HOJE
Talento puro
Por Liga Nacional de Basquete
João Gluck comanda primeira vitória do Bauru Basket, que é representado pela seleção brasileira sub-17, na LDB; Corinthians, São Paulo e Paulistano conquistam terceiro triunfo
O terceiro dia da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu neste sábado (28/06). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Bauru Basket, representado pela seleção brasileira sub-17, que conquistou sua primeira vitória na LDB. Corinthians, São Paulo e Paulistano venceram o terceiro jogo na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete
Novato comanda o terceiro triunfo do Corinthians
O Corinthians abriu o terceiro dia do Grupo A com o terceiro triunfo na competição. Em um elenco com jogadores experientes, como Tico Faria, Kauan Raymundo e Jamelão, o debutante Richard foi o destaque da vitória diante da Unifacisa por 99 a 57. Em sua primeira participação na LDB, o pivô de 18 anos foi o principal pontuador da equipe com 20 pontos e um aproveitamento de 60% nos arremessos do perímetro.
+ Veja o álbum de fotos de Corinthians x Unifacisa
“Estou muito feliz. Até comentei com meu pai, falei, pai, primeira LDB, estou feliz para caramba. E esse jogo também foi muito importante para mim. Fiquei muito feliz com essa vitória e 20 pontos para mim, foi muito bom”, afirmou Richard, que ficou perto de registrar um duplo-duplo, afinal terminou o jogo com nove rebotes, para 25 de eficiência.

Richard foi o principal pontuador na terceira vitória do Corinthians na LDB 2025. Foto: Fabrício Miguel/LNB
Com Tiago cestinha, São Paulo vence o clássico com o Flamengo
O São Paulo deu um enorme demonstração de força no clássico com o Flamengo. A equipe rubro-negra até começou melhor no primeiro período, mas, aos poucos, o Tricolor ajustou sua estratégia e teve uma atuação bastante eficiente dos dois lados da quadra para vencer por 94 a 78. Foi o terceiro triunfo da equipe do técnico Fabrício Fernandes na competição.
Tiago foi o principal pontuador do São Paulo, fechando o jogo com 21 pontos, além de sete rebotes para 23 de eficiência. Jackson Jr. também se destacou com 19 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, assim como Isaque, que registrou um duplo-duplo com 14 pontos e 10 rebotes. Pelo Flamengo, Reyes foi o destaque, com 23 pontos, seis rebotes e três assistências para 29 de eficiência.
+ Veja o álbum de fotos de São Paulo x Flamengo
“Estamos trabalhando muito para essa LDB e o coach falou para termos confiança, continuarmos fazendo o trabalho que estamos construindo desde o começo do ano e que ia dar certo”, afirmou Tiago. “Estou muito feliz, de verdade. Já estava meio mal na LDB, mas esse jogo foi bom demais”, completou o ala-armador de 19 anos, que está em sua segunda edição de LDB. A primeira foi com o CAIXA/Brasília, em 2024.

Tiago foi o destaque da vitória do São Paulo no clássico com o Flamengo. Foto: Fabrício Miguel/LNB
Porto-riquenho flerta com duplo-duplo em vitória do Thalia
O Basquete Cearense, do experiente técnico Alberto Bial, fez um jogo equilibrado contra o Thalia/PH.D até o intervalo, quando o placar indicava um empate por 33 pontos. Na volta para o segundo tempo, o time paranaense fez um terceiro período perfeito, impôs 26 a 9 e abriu uma vantagem confortável para administrar na última parcial e conquistou o segundo triunfo em três jogos na LDB.
+ Veja o álbum de fotos de Thalia/PH.D x Basquete Cearense
Vazquez foi o destaque do Thalia/PH.D, flertando com um duplo-duplo, ao terminar o jogo com 19 pontos e oito assistências, além de quatro rebotes para 20 de eficiência. “Tudo começa com o nosso treinador, o Fabio (Antonio Pellanda). É um bom trabalho com todos nós. Ele fala que temos de jogar focados, então todo o time fica junto e conseguimos nos manter jogando bem”, afirmou o armador, que é porto-riquenho.

Vazquez foi o destaca da vitória do Thalia PH.D sobre o Basquete Cearense. Foto: Fabrício Miguel/LNB
João Ricardo Gluck se destaca, e SeleBauru vence primeira
A seleção brasileira sub-17, que representa o Bauru Basket na LDB, conquistou sua primeira vitória na competição. Diferentemente do que aconteceu nos dois primeiros jogos, o talento dessa geração que vai representar o Brasil, primeiramente no Sul-Americano, prevaleceu sobre o físico da equipe do Vasco/Tijuca, que conta com atletas até 22 anos. A equipe bauruense teve uma atuação consistente desde o período inicial e venceu por 79 a 54.
+ Veja o álbum de fotos de Bauru Basket x Vasco/Tijuca
O destaque da SeleBauru foi João Ricardo Gluck, que terminou o jogo com 25 pontos e ficou próximo de registrar um duplo-duplo, afinal pegou nove rebotes, além de dar três assistências para 32 de eficiência. “É muito importante estar na LDB, é o primeiro passo para o Mundial. O nosso foco é o Mundial, ganhar uma medalha lá, ir à final da Copa América, talvez ganhar a Copa América, e tem de começar aqui, jogando junto, conhecendo o grupo. Demorou três jogos para a primeira vitória, mas é isso, tem de conhecer, temos de entrosar e, com o tempo, quando chegar no Sul-Americano, vamos estar voando já”, afirmou o ala-pivô.

João Ricardo Gluck foi o destaque da primeira vitória da SeleBauru na LDB. Foto: Fabrício Miguel/LNB
Jogo coletivo garante terceiro triunfo do Paulistano
No último jogo do dia, Paulistano e Instituto Viva Vida/CETAF protagonizaram um grande jogo, definido apenas no período derradeiro. O Tigre impôs uma defesa mais forte e conseguiu desatar o nó que permaneceu apertado pela ótima atuação da equipe do Espírito Santo, que foi valente e bastante eficiente no ataque. A vantagem de 11 pontos da vitória por 87 a 76 foi construída apenas nos instantes finais.
+ Veja o álbum de fotos de Paulistano x Instituto Viva Vida/CETAF
O Paulistano contou com um bom desempenho coletivo para vencer. Henrique Seixas foi novamente o maior pontuador com 18 pontos, mas Neto (17 pontos e oito rebotes), Leandro (17 pontos e quatro rebotes) e Landeira (13 pontos, cinco rebotes e cinco recuperações de bola) também tiveram um papel importante no triunfo. Pelo IVV/CETAF, Guilherme Silva foi o cestinha, com 18 pontos. Já Vitor Cauã registrou um duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes.

Leandro foi um dos destaques da terceira vitória do Paulistano na LDB 2025. Foto: Fabrício Miguel/LNB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca