#JOGAJUNTO

LDB

Força dos campeões

02-07-2025 | 09:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com boa atuação de Nathan Mariano e Zu Jr., Sesi Franca supera o Minas e continua invicto no Grupo B; União Corinthians, São José, Pinheiros e Desk Manager Mogi também vencem

A quinta rodada da etapa inicial do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 – aconteceu nesta quarta-feira (02/07). No ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, destaque para o Sesi Franca, que derrotou o Minas Tênis Clube e continua invicto. União Corinthians, São José, Pinheiros e Desk Manager Mogi Basquete também venceram na competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+ Veja tabela completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete

No duelo de pivôs, melhor para o União Corinthians

O União Corinthians colocou em quadra marcação intensa e pressão nas linhas de passe para vencer o Maringá por 56 a 52. A defesa sufocante funcionou especialmente no segundo tempo, freando qualquer tentativa de reação da equipe paranaense. A diferença mínima foi sempre sustentada pela capacidade de negar espaços. Foi um jogo bastante concentrado na área pintada, com o duelo entre Lucas Brandão, pivô do União Corinthians, que terminou o jogo com 19 pontos e nove rebotes, e Vinicius Souza, do Maringá, que fechou com 22 pontos e 14 rebotes.

+ Veja as estatísticas de Maringá x União Corinthians

“O Vinicius é um pivô que eu já conheço, joguei com ele no Paulistano um tempo atrás, gosto muito dele, acho o jogo dele muito bom, bem parecido com o meu, foi um duelo bem legal no garrafão. Nós conseguimos melhorar o jogo, conseguimos vencer. O nosso time é bom, estamos treinando forte, o nosso técnico confia na gente”, afirmou Lucas Brandão.

Vinicius Souza, do Maringá, no duelo com Lucas Brandão, do União Corinthians. Foto: LNB

Sesi Franca segura ataque do Minas e continua como único invicto

Até então únicos invictos do Grupo B, Sesi Franca e Minas Tênis Clube disputaram um grande jogo, com alguns jogadores que estiveram presentes na final do NBB CAIXA 2024/25 em quadra. A equipe francana impôs uma marcação pressão desde o início, limitando o ataque mineiro, com Nathan Mariano superando Wini Silva no duelo no garrafão. Com maior volume ofensivo, venceu por 67 a 51.

+ Veja as estatísticas de Sesi Franca x Minas Tênis Clube

Nathan Mariano registrou um duplo-duplo de 15 pontos e 16 rebotes. Zu Jr. também se destacou pelo Sesi Franca, também com 15 pontos. “O time está de parabéns, acho que estamos evoluindo desde o primeiro jogo. Essa LDB é diferente para nós. O time já joga junto há muito tempo. É minha última, do Nathan também, estamos de parabéns pelas atuações”, afirmou o ala-armador.

Zu Jr. foi o principal pontuador do Sesi Franca na vitória sobre o Minas. Foto: LNB

Bruno Foresti comanda quarta vitória do São José Basketball

O São José Basketball garantiu sua quarta vitória na competição, dessa vez, para cima de Campo Mourão. O time joseense gerenciou os tempos de posse, alternando transição rápida e ataque paciente. Esse equilíbrio minou a tentativa de reação adversária, mantendo o controle emocional em momentos-chave, para conseguir vencer por 86 a 69.

+ Veja as estatísticas de São José Basketball x Campo Mourão

Bruno Foresti foi o principal pontuador do São José, com 21 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências para 24 de eficiência. “Fico muito feliz com a minha atuação, estou me preparando para o confronto de amanhã (quinta-feira), que vai ser um confronto direto para a gente. Não conseguimos a vitória ontem, mas estamos fazendo uma bela competição”, afirmou o pivô.

Bruno Foresti foi o cestinha do São José na vitória sobre o Campo Mourão. Foto: LNB

Pinheiros derrota o Caxias com força do coletivo

Com um jogo bastante coletivo, o Pinheiros venceu o Caxias do Sul Basquete por 68 a 60, tendo cinco atletas com 10 ou mais pontos, em um duelo muito equilibrado e intenso. O confronto foi decidido pelo domínio das posses. O time azul e preto manteve paciência no comando, trocando transição com ataque estruturado e isso garantiu que nunca perdesse o controle, mesmo em momentos de pressão.

+ Veja as estatísticas de Pinheiros x Caxias do Sul Basquete

Pedro Pastre foi o principal pontuador do Pinheiros, com 12 pontos, além de sete rebotes e duas assistências. “Hoje foi um jogo bem difícil, por isso nós precisávamos ser mais coletivos. Não foi o dia de ninguém individualmente falando e isso foi o que trouxe essa vitória para nós”, afirmou o ala.

Brayan foi um dos 10 jogadores do Pinheiros que anotaram 10 ou mais pontos na vitória sobre o Caxias. Foto: Lucas Ristow

Luiggi tem ótima atuação em vitória do Desk Manager Mogi

A marcação foi a nota dominadora da partida. O Desk Manager Mogi Basquete começou pressionando com intensidade no perímetro e interceptando passes. Isso gerou diversas jogadas de contra-ataque e impediu o Pato Basquete de encontrar ritmo no ataque. A defesa tem sido um dos pontos fortes da equipe mogiana nessa edição da LDB, que alcançou o quarto triunfo em cinco jogos, ao vencer por 80 a 54.

+ Veja as estatísticas de Desk Manager Mogi Basquete x Pato Basquete

Luiggi Fachin, na sua primeira temporada pelo Desk Manager Mogi Basquete, foi o destaque do duelo com um jogo de 18 pontos e nove rebotes, além de sete recuperações de bola, para 27 de eficiência. “A partida de hoje foi muito importante, saímos com uma vitória por 26 pontos de vantagem. Estou feliz com meu resultado, não só o meu, como de toda equipe, e amanhã (quinta-feira) temos mais um desafio muito importante”, afirmou.

Luiggi Fachin teve ótima atuação na vitória sobre o Pato Basquete. Foto: Suelenn Ladessa/Desk Manager Mogi Basquete

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.