#JOGAJUNTO

LDB

Talento puro

28-06-2025 | 08:26
Por Liga Nacional de Basquete

João Gluck comanda primeira vitória do Bauru Basket, que é representado pela seleção brasileira sub-17, na LDB; Corinthians, São Paulo e Paulistano conquistam terceiro triunfo

O terceiro dia da etapa inicial do Grupo A do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu neste sábado (28/06). No ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, destaque para o Bauru Basket, representado pela seleção brasileira sub-17, que conquistou sua primeira vitória na LDB. Corinthians, São Paulo e Paulistano venceram o terceiro jogo na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Novato comanda o terceiro triunfo do Corinthians

O Corinthians abriu o terceiro dia do Grupo A com o terceiro triunfo na competição. Em um elenco com jogadores experientes, como Tico Faria, Kauan Raymundo e Jamelão, o debutante Richard foi o destaque da vitória diante da Unifacisa por 99 a 57. Em sua primeira participação na LDB, o pivô de 18 anos foi o principal pontuador da equipe com 20 pontos e um aproveitamento de 60% nos arremessos do perímetro.

+ Veja o álbum de fotos de Corinthians x Unifacisa

“Estou muito feliz. Até comentei com meu pai, falei, pai, primeira LDB, estou feliz para caramba. E esse jogo também foi muito importante para mim. Fiquei muito feliz com essa vitória e 20 pontos para mim, foi muito bom”, afirmou Richard, que ficou perto de registrar um duplo-duplo, afinal terminou o jogo com nove rebotes, para 25 de eficiência.

Richard foi o principal pontuador na terceira vitória do Corinthians na LDB 2025. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Com Tiago cestinha, São Paulo vence o clássico com o Flamengo

O São Paulo deu um enorme demonstração de força no clássico com o Flamengo. A equipe rubro-negra até começou melhor no primeiro período, mas, aos poucos, o Tricolor ajustou sua estratégia e teve uma atuação bastante eficiente dos dois lados da quadra para vencer por 94 a 78. Foi o terceiro triunfo da equipe do técnico Fabrício Fernandes na competição.

Tiago foi o principal pontuador do São Paulo, fechando o jogo com 21 pontos, além de sete rebotes para 23 de eficiência. Jackson Jr. também se destacou com 19 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, assim como Isaque, que registrou um duplo-duplo com 14 pontos e 10 rebotes. Pelo Flamengo, Reyes foi o destaque, com 23 pontos, seis rebotes e três assistências para 29 de eficiência.

+ Veja o álbum de fotos de São Paulo x Flamengo

“Estamos trabalhando muito para essa LDB e o coach falou para termos confiança, continuarmos fazendo o trabalho que estamos construindo desde o começo do ano e que ia dar certo”, afirmou Tiago. “Estou muito feliz, de verdade. Já estava meio mal na LDB, mas esse jogo foi bom demais”, completou o ala-armador de 19 anos, que está em sua segunda edição de LDB. A primeira foi com o CAIXA/Brasília, em 2024.

Tiago foi o destaque da vitória do São Paulo no clássico com o Flamengo. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Porto-riquenho flerta com duplo-duplo em vitória do Thalia

O Basquete Cearense, do experiente técnico Alberto Bial, fez um jogo equilibrado contra o Thalia/PH.D até o intervalo, quando o placar indicava um empate por 33 pontos. Na volta para o segundo tempo, o time paranaense fez um terceiro período perfeito, impôs 26 a 9 e abriu uma vantagem confortável para administrar na última parcial e conquistou o segundo triunfo em três jogos na LDB.

+ Veja o álbum de fotos de Thalia/PH.D x Basquete Cearense

Vazquez foi o destaque do Thalia/PH.D, flertando com um duplo-duplo, ao terminar o jogo com 19 pontos e oito assistências, além de quatro rebotes para 20 de eficiência. “Tudo começa com o nosso treinador, o Fabio (Antonio Pellanda). É um bom trabalho com todos nós. Ele fala que temos de jogar focados, então todo o time fica junto e conseguimos nos manter jogando bem”, afirmou o armador, que é porto-riquenho.

Vazquez foi o destaca da vitória do Thalia PH.D sobre o Basquete Cearense. Foto: Fabrício Miguel/LNB

João Ricardo Gluck se destaca, e SeleBauru vence primeira

A seleção brasileira sub-17, que representa o Bauru Basket na LDB, conquistou sua primeira vitória na competição. Diferentemente do que aconteceu nos dois primeiros jogos, o talento dessa geração que vai representar o Brasil, primeiramente no Sul-Americano, prevaleceu sobre o físico da equipe do Vasco/Tijuca, que conta com atletas até 22 anos. A equipe bauruense teve uma atuação consistente desde o período inicial e venceu por 79 a 54.

+ Veja o álbum de fotos de Bauru Basket x Vasco/Tijuca

O destaque da SeleBauru foi João Ricardo Gluck, que terminou o jogo com 25 pontos e ficou próximo de registrar um duplo-duplo, afinal pegou nove rebotes, além de dar três assistências para 32 de eficiência. “É muito importante estar na LDB, é o primeiro passo para o Mundial. O nosso foco é o Mundial, ganhar uma medalha lá, ir à final da Copa América, talvez ganhar a Copa América, e tem de começar aqui, jogando junto, conhecendo o grupo. Demorou três jogos para a primeira vitória, mas é isso, tem de conhecer, temos de entrosar e, com o tempo, quando chegar no Sul-Americano, vamos estar voando já”, afirmou o ala-pivô.

João Ricardo Gluck foi o destaque da primeira vitória da SeleBauru na LDB. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Jogo coletivo garante terceiro triunfo do Paulistano

No último jogo do dia, Paulistano e Instituto Viva Vida/CETAF protagonizaram um grande jogo, definido apenas no período derradeiro. O Tigre impôs uma defesa mais forte e conseguiu desatar o nó que permaneceu apertado pela ótima atuação da equipe do Espírito Santo, que foi valente e bastante eficiente no ataque. A vantagem de 11 pontos da vitória por 87 a 76 foi construída apenas nos instantes finais.

+ Veja o álbum de fotos de Paulistano x Instituto Viva Vida/CETAF

O Paulistano contou com um bom desempenho coletivo para vencer. Henrique Seixas foi novamente o maior pontuador com 18 pontos, mas Neto (17 pontos e oito rebotes), Leandro (17 pontos e quatro rebotes) e Landeira (13 pontos, cinco rebotes e cinco recuperações de bola) também tiveram um papel importante no triunfo. Pelo IVV/CETAF, Guilherme Silva foi o cestinha, com 18 pontos. Já Vitor Cauã registrou um duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes.

Leandro foi um dos destaques da terceira vitória do Paulistano na LDB 2025. Foto: Fabrício Miguel/LNB

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.