAF sobre o Bauru Basket. Foto: Fabrício Miguel
Jamelão se destaca em segunda vitória do Corinthians
Com uma marcação agressiva, que forçou 26 erros do Vasco/Tijuca, e uma briga intensa no rebote de ataque – foram 17 segundas chances -, o Corinthians venceu por 77 a 49 e conquistou o segundo triunfo na LDB 2025. A postura da equipe alvinegra na defesa garantiu o resultado positivo, já que o aproveitamento ofensivo foi de apenas 38,1%. Jamelão foi o maior pontuador com 15 pontos, além de cinco rebotes e duas assistências. “A bola não está caindo, não estamos tendo aproveitamento. Não estamos fazendo tantos pontos também, mas estamos conseguindo defender muito bem e correr muito bem. Esse jogo físico pode ajudar muito daqui para frente”, afirmou o armador.

Jamelão foi o principal pontuador da segunda vitória do Corinthians na LDB. Foto: Fabrício Miguel
Defesa forte e jogo coletivo no ataque
Com sete jogadores anotando 10 ou mais pontos e uma defesa forte, o São Paulo conquistou o segundo triunfo na LDB 2025. Sob o comando de Fabrício Fernandes, o Tricolor alcançou pontuação centenária, com uma vitória diante da Unifacisa por 110 a 45. Jackson Jr. foi um dos destaques da equipe são-paulina, terminando o jogo com 16 pontos, seis rebotes, seis recuperações de bola e três assistências para 26 de eficiência.
“O nosso time está sendo muito consistente na defesa. Estamos botando nossa energia e estamos levando os times. Amanhã (sábado) será do mesmo jeito, não vai ser diferente. Vamos tentar sempre estar em alto nível. A nossa intensidade precisa estar na defesa, como o nosso coach Fabrício e o Douglas (Nazar de Melo) sempre falam”, afirmou Jackson Jr.

São Paulo contou com boa distribuição dos pontos para vencer o segundo jogo na LDB. Foto: LNB
Flamengo vence com duplo-duplo de Manel e Gueiros, cestinha
O Flamengo fez sua estreia no segundo dia e sentiu um pouco da ansiedade do primeiro jogo. O Thalia/PH.D aproveitou para se impor no período inicial, mas, na sequência do confronto, o Rubro-Negro deu uma demonstração de força para virar o placar e conquistar uma importante vitória por 98 a 70, com um amplo domínio dos rebotes. Matheus Gueiros foi o principal pontuador com 19 pontos, mas o destaque foi Manel, que alcançou um duplo-duplo com 11 pontos e 18 rebotes para 26 de eficiência.
“Tivemos aquela ansiedade da estreia no primeiro quarto, mas depois encaixamos a nossa defesa, conseguiu fazer transições e nosso jogo saiu. Temos até uma expectativa alta para os próximos jogos. Amanhã (sábado) já joga cedo e vamos para mais uma vitória”, afirmou o armador Matheus Gueiros.

Matheus Gueiros foi o cestinha do Flamengo na estreia da LDB com vitória. Foto: LNB
Seixas é cestinha em mais uma vitória do Paulistano
No último jogo do dia, o Paulistano deu mais uma demonstração de força. Diante do Botafogo, um adversário que colocou em quadra muita qualidade e intensidade na estreia contra o Bauru Basket, o Tigre teve uma atuação sólida desde o primeiro período, teve ótimo aproveitamento nos arremessos do período e venceu por 104 a 69. Henrique Seixas foi novamente o principal nome da equipe com 20 pontos. Vitinho Brandão também se destacou com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências para 21 de eficiência.
“Construímos a primeira vitória, assim como vamos construir a segunda, a terceira… Tudo depende do time em conjunto, acho que os doze. Todo mundo que faz parte do time está na mesma página, na mesma sintonia. E é assim que construímos e assim que vamos buscando mais um título”, afirmou Henrique Seixas.

Henrique Seixas foi o cestinha da segunda vitória do Paulistano na LDB 2025. Foto: LNB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca