HOJE
Despedida de Yuri
Por Marcius Azevedo
Yuri Nep se destaca em seu último jogo de LDB, Minas vence o São Paulo e termina na quinta posição; São José Basketball supera o Botafogo e fecha na sétima colocação
A disputa do 5º ao 8º lugar abriu o quinto e último dia da Série Ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 –, nesta quarta-feira (17/09). No ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, o Minas Tênis Clube superou o São Paulo e terminou na quinta colocação. Já o São José Basketball derrotou o Botafogo e fechou na sétima posição. A LDB conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Yuri se despede da LDB com atuação consistente, e Minas vence o São Paulo
São Paulo e Minas Tênis Clube encontraram dificuldades para pontuar no começo do primeiro período e o placar andou em ritmo lento. A situação melhorou na metade da parcial inicial, quando Breno assumiu o protagonismo pela equipe mineira e, com uma mão calibrada, deu o tom ofensivo do jogo. A Tempestade manteve sua intensidade no segundo quarto, o que gerou alguns erros do São Paulo, foi superior e, com boa produção de Túlio vindo do banco, abriu vantagem de 17 pontos antes do intervalo: 42 a 25.
+ Veja as estatísticas de São Paulo x Minas Tênis Clube
O segundo tempo começou com o São Paulo mais intenso defensivamente e procurando decidir o ataque com rapidez para tentar reverter o cenário da primeira metade do jogo. A estratégia deu certo até o momento em que o Minas se ajustou e respondeu com energia. A vantagem ficou inalterada antes do início do derradeiro período. O Tricolor tinha uma montanha para escalar no último quarto, mas não desistiu, batalhou, encostou no placar, mas não conseguiu reverter o resultado. Vitória mineira por 81 a 72.

Yuri Nep foi um dos destaques do Minas Tênis Clube na vitória sobre o São Paulo. Foto: João Pires
Yuri Nep encerrou sua trajetória na base com mais uma atuação consistente, fechando o jogo com 16 pontos, sete rebotes, quatro recuperações de bola e três assistências para 21 de eficiência. “Foi meio frustrante para mim, depois daquele tríplice empate, ficar fora da semifinal pelo saldo de pontos. Foi um resultado que não esperávamos, que a instituição não esperava. Era minha última LDB. Eu tinha bastante expectativa por estar num momento bom na minha carreira. Mas sou grato por tudo que eu vivi até agora na base, o que eu vivi em Campinas, o que eu vivi em Curitiba, o que eu vivi no Minas, esses últimos três anos de transição de base para adulto. Fica um sentimento bom, positivo, apesar de não fechar como eu gostaria”, afirmou o ala.
+ Confira a galeria de fotos da vitória do Minas Tênis Clube
Bruno anota 33 pontos, e São José derrota o Botafogo
Botafogo e São José Basketball protagonizaram um confronto marcado pelo equilíbrio no primeiro tempo. As duas equipes tiveram desempenhos muito semelhantes, tanto no aproveitamento ofensivo quanto na disputa pelos rebotes, o que refletiu em um placar constantemente apertado. Os ataques funcionaram de maneira eficiente, com boa movimentação de bola e participação coletiva. O cenário de igualdade fez com que nenhuma das equipes conseguisse abrir vantagem considerável antes do intervalo.
+ Veja as estatísticas de Botafogo x São José Basketball
A situação mudou completamente no segundo tempo. O São José Basketball voltou do intervalo com uma postura mais agressiva na defesa, dificultando as ações ofensivas do Botafogo e forçando erros importantes. No ataque, mostrou grande eficiência, especialmente no terceiro período, quando conseguiu abrir uma diferença significativa no placar. Com a vantagem construída, a equipe joseense administrou bem o ritmo no último quarto, controlando o jogo com inteligência, garantiu uma vitória por 95 a 74 e terminou na sétima colocação.

Bruno Foresti foi eficiente nos arremessos do perímetro na vitória do São José Basketball. Foto: João Pires
Bruno Foresti foi o principal nome do triunfo do São José Basketball, terminando o jogo com 33 pontos e 50% (5/10) de aproveitamento nos arremessos do perímetro, além de nove rebotes para 36 de eficiência. “Queríamos sair com mais, ter uma colocação melhor, mas, como o nosso técnico fala, temos de buscar sempre o melhor possível. Infelizmente, perdemos os dois primeiros jogos, coincidentemente para os finalistas. Estamos cansados por jogar dias seguidos, isso pesou, mas estou feliz com a minha atuação neste último jogo”, afirmou o ala.
+ Confira a galeria de fotos da vitória do São José Basketball
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca